A importância do uso dos uniformes nas empresas

O uniforme profissional tem uma função dentro da empresa que não é apenas padronizar. Ele também diferencia a empresa e a destaca como um negócio sério e consolidado.

Não existe obrigatoriedade prevista em lei ou norma técnica, porém toda empresa deveria utilizar este recurso.

Contanto, se o empresário quiser exigir que seus funcionários usem o uniforme regularmente, deve fornecer gratuitamente para todos terem acesso e não haver desigualdade.

Ter um uniforme para empresa para todos os colaboradores é essencial, pois as vantagens são variadas e bem compensadoras.

Vantagens do uniforme profissional

A padronização das pessoas empregadas naquele lugar auxilia desde o entendimento explícito da função de cada um e vai até a propagação da identidade visual da empresa.

Assim a marca é transmitida por um canal a mais – o uniforme – fazendo parte de uma das mais importantes estratégias de marketing, o branding.

Além disso, quando um funcionário precisa entrar em contato com um cliente ou vice-versa, o uso desta veste passa mais credibilidade à pessoa do outro lado, conferindo mais autoridade à empresa.

O uso de uniformes e EPIs também conta muito para a segurança do colaborador, pois são feitos especialmente para que ele se sinta confortável e confiante de realizar sua função sem medo.

Levando em conta que já são considerados os fatores de risco da atividade executada pelo futuro portador do uniforme, é para cada peça ser adaptada para cada pessoa.

Entrando neste assunto, existem os Uniformes NR10. Eles são produzidos conforme a Norma Regulamentadora que prevê a utilização de um material à prova de fogo.

Estes modelos são geralmente destinados a profissionais que atuam na área de elétrica e bombeiros, que têm contato direto com o fogo.

Dessa forma, há uma segurança maior para a saúde do colaborador, sem contar que diminui a rotatividade da empresa, uma vez que evita afastamentos por acidentes de fogo, busque saber mais  sobre Uniformes anti-chamas NR10, clique aqui.

Como escolher o uniforme ideal para empresa

Para tomar a decisão do tipo essencial do uniforme para sua empresa, é indicado uma conversa com um profissional da área da produção de uniforme, pois ele saberá exatamente o modelo ideal para cada situação.

Existem alguns pontos principais na hora de escolher os uniformes que serão usados dentro da empresa. As considerações são:

Conforto

A escolha do material está altamente atrelada ao conforto. Não adianta usar um tecido de brim para uma calça de cozinheiro, assim como não funciona usar algodão e poliéster para uma profissão mais pesada como soldador.

O modelo da roupa também tem que ser confortável, que não sufoque o usuário, mas que não seja tão despojado para um vendedor, por exemplo.

Praticidade

Como já foi mencionado, é preciso que as peças do uniforme sejam adaptadas às funções destinadas.

Os modelos têm que ter uma grande mobilidade, ainda maior se for uma área de grande movimentação, como serviços pesados manuais.

Se há o uso de ferramentas constantes, bolsos são bem vindos, apoio para cintos também são indicados.

Quanto maior a facilidade que o uniforme ceder ao usuário, melhor. Dessa forma, a produtividade e rentabilidade aumentam e todos os lados saem ganhando.

Temperatura

Este fator é muito determinante para a disposição do colaborador. Afinal, quem gosta de trabalhar com muito frio ou muito calor? Provavelmente ninguém. 

Quando a produção do uniforme é atentada também para este fator, os trabalhadores não sentirão este tipo de incômodo durante o expediente, podendo focar mais nas suas funções.

Reforçando que estas, e as outras características têm que ser avaliadas e discutidas com a pessoa representante da produção, assim sua empresa encontrará o uniforme perfeito.

Como cuidar do uniforme?

Este assunto pode causar um pouco de polêmica, pois a maioria das empresas disponibiliza a peça para o colaborador lavar em casa.

Acontece que nem todos os funcionários as lavam conforme as indicações na etiqueta, e isso pode acelerar o desgaste da roupa e aumentar o custo de reposição do uniforme.

A solução ideal para resolver este tipo de problema, é a própria empresa realizar a lavagem dos uniformes profissionais.

Há a possibilidade de fazer parceria com alguma lavanderia profissional, ou para aquelas que já são maiores e têm mais condições financeiras, criar a sua própria.

Dessa forma, os uniformes serão todos lavados com os cuidados necessários e corretos previstos pela produtora da roupa para que a durabilidade se mantenha estável como idealizada na hora da criação dos uniformes.