Dicas de CRM: confira 6 boas práticas para melhorar a gestão de relacionamento com os seus clientes

O CRM (Customer Relationship Management), ou Gestão do Relacionamento com o Cliente, refere-se a um conjunto de estratégias que colocam o cliente no centro das decisões do negócio.

Por muito tempo, o foco das empresas esteve muito voltado para os produtos ou serviços comercializados.

Com o passar dos anos, a concorrência foi aumentando e a forma com que as empresas se relacionam com seus clientes se tornou um dos principais fatores de diferenciação.

O que é CRM, afinal?

A partir dessa maior preocupação, surge o CRM e a necessidade de atrair, satisfazer, reter e fidelizar os clientes, antecipando suas demandas e estreitando o relacionamento entre eles e a empresa.

CRM é uma estratégia empresarial com foco em atender de forma completa as necessidades dos clientes, conhecendo-os profundamente para suprir essas demandas de forma certeira e personalizada, sempre que possível.

E essa estratégia é ideal para o momento que vivemos. Afinal, os clientes de hoje em dia se comportam de maneira mais exigente e querem mais do que produtos de qualidade. Eles buscam empresas que valorizam um bom relacionamento.

Confira 6 dicas de CRM para melhorar a gestão

Para que você possa melhorar a gestão de relacionamento com os seus clientes, separamos aqui 6 dicas de CRM essenciais:

  1. Seja claro ao definir o seu perfil de cliente ideal;
  2. Busque personalizar as interações com os clientes;
  3. Ofereça um atendimento de excelência;
  4. Dê uma atenção especial aos seus clientes inativos;
  5. Pratique um pós-venda encantador;
  6. Invista na contratação de um software de CRM.

Pois bem, confira abaixo as dicas de CRM e saiba que boas práticas adotar para colocar seus clientes no centro das suas estratégias de negócio e construir um relacionamento de longo prazo com eles.

1 – Seja claro ao definir o seu perfil de cliente ideal

Para uma boa Gestão de Relacionamento com o Cliente, é indispensável saber quem é o público-alvo da sua empresa.

Com um perfil de cliente ideal bem definido, fica mais fácil estabelecer estratégias mais eficazes para atrair e reter os clientes.

2 – Busque personalizar as interações com os clientes

Essa é uma das dicas de CRM mais importantes. Isso porque os clientes preferem se relacionar com empresas que reconhecem suas especificidades e os valorizam individualmente.

Com base em dados como preferências, compras anteriores, localização, buscas feitas no site da empresa, principais necessidades e expectativas, é possível personalizar as interações e oferecer soluções sob medida.

3 – Ofereça um atendimento de excelência

Não há como falar de Customer Relationship Management sem abordar a importância de um atendimento de excelência. Essa é, com certeza, uma das principais funções do CRM.

Afinal, quando os clientes são bem atendidos, eles ficam mais satisfeitos e mais propensos a se tornarem clientes fiéis da sua empresa.

Ofereça uma estrutura de suporte de qualidade, com diferentes canais integrados e colaboradores bem capacitados para ajudar os clientes no que for preciso.

Prestar um bom atendimento nem sempre é fácil. Existem alguns pontos importantes aos quais sua equipe precisa ficar atenta. Veja alguns deles neste quadro e supere este desafio.

4 – Dê uma atenção especial aos seus clientes inativos

A Gestão do Relacionamento com o Cliente também deve direcionar o olhar para os clientes inativos.

Procure investigar o que levou esses clientes a pararem de comprar as soluções da sua empresa e a interromperem o relacionamento que havia sido construído até então.

Busque trazer esses clientes de volta e implemente as melhorias que forem necessárias para que isso aconteça. No CRM Agendor existe até uma funcionalidade especialmente criada para definir o motivo de perda dos clientes, conheça!

5 – Pratique um pós-venda encantador

Um erro que muitas empresas cometem é não dar atenção adequada aos clientes após a conclusão de uma venda.

É de extrema importância continuar do lado do cliente, inclusive, e principalmente, no pós-venda, de modo a garantir que ele tenha uma experiência satisfatória com o seu produto e fique encantado.

Quando o pós-venda é bem executado, as chances de seus clientes voltarem a fazer negócio com você aumentam consideravelmente. Afinal, a repetição de uma venda só ocorrerá depois que a anterior for concluída. E essa continuidade do relacionamento precisa ser preservada.

Portanto, não abandone seus clientes depois da compra. Entre em contato com eles para saber como tem sido sua experiência e esteja à disposição para ajudá-los no que for preciso.

Se sua empresa precisa de algumas dicas de como realizar um bom processo de pós-vendas, confira o infográfico que criamos para você!

6 – Invista na contratação de um software de CRM

Um sistema de CRM pode te ajudar bastante a gerenciar melhor o relacionamento com os seus clientes.

Esse tipo de ferramenta especializada permite organizar dados relevantes sobre os seus clientes, segmentar seus contatos e oportunidades de negócio, automatizar várias tarefas e personalizar suas abordagens e interações.

Veja neste vídeo com um CRM pode ajudar seu negócio de forma efetiva.

Considerações finais

Bom, essas são as nossas 6 dicas de CRM para você usar na sua empresa. O que você achou? Implemente essas boas práticas que você acabou de conferir e promova uma melhor gestão do relacionamento com os clientes da sua empresa.

Este artigo foi escrito por Júlio Paulillo, Co-founder e CRO do Agendor, uma plataforma de CRM que atua como um assistente pessoal para equipes de vendas, dando visibilidade e controle na gestão desde o primeiro dia de uso.