5 dicas de marketing de conteúdo para pequenas empresas

Quase todas as empresas usam atividades de marketing de conteúdo em seu trabalho diário. Vale lembrar que todas as atividades relacionadas à elaboração de conteúdo de marketing para o seu negócio devem ser cuidadosamente planejadas. 

É necessário perceber o potencial que resulta das suas próprias publicações, para depois tomar as devidas providências relacionadas com a otimização dos resultados alcançados.

Vamos provar a você que as dicas a seguir são práticas e fáceis de implementar e permitirão que alcance os objetivos que definiu.

1 – Analise cuidadosamente o seu público-alvo

Pergunte a si mesmo: para quem você está direcionando seu conteúdo? Quem é o seu cliente ideal? Quem são as pessoas que, com as suas ações, podem se tornar seus clientes? Com essas respostas, conseguirá direcionar suas atividades de marketing.

O conteúdo que você publica não deve ser muito geral, não pode “forçar” encantar todos os públicos, devemos nos concentrar principalmente em grupos dedicados, nossos consumidores-alvo.

2 – Descreva os principais objetivos do seu marketing de conteúdo

Para a maioria das empresas, o principal objetivo comercial é o lucro, então qual é a função do conteúdo que você compartilha?

É bastante simples porque aumentam a credibilidade e constroem a sua autoridade, distinguindo a sua marca da concorrência. Além disso, eles participam seriamente do processo de compra.

Portanto, vale a pena dedicar algum tempo e pensar na estratégia geral de marketing que se aplica ao seu conteúdo e nos objetivos que devem ser alcançados em artigos ou postagens. Pergunte a si mesmo:

  • Com o que você mais se importa? 
  • Em qual plataforma você vai publicar o conteúdo? 
  • Qual é o seu objetivo?
  • Para quem você está falando?

Independentemente de qual seja seu objetivo, atribua uma palavra-chave apropriada para cada material que você publicar.

3 – Concentre-se no cronograma

Ao preparar um plano de publicação fácil de seguir para suas redes sociais, você pode implementar uma estratégia de marketing de conteúdo. 

Pense em cada plataforma em que você opera e nos canais que usa para promover seu conteúdo. Em seguida, crie um calendário fácil de usar que será adaptado a cada uma das mídias.

Se você administra um blog, crie um calendário semelhante para suas necessidades. Deve conter informações sobre os posts que você vai publicar, suas datas e os títulos provisórios de cada conteúdo.

A melhor maneira seria gastar tempo em cada plataforma separadamente. Tente anotar ideias específicas para postagens. Devido ao desenvolvimento dinâmico da rede e dos eventos, recomendo planejar com no máximo uma semana de antecedência.

4 – Publique de acordo com a regra 80-20

80% dos resultados vêm de 20% do esforço que colocamos. Esse princípio também vale a pena aplicar à sua própria estratégia de marketing de conteúdo.

Em primeiro lugar, devemos avaliar o estado atual das coisas, ou seja, analisar o que funciona no seu caso e o que não funciona. Se você tem várias contas de mídia social e a maior parte do seu tráfego vem de três ou quatro fontes, é melhor focar nelas.

Portanto, gaste 20% do seu tempo criando conteúdo e os outros 80% promovendo-o. Especialmente no início de suas atividades, quando você ainda não tem muito tráfego em seu site e não possui um número constante de público. 

Vale usar a mesma regra em relação ao conteúdo que publicamos: 20% devem ser promocionais e 80% educativos.

Lembre-se de que é sempre a qualidade, não a quantidade, que conta! Somente envolvendo seu público você terá sucesso na Internet. Mas nem sempre é melhor.

5 – Esteja preparado para atender o seu público

Por fim, esteja preparado para atender uma grande demanda. Não adianta investir em conteúdo e não possuir um bom sistema de vendas, ou não dar suporte para seu cliente. 

Uma pessoa infeliz com uma compra ou atendimento pode acabar com a reputação de uma marca na internet. 

Então fique atento, invista em treinamentos de pessoal, tenha a melhor maquininha de cartão para MEI, tenha sistema de estoque e gestão. Portanto, profissionalize seu negócio e com certeza verá seus resultados aumentarem!