Qual a melhor estratégia de marketing para blogs?

Cada vez mais as pessoas têm começado a se dedicar à produção dos mais diversos tipos de conteúdo de marketing pela internet.

O avanço da era digital possibilitou que todas as pessoas fossem capaz de se tornar influenciadores que fazem os seus próprios textos, encontrando o seu público alvo diretamente na internet.

São os mais diversos segmentos que podem ser encontrados em blogs no mundo digital: moda, beleza, lifestyle, música, cinema, arte, assuntos específicos das mais variadas profissões, entre outras coisas.

Muitas vezes, o blog, que uma vez era apenas um hobby, acaba se tornando algo sério e importante na vida de uma pessoa, de modo que ele passa ser a uma grande fonte de renda.

Isso acontece, em geral, quando o blogger consegue fazer um conteúdo de grande qualidade e que recebe bastante repercussão.

Estratégias simples que podem garantir o sucesso do seu conteúdo

Em geral, as principais estratégias usadas para garantir o sucesso com a produção de conteúdo no mundo da internet são

Isso porque existem diversas pessoas que apostam na produção de conteúdo e, muitas delas, escrevem sobre as mesmas coisas que você.

Se você busca se destacar, é preciso mostrar aos seus leitores os motivos de você ser o melhor e o porquê eles irão se beneficiar buscando sempre pelo seu site, e não indo aos outros.

A qualidade do seu conteúdo irá influenciar diretamente na fidelidade dos seus leitores, pois ninguém gosta de ler textos que não satisfazem as suas dúvidas.

A originalidade e o diferencial andam de mãos dadas. Enquanto um diz respeito às ideias que são próprias, ou pelo menos essencialmente únicas, o outro irá falar sobre algo a mais que você pode oferecer e que é diferente dos demais.

Além disso, outro ponto bastante importante é oferecer uma variedade de mídias. Mesmo que você faça, essencialmente, conteúdos textuais, é interessante oferecer ao seu público um pouco de variedade, como fotos e vídeos.

Cada vez mais a adesão de outros formatos é importante para o marketing de blogs, visto o maior potencial de alcançar e encantar públicos e aparecer em ferramentas de busca, por exemplo.

Nesse sentido, caso a produtora de video ou mesmo a edição de imagens seja necessária, e não for um forte seu, é interessante buscar o apoio de profissionais para integrar as estratégias e ter melhores resultados, sejam orgânicos ou não.

O estado atual da era digital levou as pessoas a apostarem em conteúdos transmídia, de modo que a integração de mais de um tipo acaba sendo bastante importante.

Isso também se deve ao fato de que o costume de consumir outros tipos de mídia, principalmente os visuais, deixou o público com o hábito de ler um pouco prejudicado. Assim, sempre que possível, aposte em áudio, imagens e outras coisas.

Por fim, a interatividade também é um ponto chave. As redes sociais possibilitam a interatividade entre o público com empresas, influenciadores, pessoas famosas, entre outros.

Busque sempre ter a opinião das pessoas que consomem o seu conteúdo e considere as críticas e sugestões que eles enviam para você.

Tenha como aliadas as estratégias de marketing digital

Caso você queira se tornar um profissional de produção de conteúdo e tornar esta uma fonte de renda, é preciso encontrar algumas estratégias a mais que melhorarão o desempenho de seu blog ou site nas páginas de busca.

O Inbound Marketing foi criado justamente por isso. Este segmento busca aumentar o público e convertê-los por meio de conteúdos que sejam relevantes. Este conjunto de técnicas irá apenas não atrair novos clientes, mas, também, melhorar o relacionamento com eles.

Esta modalidade de marketing de conteúdo irá utilizar as mais diversas formas de gerar novos leads, seja por textos postados em blogs, e-books, vídeos, podcasts, entre outras coisas.

Ele é bastante empregado por empresas que têm como objetivo aumentar os acessos em seu site, podendo ser um bom investimento a longo prazo, uma vez que os números tendem a aumentar.

O motivo de muitas empresas apostarem no inbound é porque a atração de clientes por meio de mídias pode ser muito mais interessante do que fazer, simplesmente, publicidade.

O conteúdo relevante faz com que o público alvo se interesse e busque sempre retornar ao seu site, de modo que é possível introduzir de maneira sutil os produtos que estão sendo comercializados dentro dele.

No caso daqueles que são apenas produtores de conteúdo e esta é sua mercadoria oferecida aos clientes, adotar algumas das principais estratégias do inbound marketing é essencial para garantir a sua longevidade no meio, o que irá permitir a sua permanência nesta profissão.