Ter uma rede de contatos é fundamental nas nossas vidas. Independente se vamos um dia empreender ou não, a rede de contato é uma oportunidade a mais para estreitar laços.
Afinal, as coisas boas são compartilhadas e os amigos e conhecidos fazem parte dessa “divulgação”.
Pensando em facilitar a extensão dos seus interesses profissionais, listamos algumas dicas infalíveis para você construir uma rede de contatos.
Por que ter uma rede de contatos?
Conhecida também por networking, a rede de contatos é, como dissemos acima, muito importante na hora de ter apoio e relacionar-se com demais pessoas.
Passamos por várias fases na vida e, na fase adulta, onde estamos em plena ascensão profissional, a parte do networking chega para somar, ou com os conhecimentos ou apenas pelo reconhecimento dentro do mercado de trabalho.
Por isso, se você quer ter um empreendimento, é ideal que tenha construído uma rede de contatos bem ampla e que seja fiel a ela.
O ser fiel não é pelo lado compulsivo da palavra, mas que tenha uma cordialidade com todas as pessoas que passaram por você. Se atente às dicas que separamos e inspire-se.
Dicas de como construir uma rede de contatos
1 – Tenha iniciativa
A iniciativa é fundamental para você se relacionar-se, portanto, nada de ter vergonha em conversar ou começar um papo com alguém.
A gente nunca espera de um desconhecido, mas até ele se tornar conhecido e alguém que esteja na sua rede de contatos é fundamental que você dê o primeiro passo.
Por isso, converse com as pessoas, saiba o que elas fazem e tentem descobrir qual o ponto forte delas, profissionalmente falando.
Isso com certeza será de grande valia na hora que você precisar um dia.
2 – Seja prestativo!
Uma rede de contatos funciona de troca também. Por isso, essa dica é imprescindível pois de nada adianta você dar a mão e querer o braço inteiro.
É importante pensar no que seus contatos de networks irão somar ou agregar em sua vida profissional, mas também vale muito a pena pensar em como você pode contribuir com eles.
Esteja sempre disposto a ouvir as pessoas. Isso é um passo importante para a construção dessa rede.
3 – Quem não é visto, não é lembrado!
O ditado “Quem não é visto, não é lembrado” é certeiro. Para quem quer empreender é um assunto que precisa ser bem analisado.
Se você tem interesse x ou y é preciso avaliar os encontros e eventos corporativos que reúnem pessoas que pensam na mesma linha que você.
Antes disso, tire o lado pejorativo da palavra interesse. Ela pode servir e muito para você e seus negócios. Além do mais, estes eventos servem muito para trocas, fazer novos contatos e até parcerias.
4 – Dê um sinal de fumaça!
Sim, é importantíssimo dar um retorno às pessoas da sua rede de contatos. Sem esse contato, como elas poderão contribuir com você, caso precise?
Por isso, adicione nas redes sociais, pergunte como elas estão e mantenha sempre uma interação com elas. Isso é fundamental para o network.
5 – Absorva sempre o lado bom de tudo
Se você já tem um bom networking, faça questão de absorver o lado bom de cada pessoa que integra ele. Seja humilde em todo momento e pense no quanto irá aprender e crescer com sua rede de contatos.
Agora que você já sabe as dicas infalíveis para um bom networking, é hora de por em prática, afinal, um empreendedor precisa de uma rede de contatos ativa e que apoiem as suas ideias.
Caso você ainda não tenha uma rede de contatos ativa e não sabe por onde começar, procure ajuda de quem entende como o Sebrae, por exemplo, que tem eventos e profissionais capacitados para lhe ajudar.
Rede de contatos não massiva?
Ter uma rede de contatos não quer dizer que ela deva ser extensa. O importante é você sentir uma segurança nela e, também, ser a segurança de quem te tem na rede deles.
Outro ponto importante é: não faça nada forçadamente. Seja sempre transparente e aja com naturalidade. Atraia só aquilo que gostaria para você. Pense nisso!