Qual a melhor estratégia de marketing para blogs?

Cada vez mais as pessoas têm começado a se dedicar à produção dos mais diversos tipos de conteúdo de marketing pela internet.

O avanço da era digital possibilitou que todas as pessoas fossem capaz de se tornar influenciadores que fazem os seus próprios textos, encontrando o seu público alvo diretamente na internet.

São os mais diversos segmentos que podem ser encontrados em blogs no mundo digital: moda, beleza, lifestyle, música, cinema, arte, assuntos específicos das mais variadas profissões, entre outras coisas.

Muitas vezes, o blog, que uma vez era apenas um hobby, acaba se tornando algo sério e importante na vida de uma pessoa, de modo que ele passa ser a uma grande fonte de renda.

Isso acontece, em geral, quando o blogger consegue fazer um conteúdo de grande qualidade e que recebe bastante repercussão.

Estratégias simples que podem garantir o sucesso do seu conteúdo

Em geral, as principais estratégias usadas para garantir o sucesso com a produção de conteúdo no mundo da internet são

  • Conteúdo de qualidade

  • Originalidade

  • Oferecer algo diferente

  • Apostar em mais de uma mídia

  • Interação

Isso porque existem diversas pessoas que apostam na produção de conteúdo e, muitas delas, escrevem sobre as mesmas coisas que você.

Se você busca se destacar, é preciso mostrar aos seus leitores os motivos de você ser o melhor e o porquê eles irão se beneficiar buscando sempre pelo seu site, e não indo aos outros.

A qualidade do seu conteúdo irá influenciar diretamente na fidelidade dos seus leitores, pois ninguém gosta de ler textos que não satisfazem as suas dúvidas.

A originalidade e o diferencial andam de mãos dadas. Enquanto um diz respeito às ideias que são próprias, ou pelo menos essencialmente únicas, o outro irá falar sobre algo a mais que você pode oferecer e que é diferente dos demais.

Além disso, outro ponto bastante importante é oferecer uma variedade de mídias. Mesmo que você faça, essencialmente, conteúdos textuais, é interessante oferecer ao seu público um pouco de variedade, como fotos e vídeos.

O estado atual da era digital levou as pessoas a apostarem em conteúdos transmídia, de modo que a integração de mais de um tipo acaba sendo bastante importante.

Isso também se deve ao fato de que o costume de consumir outros tipos de mídia, principalmente os visuais, deixou o público com o hábito de ler um pouco prejudicado. Assim, sempre que possível, aposte em áudio, imagens e outras coisas.

Por fim, a interatividade também é um ponto chave. As redes sociais possibilitam a interatividade entre o público com empresas, influenciadores, pessoas famosas, entre outros.

Busque sempre ter a opinião das pessoas que consomem o seu conteúdo e considere as críticas e sugestões que eles enviam para você.

Tenha como aliadas as estratégias de marketing digital

Caso você queira se tornar um profissional de produção de conteúdo e tornar esta uma fonte de renda, é preciso encontrar algumas estratégias a mais que melhorarão o desempenho de seu blog ou site nas páginas de busca.

O Inbound Marketing foi criado justamente por isso. Este segmento busca aumentar o público e convertê-los por meio de conteúdos que sejam relevantes. Este conjunto de técnicas irá apenas não atrair novos clientes, mas, também, melhorar o relacionamento com eles.

Esta modalidade de marketing de conteúdo irá utilizar as mais diversas formas de gerar novos leads, seja por textos postados em blogs, e-books, vídeos, podcasts, entre outras coisas.

Ele é bastante empregado por empresas que têm como objetivo aumentar os acessos em seu site, podendo ser um bom investimento a longo prazo, uma vez que os números tendem a aumentar.

O motivo de muitas empresas apostarem no inbound é porque a atração de clientes por meio de mídias pode ser muito mais interessante do que fazer, simplesmente, publicidade.

O conteúdo relevante faz com que o público alvo se interesse e busque sempre retornar ao seu site, de modo que é possível introduzir de maneira sutil os produtos que estão sendo comercializados dentro dele.

No caso daqueles que são apenas produtores de conteúdo e esta é sua mercadoria oferecida aos clientes, adotar algumas das principais estratégias do inbound marketing é essencial para garantir a sua longevidade no meio, o que irá permitir a sua permanência nesta profissão.