Montando a sua startup

Pensando em inovar e montar o seu próprio negócio? Fique por dentro do que você precisa para ter a sua própria startupStartup é a palavra do momento nesse meio do empreendedorismo. Mas você sabe o quê é?

Bom, o termo startup chegou ao Brasil juntamente com a popularização da internet, apesar de já ser usado há décadas nos EUA. Basicamente, refere-se a empresas no início de suas vidas, com ideias diferenciadas que podem vir a dar um retorno financeiro.

As startups são muito comuns no meio da internet, afinal não é necessário muito investimento para a confecção de softwares, sites ou aplicativos.

Além disso, esse tipo de empresa web tem, geralmente, um modelo repetível, ou seja, entrega um tipo de produto repetidas vezes numa escala ilimitada.

Um exemplo: Para se vender um álbum de música, de um determinado artista, é necessário que diversos cd’s sejam produzidos e confeccionados, para que cada cliente compre o seu e o leve para casa.

Na internet isso é diferente. Com o streaming por exemplo, é disponibilizado um único item no qual diversas pessoas podem o consumir. Tudo isso de forma constante e praticamente ilimitada.

Geralmente, os investidores veem uma empresa como uma startups, quando elas apresentam os fatores já mencionados acima e também quando demonstram possuir o fator escalável.

Isso significa que ela precisa ter um crescimento em suas receitas sem que tenha que se alterar o modelo de negócios. Crescer bastante em receita e com custos crescendo numa velocidade bem menor.

Agora que você conhece um pouco de uma startups, talvez esteja pensando em montar a sua. Nada é impossível, e iremos ajudar em como você pode abrir a sua.

O espaço

O espaço é o primordial. É necessário que você encontre um bom lugar onde possa realizar os devidos serviços que sua startup demandará. Algumas empresas desse tipo são formadas por poucas pessoas, às vezes, até uma dupla de sócios.

Muitas vezes também o trabalho se concentra basicamente no computador, gerenciando redes, respondendo e-mails ou construindo uma plataforma de software. Uma empresa nessas condições, talvez em primeiro momento não necessite que se aloque um espaço para seu funcionamento.

homeoffice pode ser uma boa opção, desde que ele dê as condições que a empresa necessita para funcionar.

Caso a empresa tenha um número maior de membros e funcionários, e que também necessite de uma estrutura maior de funcionamento, até para atendimento de clientes, o ideal será locar um espaço para isso.

locação de espaço comercial deve ser feito com o devido cuidado e cautela. É importante que o gestor coloque no papel as demandas que sua empresa necessita, e qual o espaço mais adequado para que ela opere.

Espaços pequenos são mais econômicos no seu aluguel, além de apresentarem uma economia em setores como energia ou mobília.

Busque também, espaços em edificações modernizadas para que você possa ter a devida estrutura em relação à instalação de internet e telefone, por exemplo.

Ah, mas fique atento na questão da expansão. Talvez não demore muito para que sua empresa cresça, por isso talvez alugar um espaço pequeno demais pode acarretar em ônus futuros, como uma mudança em pouquíssimo espaço de tempo.

Contabilidade

Item essencial para o funcionamento de qualquer empresa. Isso já é unânime entre os empreendedores. Não será diferente com sua startup.

Contabilidade para startups deve ser feita para que se tenha controle e gestão de informações de investimento. Como a empresa está em início de funcionamento, o capital de investimento pode ser alocado de maneiras diferentes, como:

  • Investimentos coletivos;

  • Investidores-anjo;

  • Bolsas;

  • Editais públicos e etc.

E por isso é necessário que se possa ter o gerenciamento e controle desse fluxo de dinheiro, para assim recolher os devidos impostos e também saber aonde o dinheiro está sendo investido.

A escolha de um profissional contador, ou mesmo um escritorio de contabilidade, deve ser feita buscando o atendimento às suas necessidades e sempre com um bom preço, afinal a empresa ainda está buscando estabilidade e retorno financeiro abundante.

Consultoria

Isso às vezes foge dos planos de novos empreendedores. Eles consideram, de certa forma, um luxo que só empresas grandes e já consolidadas pode ter. Mas não é bem assim.

Consultoria comercial e empresarial é uma importante ferramenta para o funcionamento da empresa. Junto de profissionais, você delimitará as devidas ações comerciais e estratégicas que devem ser tomadas para que seu negócio prospere.

É aquele tipo de plano que visa o futuro, e que delimita os passos necessários que você precisa dar para atingir o objetivo.

Existem ótimos profissionais e empresas que trabalharão junto a você, gestor, para que seu empreendimento cresça da melhor forma possível.

Então é isso. Alguns pontos que você deve considerar no processo de abertura de empresa. São essenciais para uma boa gestão e funcionamento de sua empresa.