O mercado de epi para construção

Para que seu sonho de construção se realize de vez, primeiramente você deverá ter paciência.

Porque através de um processo pode levar um tempo considerável tempo para ocorrer, pois são diversas as etapas que irão ocorrer até que tudo seja resolvido.

Há desde o planejamento, compra do terreno, limpeza do local, produção do projeto arquitetônico.

A demorada aprovação da prefeitura que leva de 6 a 12 meses e a construção em si, que em por si só já demanda de diversas fases e se depara com muitos gastos, principalmente no acabamento interno e externo.

Mas para que, quando você construir, tudo saia como o planejado, podendo ser até a sua casa, seu prédio ou sua indústria, na hora de contratar os funcionários, deverá tomar diversas precauções, principalmente no quesito de segurança.

A segurança do trabalho de um prestador de serviço é essencial e tem como objetivo principal proteger o empregado em seu ambiente de serviço.

É aconselhado que nesse estágio se pesquise muito uma boa companhia que cuide desse assunto, pois, se não feita corretamente por uma empresa de confiança, seu funcionário poderá correr riscos de se machucar gravemente e até correr risco de morte.

Hoje com a internet e diversas opções de sociedades no mercado, é mais facilitada a busca por um serviço desse tipo, principalmente de assessoria em segurança do trabalho.

Esse tipo de consultoria será contratada com o intuito de auxiliar empresa na implementação e cumprimento das normas de segurança exigidas pelo Ministério do Trabalho em Emprego (MTE), para resultar estados de positividade em relação à minimização de riscos ao trabalhador, evitando acidente e processos.

A cada dia que se passa, as empresas aqui no Brasil estão passando por um processo obrigatório de melhorias contínuas de implementações e cumprimento de normas.

Devido ao justo aumento de fiscalizações do MTE e exigência também da parte dos clientes para qual irão prestar seus serviços, principalmente relacionados com trabalho em altura .

Confira quais equipamentos devem ser usados pelos funcionários

Após a contratação de funcionários e assessoria em segurança do trabalho, é hora de a empresa fornecer os materiais específicos de proteção.

Cada um deles serve para algum tipo de serviço, então a assessoria irá apresentar as melhores condições e quais equipamentos devem ser utilizados pelos trabalhadores.

Hoje existe um kit padronizado chamado Epis (Equipamentos de Proteção Individual), que possibilita e facilita o entendimento de dispositivos corretos a serem utilizados contra possíveis riscos ameaçadores da saúde e segurança durante o exercício do trabalho.

De acordo com o andamento de medidas de segurança, o (Equipamentos de Proteção Individual) é como se fosse uma última medida de segurança que a empresa deve adotar.

Ou seja, sempre quando não é possível eliminar ou reduzir o risco com as medidas de segurança básicas, é extremamente necessária a utilização dos EPIs.

Os equipamentos devem ser fornecidos gratuitamente pelas empresas contratantes, sempre com adequação aos riscos de cada função e em ótimo estado de conservação e funcionamento.

Além de você fornecer, deve exigir o uso dos equipamentos e também dar treinamentos a todos que os usarão, sobre como funciona e como deverá ser utilizado o kit.

Segue abaixo equipamentos divididos em partes do corpo, que devem ser usados para diversos tipos e necessidades trabalhistas conforme a utilização do EPIs

  • Proteção da cabeça – Capacete
  • Proteção da audição – Abafadores de ruído eficientes, protetores de ouvidos e tampões
  • Proteção da respiração- Máscaras, respiradores faciais, sejam eles completos ou semifaciais.
  • Proteção dos olhos – Óculos de proteção para o rosto e viseira
  • Proteção de membros superiores – Luvas protetoras e luva de aço preço baixo
  • Proteção para membros inferiores – Botas e coturnos produzidos e apropriados para os riscos.
  • Proteção contra quedas – Cinto de segurança, sistema anti-queda, arnês, cinturão, corda de sisal preço baixo.
  • Proteção do tronco –  Avental e mangotes.

Para que você possa construir suas edificações de forma segura, basta seguir essas instruções e tornar possível o contrato e relacionamento entre cliente, assessoria em segurança do trabalho e funcionários.

Além de demonstrar interesse e importância sobre seus prestadores de serviços, nenhum acidente grave ou fatal ocorrerá provavelmente, e nenhuma multa do Ministério do Trabalho virá até você, pois teve total responsabilidade e consciência de segurança e negócios.