Diferentes tipos de refrigeração na cozinha

refrigeração

A cozinha industrial é um ambiente muito importante para um restaurante, porque é lá que são preparados os pratos e armazenados os mais diversos tipos de alimentos. Por isso que quando um restaurante está sendo planejado é importante estar atento a diversos tipos de equipamentos como as geladeiras para refrigeração e os fogões.

Nesse artigo iremos falar mais detalhadamente sobre os equipamentos de refrigeração que são importantes dentro da cozinha.

Diferentes tipos de refrigeração

Seja uma padaria, um mercado ou um restaurante é imprescindível analisar que uma cozinha industrial precisa ter diversos tipos de equipamentos e móveis como o balcão expositor, mesas, talheres e outros elementos.

Mas claramente, além de tudo isso, dentro da cozinha há o elemento da conservação dos alimentos que são feitos por meio dos equipamentos de refrigeração.

Assim, a refrigeração não é apenas o uso de equipamentos para resfriar, como a câmara fria para padaria, mas sim um conjunto de fatores e soluções que são importantes para o pleno funcionamento da cozinha industrial.

Segundo o Código de Vigilância Sanitária, cada gênero alimentício precisa de lugares específicos, e em temperaturas diferentes. Assim temos:

  • Alimentos já preparados ou manipulados;
  • Produtos in natura ou produtos secos;
  • Hortifrúti;
  • Proteínas.

Alimentos já preparados

Para alimentos já preparados ou então manipulados devem ser refrigerados em congeladores separadamente de outros tipos de alimentos.

Produtos in natura ou secos

Esses tipos de produtos devem ser colocados em refrigerados ou então em câmaras frias, até o momento da manipulação em mesa de açougue ou a distribuição. Caso então seja um alimento seco, é preciso manter a temperatura controlada em um tipo de almoxarifado de secos.

Hortifrúti

Já os hortifrútis devem ser mantidos em uma refrigeração que pode variar entre 4 a 6 graus. Caso o hortifrúti seja utilizado com uma técnicas de preparação antecipada, deve-se então resfriar por meio de resfriadores ou então congeladores rápidos para que seja mantido as propriedades do alimento na prateleira. Ideais para supermercados.

Proteínas

As proteínas devem ser colocadas sob a refrigeração ou então sob congelamento (por entre 0 a 4 graus ou então 18 graus). Caso o alimento seja preparado de forma antecipada a recomendação é a mesma. Já se for para consumo imediato deve ser mantido na temperatura de resfriamento.

Todos esses procedimentos podem ser vistos e planejados de acordo com a necessidade. Em alguns casos é necessário colocar em uma vitrine expositora para padaria com resfriamento para manter certos alimentos e assim por diante.

Equipamentos de refrigeração

Ao olharmos para a refrigeração vamos ter diversos tipos de equipamentos, já que como vimos no tópico anterior, cada tipo de gênero alimentício precisa de uma formatação de equipamentos.

Expositores de alimentos

Os equipamentos são compostos por alguns vidros curvos ou retos, e são muito usados em padarias, mercados e outros estabelecimentos que querem expor os alimentos comercializados.

A tendência desse tipo de equipamento é ser construído com vidros retos. Também possuem estruturas de temperatura tanto de resfriamento como de congelamento e que podem ter variedades de umidade.

Esses equipamentos conseguem acondicionar diversos tipos de alimentos como: sorvetes, doces, bebidas, sushi, salgados e outros. São feitos com vidro duplo anti-embaçante e tenham iluminação do LED.

Refrigeradores

Esses equipamentos são construídos com uma estrutura em aço inox e possui um sistema de refrigeração por ar forçado. Possui um isolamento em poliuretano rígido, além de um completo sistema de refrigeração com forçador de ar e refrigeração com evaporador.

Refrigerador Inox

São muito usados no preparo e na manipulação dos alimentos. Além disso são mais eficientes que as da linha branca. Podem ser encontrados em diversos tipos de modelos como horizontais, verticais, e com portas, gavetas e também slim.

Câmaras frigoríficas

Quando o cliente passa o cartão alimentação nem sempre tem a noção de que seu alimento esteve em lugares pré-fabricados totalmente em um sistema de refrigeração. Esse tipo de câmaras são importantes para açougues e grandes restaurantes.

Desse modo, vimos que os sistemas de refrigeração são exatamente importantes para o desenvolvimento da cozinha industrial, e mais importante ainda para a conservação dos alimentos impedindo que bactérias se proliferem afetando a qualidade da comida vendida ou então preparada.

Assim, o uso dos refrigeradores e congeladores e outros elementos são de grande importância para a cozinha industrial.