Marketing para Empresas de Serviço: 5 Dicas Essenciais para conquistar mais clientes

Empresas de serviço se diferenciam no mercado quando o assunto é estratégias de marketing para captação de novos clientes. Suas ações devem ser bem elaboradas e focadas no sucesso do cliente com a oferta da prestação dos serviços.

Neste segmento, o encantamento do cliente deve acontecer desde as primeiras ações de Marketing realizada pela empresa. As ações devem gerar confiança no cliente, em relação a empresa prestadora de serviços, ao ponto do cliente não trocar a prestação destes por nenhuma outra, reconhecendo que os seus serviços são os melhores.

O sucesso para estas empresas está na boa aplicação do Marketing de Serviço, que neste caso, são as táticas que ajudam a mostrar o valor do serviço, independentemente do tipo que seja (manutenção, transporte, construção ou outros). O objetivo da ação é convencer o cliente a escolher a sua empresa.  

Em muitos segmentos, as empresas de serviços enfrentam muita concorrência, e portanto, precisam sair na frente com táticas diretas de captação de clientes. Alguns atores devem ser considerados, para driblar a competição de mercado, e fazer com que as pessoas lembrem-se da sua empresa e não de outra qualquer.

Não há tempo para erros dentro desta estratégia!

5 dicas de Marketing essenciais para empresas de serviço

Agora conheça 5 dicas essenciais para conquistar ainda mais clientes:

#1 Marketing de Indicação

Uma das maneiras mais eficientes para a aquisição de clientes no ramo de serviços é o famoso boca a boca. É comum recebermos aquela indicação do amigo que recebeu um profissional que instalou o portão eletrônico, que fez a manutenção do ar condicionado ou a dedetização da nossa residência.

Fato é que cerca de 84% dos consumidores acreditam que a indicação de amigos e familiares é a melhor e mais confiável fonte de informações quando se trata de um serviço, conforme o Instituto Nielsen.

Portanto, ao adotar e gerenciar um programa de indicação, as empresas de serviços conseguem estimular para que haja aumento das indicações.

Além disso, será possível mensurar as indicações e potencializá-las com a adoção de estratégias específicas. Entenda no exemplo:

Se em uma segunda-feira de calor, aos 40ºC na sua cidade, seu ar condicionado estraga no meio do expediente de trabalho – escritório lotado. Provavelmente, uma das primeiras reações de praticamente toda a equipe será em solucionar o problema.

A única opção é solicitar o conserto do aparelho.

Nesse caso, um dos colaboradores se levanta e diz.: “Conheço uma empresa muito boa que faz manutenção de ar condicionado. Arrumei o da minha casa na semana passada”.

Acredito que você irá considerar essa indicação!

Mas acontece que com a modernidade, o boca a boca se transformou em uma estratégia muito utilizada por empresas de serviço. Há exemplos como: Uber, Airbnb, Rappi e outras que usam o Marketing de Indicação como estratégia de entrada expansão dos seus negócios.

#2 Marketing para Redes Sociais

Utilizando da essência do Marketing Digital, o marketing para Redes Sociais se tornou em uma obrigatoriedade, quase que para todos os negócios. Esse é um dos primeiro lugares de contato direto do cliente com sua empresa.

No caso do segmento de serviços, a criação de grupos e comunidades em redes sociais e o desempenho nesses locais podem ser uma boa opção para conquistar clientes esquecidos pela concorrência.

As pessoas procuram, além de conhecer a empresa por meio de canais como Facebook, LinkedIn e Instagram, interações, como tirar dúvidas, pedir e oferecer recomendações do negócio para o segmento.

#3 Marketing de Conteúdo

Além de recomendações e pesquisas nas redes sociais, se tem algo que conquista clientes é o conteúdo de toda ação de marketing. Uma simples postagem deve agregar valor ao seu cliente. Mas quero compartilhar com você o poder de uma pesquisa no Google.

Lembra do exemplo do ar condicionado quebrado? (No item 1 deste artigo)

Pois bem, após receber uma indicação, a curiosidade de quem a recebe é saber mais e contratar o serviço. Um dos lugares que essa pessoa irá pesquisar são os buscadores da internet. Portanto, é preciso liderar as pesquisas com sua empresa.

Produza conteúdo rico para o seu segmento. Pense nas dúvidas de seus clientes, no que os levam a contratar os seus serviços. Entregue esse conteúdo ao cliente por meio de um blog ou até mesmo nas redes sociais da sua empresa. Assim você criará um ponto de contato para que seu cliente vá diretamente ao seu negócio.

Somar as estratégias é uma boa opção de marketing. O conteúdo pode construir defensores da sua marca, ou seja, aquelas pessoas que se identificam com suas soluções e indicam a sua empresa para os amigos.

#4 Geomarketing

A inteligência geográfica proporciona algumas vantagens competitivas para as empresas de serviços, conforme a sua localidade geográfica. É simplesmente pelo fato de pertencermos e carregarmos características do local em que vivemos.

Em muitos casos, essa estratégia permite ao fornecedor de serviços atingir seu cliente com maior facilidade de gestão, e atendimento próximo a realidade de seu cliente in loco.

A assertividade é direta, diante das características do local de atendimento, seja em estados, cidades, bairros e ruas onde será prestado o serviço.

Cada território tem sua especificidade de atendimento, e portanto, uma empresa de determinado segmento pode ter seu atendimento personalizado diante de outras regiões.  

O Geomarketing auxilia na dinâmica de oferta no território, para que a tomada de decisão seja assertiva, auxiliando no processo de eficiência, planejamento e comunicação.

Ao acompanhar os dados do seu mercado, você irá observar os melhores lugares para se apresentar como uma empresa de serviço. É como procurar a demanda no lugar certo.

Dica básica: Atualmente, o google apresenta com facilidade a pesquisa por local. Portanto, estar com a sua empresa registrada em algum canal, como o seu site, é importantíssimo para que as pessoas ao seu redor te encontrem com maior facilidade.

#5 Marketing de Relacionamento

Empresas de serviço vivem diariamente em um relacionamento muito próximo de seus clientes. No entanto, as aproximações não geram resultados se não houver um relacionamento como estratégia de marketing.

O marketing de relacionamento é a soma de estratégias que irão fidelizar e encantar o seu cliente em todos os pontos de contato escolhido por sua empresa, seja no relacionamento por meio das redes sociais da sua empresa ou diretamente com profissionais que lidam com o cliente, como pré-vendas, vendas, customer success, prestador de serviço, recepção – ou seja, praticamente toda a sua empresa.

O marketing de relacionamento tem o propósito de disseminar e envolver a construção da marca e gerar autoridade ao cliente.

Por isso, deve-se sempre haver preocupação por parte das empresas que trabalham com o marketing de relacionamento em lidar diretamente com o cliente.

As boas experiências oferecidas aos usuários torna a empresa referência de mercado. Seus cliente não apenas compram da empresa, como retomam a compra de outros serviços e, até utilizando da primeira estratégia deste artigo, indicam a sua empresa para os amigos mais de uma vez, como defensores da sua marca.

A proposta do relacionamento é algo contínuo com o cliente, que seja duradouro. A progressividade faz com que seu cliente adquira, em um futuro próximo, soluções mais complexas do seu negócio.

Enfim, chegamos ao final deste artigo!

Esperamos que essas estratégias de marketing mude os rumos do seu negócio!

Texto desenvolvido por BuzzLead