Quais são as estratégias mais utilizadas no SEO?

 

Por acaso você já ouviu falar sobre SEO? A sigla, que indica Search Engine Optimization, quando traduzida para o português significa motor de otimização de busca. Em outras palavras, ela significa a otimização de sites para o Google.

Basicamente, o SEO se refere a um conjunto de técnicas utilizadas para melhorar o rankeamento de um site nos sistemas de busca.

De maneira simplificada, ao aplicar as estratégias de SEO em seu site você melhora a sua legibilidade, facilitando que plataformas como o Google ou Bing entendam e saibam a relevância do conteúdo ali presente. 

Com isso, eles podem averiguar se o site é bom ou ruim, deixando-o entre os principais resultados para uma pesquisa.

Vale dizer que apesar das técnicas de SEO serem muito importantes, também é essencial que o conteúdo do site seja expressivo.

Assim, com todos os aspectos de acordo com as exigências dos buscadores, o seu portal estará entre os primeiros da lista de rankeamento, acarretando em uma maior autoridade, confiabilidade e visibilidade para ele.

Portanto, vale a pena aplicar tais técnicas para se destacar o meio digital. Mas, afinal, como fazer isso e quais são as ações necessárias?

Por isso, separamos as principais estratégias de SEO da atualidade para você ficar por dentro do assunto. Acompanhe:

Defina uma palavra-chave para os artigos do site

Pode parecer bastante simples, mas a definição das palavras-chave que serão utilizadas nos artigos é uma parte extremamente importante das estratégias de SEO.

Afinal,essa etapa é considerada como o ponto de partida para a aplicação do método com maestria. 

Desse modo, é fundamental que as palavras selecionadas possuam relação direta com o seu nicho de mercado ou área de atuação. 

Além disso, é bastante interessante que elas também possuam um alto volume de pesquisas e transmitam o direcionamento de um conteúdo.

Uma boa dica para selecionar as melhores palavras-chave nesse sentido é utilizar ferramentas específicas para isso. 

Entre elas, podemos citar o Google Analytics e o Ubersuggest, que indicam quais palavras podem ser utilizadas e a sua presença nas pesquisas realizadas nos buscadores.

Nesse item também é legal falarmos sobre os títulos dos artigos. Para que as estratégias de SEO obtenham sucesso, eles também precisam ser otimizados.

O ideal é que eles sempre possuam a palavra-chave selecionada. Além disso, quando for possível, é importante colocar essa palavra no começo do título.

UX ou experiência do usuário

Para quem não sabe, o UX indica user experience ou experiência do usuário. Em outras palavras, isso quer dizer que é analisado todo o período em que as pessoas passam em seu site.

Assim, são verificados uma série de quesitos. Entre eles, podemos destacar dois que se demonstram bastante relevantes.

O primeiro é o tempo de carregamento do site, que implica na permanência dos usuários por ali, uma vez que um site lento pode irritar as pessoas e fazer com que elas deixem o portal precocemente.

O segundo se relaciona com a responsividade dos sites. Nesse cenário, um site responsivo é aquele que possui uma versão para dispositivos móveis e outra visualização para computadores. Com isso, os conteúdos se adaptam ao equipamento utilizado.

Devemos tomar essa questão como bastante relevante pois atualmente quase todos acessam a internet por celulares, Ipads ou outros dispositivos móveis.

Portanto, é sempre bom garantir que o seu site possua uma versão mobile para que ele seja visitado pelo maior número de pessoas possível, onde quer que elas estejam.

URL amigável

Para garantir sucesso, credibilidade e confiabilidade ao seu site, ele deve possuir uma URL amigável. Isso significa que ela deve ser simples e direcionar para o segmento para o qual pertence.

Além disso, quando a URL é amigável, a leitura realizada pelos “robôs” dos sites de busca fica muito mais fácil. 

Logo, em vez de uma URL genérica, repleta de números e códigos, deixe-a autoexplicativa, com uma palavra-chave ou o título do conteúdo encontrado nela.

Por fim, cabe ressaltar que é imprescindível que seu site apresente certas características para ser bem avaliado pelas plataformas de busca. São elas:

  • Imagens condizentes com o assunto e com a palavra-chave;
  • Textos concisos e com períodos curtos;
  • Tenha variações da palavra-chave escolhida e a sua repetição;
  • Se relacione com outros sites de credibilidade.

Agora você já sabe qual a importância e quais são as principais estratégias de SEO para otimizar o seu site.

Lembre-se de utilizá-las da maneira correta para garantir que os resultados esperados sejam obtidos o quanto antes.

Artigo escrito por Caio Nogueira, especialista em SEO e desenvolvimento de sites e co-fundador da UpSites, uma agência de criação e otimização de sites em São Paulo.