Antecipação de recebíveis: Saiba todos os segredos para o seu negócio

Devido ao início dos trabalhos das Registradoras em julho de 2021 e do Open Banking, ambos produtos do Banco Central, o serviço de antecipação de recebíveis virou um dos assuntos principais para quem vende à crédito devido a abertura do mercado e possibilidade de negociação com outras instituições financeiras.

Essa atitude acabou gerando uma concorrência entre as instituições e o lojista possui mais oportunidades de negociação. Dentro desse cenário, diante de uma necessidade ou chance de investimento para a empresa, antecipar o dinheiro de vendas feitas no crédito pode sair mais barato que pedir empréstimos.

Se você não sabe o que é essa antecipação e nem onde fazer, tiraremos essas dúvidas agora. Confira abaixo

O que é a antecipação de recebíveis?

A antecipação de recebíveis, como o nome já revela, é um adiantamento de um valor nas vendas feitas através de cartão de crédito. O serviço é solicitado para as empresas de maquininha de cartão ou qualquer outra instituição financeira.

Se você aceita pagamentos no cartão de crédito em parcelas, nesse caso, o adiantamento pode ser feito conforme o mês solicitado. A taxa aumenta de acordo com o tempo que você demoraria para receber aquele valor. Por exemplo, para uma venda feita em 5 vezes, é possível antecipar uma ou mais parcelas ao invés de receber os valores durante os meses seguintes, mas quanto mais distante a parcela estiver, maior será o desconto para antecipá-la.

Existem dois tipos de serviço para antecipação, a manual e a automática. Enquanto na primeira você apenas solicita em momentos corriqueiros, apenas pontuais; na segunda opção o dinheiro das vendas à crédito caem na sua conta bancária no dia seguinte, já com os descontos aplicados.

Quem pode antecipar?

Qualquer empreendedor que aceita pagamentos via cartão de crédito à vista ou parcelado pode solicitar a antecipação do valor dessas transações. Mas, atenção: se você perceber que precisa recorrer a esse tipo de serviço, verifique o seu fluxo de caixa, pois esse dinheiro, uma vez adiantado, deixará de ser recebido no futuro.

É possível ter uma margem do quanto você receberá por adiantar as parcelas de uma compra. Para saber a taxa, entre em contato com a operadora financeira desejada. No ato do atendimento é possível saber o valor líquido daquelas vendas.

Em que lugar antecipo meus recebíveis de cartão?

É possível antecipar o dinheiro de vendas à crédito e parceladas em qualquer instituição financeira que você tenha interesse, de acordo com as taxas e condições oferecidas.

E, desde junho de 2021, devido a resolução nº 4.734 e a Circular nº3.952 do Banco Central, ambos determinando o trabalho das Registradoras, o processo para negociar ficou mais aberto, criando uma concorrência maior entre os bancos, assim elas precisam oferecer condições mais atrativas para os seus clientes. Antes dessa data, a pessoa que tinha interesse em antecipar possuía poucos meios de negociação, sendo mais burocrático e deixando-o mais “preso” a operadora de cartão utilizada para vender.

Antecipação X Empréstimo

Agora, em uma situação em que você precisa de dinheiro rápido, existem duas opções, antecipar ou pedir empréstimo. Qual sai mais barato e possui mais vantagens? Vamos as diferenças:

Antecipação

As principais características da antecipação de recebíveis são:

– Você utiliza a receita da própria empresa;
– Não possui custos para o futuro;
– As taxas são menores que dos empréstimos bancários, pois o serviço é mais simples;
– Não é necessário passar por aprovações, já que esse dinheiro é seu;
– O processo de solicitação é menos burocrático e mais rápido.

Mas, lembre-se: para solicitar antecipação é necessário ter recebíveis para o futuro, já que você só está adiantando o recebimento desse dinheiro.

Empréstimo

Diferente da antecipação, aqui você pede um valor a instituição desejada com o compromisso de devolvê-lo, com juros, durante um período, normalmente mensal. Vamos as diferenças:

– As taxas são mais altas em comparação a antecipação;
– Possui mais burocracias durante o processo;
– Tanto pessoa física como jurídica conseguem solicitar empréstimo bancário.

As instituições financeiras e o mercado não param de trabalhar para oferecer opções mais atrativas no segmento de antecipação. Isso é uma oportunidade dos pequenos lojistas negociarem e conseguirem lidar de igual para igual com quem fornece esse serviço.