O que avaliar antes de adquirir um cartão de crédito?

O cartão de crédito é uma modalidade de pagamento muito utilizada no Brasil e no mundo. Fazer compras e pagar apenas no final do mês é uma das principais vantagens que atraem  o interesse de consumidores com diferentes perfis e idades.

Antes de solicitar um cartão de crédito com limite alto, é fundamental avaliar alguns aspectos importantes associados a essa forma de pagamento.

Conheça o seu perfil de consumo

No Brasil, qualquer pessoa com mais de 18 anos pode ter um cartão de crédito. Para ter aprovação da modalidade é fundamental não ter restrições em órgãos de proteção de crédito e estar empregado. Esses dois fatores costumam ser avaliados pelas instituições financeiras antes da liberação do produto.

A primeira dica para quem está cogitando a possibilidade de adquirir um cartão de crédito é a análise do perfil de consumo. Para uma pessoa organizada, que cumpre com suas obrigações em dia e tem controle dos gastos, o cartão pode ser uma excelente opção. Por outro lado, quem tem dificuldade de organizar as contas e cumprir com o pagamento das suas obrigações em dia, precisa reavaliar o uso da modalidade.

Avalie o seu nível de educação financeira

Outro aspecto importante que está relacionado ao anterior diz respeito à educação financeira. Antes de adquirir um cartão de crédito, é fundamental avaliar o seu nível de educação financeira e capacidade de gerir a fatura do cartão. Limites altos, acima da renda, por exemplo, podem ser sinônimo de risco de entrar no rotativo ou, ainda, de inadimplência.

Conheça a sua renda e sua capacidade de pagamento

Antes de começar a usar o cartão de crédito, é fundamental conhecer a renda mensal e capacidade de pagamento da fatura. Gastar mais do que se ganha ou comprometer uma parcela muito significativa do salário pode ser sinônimo de risco financeiro. Nesse ponto, pode ser importante avaliar o valor do limite do cartão. Estabelecer um teto máximo ajuda na gestão dos gastos e reduz o risco de o consumidor gastar além do que pode pagar.

Conheça as regras do contrato

Outro aspecto essencial que deve ser analisado pelo consumidor antes de contratar um serviço de cartão de crédito diz respeito às regras do mesmo. Elas variam de acordo com a instituição, por isso é necessário avaliar cada contrato de forma individualizada. Entre os aspectos que não podem passar em branco durante a análise da proposta da instituição financeira, estão: 

 

  • data de vencimento da fatura, que deverá ser adequada à realidade do consumidor;
  • forma de pagamento, que pode ser por boleto ou débito automático;
  • prazo para pagamento, que geralmente é de 30 dias após a compra;
  • valor da anuidade, que em muitos casos é isento de cobrança.Trata-se de um aspecto que pode fazer diferença na hora de escolher o cartão de crédito;
  • possibilidade de emissão de cartão adicional e eventuais custos atrelados;
  • bandeira do cartão de crédito;
  • existência de benefícios como pontuação e clubes de vantagens; 
  •  taxas de juros.

 

Conheça as taxas de juros e CET

O valor de taxas de juros cobrados pelos cartões de crédito varia de forma significativa de uma instituição para outra. A taxa convencional, do crédito rotativo e demais tarifas determinam a melhor opção.

Esse custo total é conhecido como Custo Efetivo Total (CET) e antes de escolher um cartão de crédito é fundamental avaliá-lo. O consumidor deve estar atento a todos os detalhes, a fim de garantir uma escolha adequada e que favoreça a sua gestão financeira, com o menor impacto possível nas finanças pessoais.

Ao fazer uma compra no cartão de crédito, a cobrança será feita na fatura do mês seguinte. A fatura tem vencimento em data pré-determinada — que geralmente pode ser escolhida pelo consumidor.

O pagamento da fatura deve ser feito até a data do vencimento, caso contrário, incidirá cobrança de encargos e juros. O consumidor deve evitar o pagamento parcelado, pois sobre ele incidem os juros rotativos, que costumam representar um gasto expressivo. A dica para quem quer adquirir um cartão de crédito é fazer uma boa gestão do orçamento mensal e gastar apenas aquilo que estiver dentro das suas possibilidades de pagamento. 

Texto: Gear Seo