6 dicas para um lançamento de um produto digital que fatura milhões

Se você já pensou em criar um produto digital, como um curso online, um e-book ou um podcast, por exemplo, saiba que não está sozinho nessa.

Afinal, o mercado digital tem despertado o interesse de muitas pessoas, principalmente pela possibilidade de faturar milhões e de se tornar um empreendedor de sucesso.

No entanto, como há muita concorrência nesse meio, é necessário se destacar na hora de realizar o lançamento do seu produto. Isso significa que ele deve despertar a atenção do seu público-alvo para trazer um bom retorno financeiro para você.

Pensando em te ajudar nisso, listamos, neste conteúdo, algumas dicas para você realizar um lançamento que fature milhões, desde a escolha da plataforma de hospedagem até estratégias de marketing assertivas. Confira!

1. Faça uma pesquisa de mercado

Antes de todo e qualquer lançamento, é necessário realizar uma pesquisa de mercado bem detalhada. Isso porque, ela será a responsável por te orientar na criação do seu produto e também no lançamento desse.

Nesse sentido, durante o seu estudo de mercado, procure entender:

  • Quais são as demandas do mercado;
  • Quem é o seu público e quais são as suas dores;
  • Se o nicho que você escolheu está aquecido;
  • Como o seu produto pode solucionar os problemas das pessoas;
  • Como a concorrência tem se comportado.

Tudo isso é fundamental para garantir que o seu produto digital realmente se destaque no mercado digital.

2. Invista nas redes sociais

Com a análise de mercado em mãos, chegou o momento de começar a preparar o público para o lançamento do seu produto.

Nesse caso, um bom começo pode ser utilizar as redes sociais, uma vez que elas permitem que você tenha um contato direto com as pessoas, além de possibilitarem o compartilhamento em larga escala.

Assim, o primeiro passo é descobrir as redes em que o seu público está mais presente. Feito isso, comece a produzir conteúdos de qualidade e atrativos. O ideal é que as suas postagens criem uma grande expectativa nas pessoas.

Outra boa dica no que diz respeito às redes sociais é o investimento em tráfego pago. Saiba que você pode impulsionar suas publicações para fazer com que elas alcancem o maior número de pessoas que possam se interessar pelo seu negócio.

3. Crie um blog

Para ter sucesso, o lançamento de um produto deve vir cercado de autoridade. É isso mesmo! Você precisa demonstrar ao seu público que você e o seu negócio possuem a autoridade necessária para vender em determinado segmento.

E para construir essa autoridade, um bom passo é criar um blog. Afinal, a partir dos blog posts, você pode escrever sobre determinados assuntos relacionados ao seu nicho, mostrando ao público que você realmente tem entendimento e conhecimento sobre ele.

Além disso, os artigos de blog podem contribuir significativamente para uma outra estratégia de marketing: o ranqueamento no Google.

Isso porque, produzindo um conteúdo de qualidade e utilizando os elementos certos de SEO, você pode aparecer nas primeiras posições desse e de outros buscadores sem precisar pagar nada por isso. É o chamado tráfego orgânico.

Ou seja, com um blog, além de gerar autoridade, você aumenta o alcance do seu negócio, preparando o público para o seu lançamento.

4. Crie uma landing page

Dificilmente o seu lançamento fará sucesso se você não criar uma landing page, que é uma página web única que tem como principal finalidade a conversão.

Assim, no cenário de um lançamento, você pode (e deve!) criar uma página de captura – tipo de landing page – para converter visitantes em leads, chamados também de potenciais clientes. Ou seja, ela é essencial para captar novos usuários.

Mas, para que isso possa de fato acontecer, é necessário que você invista em uma escrita persuasiva e que disponibilize algum material rico em troca de alguns dados dos visitantes da sua landing page, como nome e e-mail.

Esse material pode ser uma planilha, um livro digital ou até mesmo uma participação gratuita em um webinar, por exemplo.

Vale dizer que essa é uma estratégia muito importante, pois vai permitir que, além de captar novos usuários e seus dados, você possa nutri-los com algumas informações importantes, o que nos leva para a próxima dica.

5. Nutra os leads com e-mail marketing

Depois de conseguir o contato de e-mail dos seus potenciais clientes, você precisa nutri-los com informações sobre o seu negócio e aquecê-los para o seu lançamento. Se não, de nada vale ter conseguido esses preciosos dados.

Nesse sentido, você pode criar fluxos de e-mail marketing para informar os seus leads sobre o seu nicho e gerar uma expectativa neles em relação ao seu produto digital.

Para isso, conte com uma ferramenta que realize disparos automáticos de e-mail e que segmente a sua base de contatos. Essa é uma forma de enviar e-mails personalizados considerando a fase em que cada lead ocupa no seu funil de vendas.

Mas, atenção: tome muito cuidado com a frequência de envio dos e-mails. O excesso de mensagens pode fazer com o que os usuários desistam de acompanhar o seu contato e a sua marca.

6. Encontre uma boa plataforma de hospedagem

Por último, mas não menos importante, antes de lançar o seu produto você já deve ter escolhido a plataforma na qual ele será hospedado.

Inclusive, em razão dessa importante função que ela desenvolverá, é preciso dar preferência a uma plataforma que:

  • Ofereça um bom suporte a você e aos seus clientes;
  • Seja intuitiva;
  • E que, de preferência, ofereça ferramentas complementares, como para criar landing page e disparar e-mail marketing.

Isso porque, dessa forma, você consegue concentrar todo o seu lançamento em um único lugar, o que otimiza consideravelmente o seu tempo.

Além disso, é interessante contar com uma plataforma que ofereça checkout seguro e integrado para que, após o lançamento do seu produto, os seus clientes possam sentir confiança para comprar de você.

Assim, seguindo todas essas dicas, com certeza o seu lançamento tende a ser um verdadeiro sucesso e proporcionar o primeiro passo rumo à caminhada do alto faturamento.