A importância do mercado da pesca

mercado

Tornar-se empreendedor e dono do seu próprio negócio, muitas pessoas desejam isso, mas devem ter noção dos desafios que envolvem essa escolha.

Isso porque se tornar empreendedor representa ter que gerenciar um negócio, tendo algumas noções contábeis, fiscais, além de outros processos mais burocráticos como:

  • Abertura da empresa;
  • Obtenção do cadastro geral de pessoa jurídica;
  • Gerenciamento contábil e fiscal;
  • Contratação de funcionários;
  • Contatar novos fornecedores.

Esse processo de gerenciamento financeiro é fundamental para garantir um bom desempenho da empresa, facilitando o seu desenvolvimento e diferencial competitivo diante do mercado.

No entanto, é preciso ter em mente qual negócio a pessoa precisa ou deve investir. Isso é bastante relativo e envolve um estudo para verificar o tipo de negócio, a concorrência, quais são os valores disponíveis para o investimento, assim como quais são as particularidades desse negócio e o público-alvo.

Além disso, além de escolher um local, o empreendedor precisa estar atento às instalações elétricas do local, por meio de uma revisão do quadro de distribuição bifásico.

Esse quadro concentra vários elementos elétricos, desde fiação, até equipamentos de segurança no caso de uma sobrecarga elétrica.

É fundamental que esse quadro seja revisado ou instalado a partir da criação de um projeto elétrico que contribua para garantir boas instalações elétricas no local. Para isso, recomenda-se o uso e manutenção de um quadro bifasico.

Esses são apenas alguns dos detalhes que cercam todos que desejam ser empreendedores. Diante da variedade de possibilidades existentes para a abertura de um negócio, nesse artigo, falaremos sobre negócios que envolvem o mercado da pesca.

O mercado da pesca

Como falamos no início do artigo, o mercado da pesca tem se mostrado muito promissor, porque além do peixe ser muito consumido no Brasil, a pesca é uma prática muito antiga, que começou com a sobrevivência e hoje, é esportiva em muitos casos.

Sendo assim, existe uma versatilidade na pesca que permite:

  • Realizar a pesca de várias espécies para a comercialização;
  • Realizar a pesca esportiva;
  • Criadores de algumas espécies marinhas;
  • Realizar a pesca para o estudo dos animais;
  • Realizar a pesca para o mercado interno ou exportação.

Diante de tantas possibilidades, é possível realizar um estudo de mercado com o objetivo de verificar quais são os melhores investimentos para esse momento.

Os produtos utilizados na pesca

O mercado da pesca, cada vez mais, tem se mostrado promissor, por isso, ele tem representado um bom investimento para muitas pessoas, exatamente pela versatilidade de atuação que falamos acima.

Por isso, uma opção para quem deseja adentrar no mercado da pesca é exatamente abrir uma loja com os utensílios para esse setor. Essa ação consiste na venda e comercialização dos mais variados produtos de pesca.

Como existem vários produtos para pesca é importante verificar quais são seus objetivos, assim como seu público-alvo. Porém, falaremos sobre algumas dicas mais gerais que podem te ajudar.

É muito comum uma loja de pesca contar com um anzol de pesca, que basicamente é o elemento de metal que ajuda na captura do peixe.

Existem vários tipos de anzóis e essa escolha varia a depender do tipo e peso do peixe. Assim como o anzol, a linha e as iscas são muito comuns em lojas de pesca porque são os itens básicos e indispensáveis para esse momento.

O anzol para tilapia realizará a captura desse peixe de forma mais facilitada, mas para isso, no anzol uma isca é presa para atrair o peixe e a linha diz respeito à distância que esses materiais serão arremessados para atingir maiores distâncias e profundidades.

Sendo assim, depende do tipo de peixe, das condições de pesca (se em água doce ou salgada), dentre outros detalhes. Por fim, sua loja de pesca pode incorporar outros materiais interessantes para a venda.

Existem lojas que comercializam líquidos como a parafina para as linhas de pesca, assim como um pavio para vela e as próprias velas de incenso para facilitar esse momento de espera do peixe ser capturado.

Existem algumas essências na vela que inibem os mosquitos no local, fazendo com que o ambiente fique mais agradável.

Por isso, é importante verificar quais serão seus produtos comercializados, lembrando das ações mais gerais, assim como as rações para peixes e o uso do pavio de vela. Realizando um estudo de mercado e sabendo quem é seu público-alvo fica mais fácil decidir.