Aromaterapia: 10 benefícios para a mente 

A aromaterapia consiste na utilização de óleos essenciais, óleos extremamente concentrados extraídos de plantas e flores, para o cuidado e reequilíbrio não só do corpo mas também da mente. 

Se de fato é hábito de muitos usar, por exemplo, óleo essencial de eucalipto para fazer fumigações ou pinho para “umidificar” os ambientes, poucos ainda sabem que os óleos essenciais também trazem grandes benefícios aos nossos estados emocionais. O mundo dos sentimentos e as emoções coexistem com o sentido do olfato na mesma região do cérebro, o sistema límbico, uma região muito antiga do cérebro humano. 

Sabe-se que os odores e fragrâncias influenciam diretamente o humor e a psicologia dos seres humanos. Eles podem induzir efeitos estimulantes ou inibidores, provocar sentimentos de aversão, de simpatia ou rejeição, afugentando medos, combatendo a sensação de abandono, eliminando tristezas e estimulando sentimentos de alegria e felicidade. 

Aromaterapia: 10 benefícios para a mente 

1. Bergamota

É um óleo adequado para reequilibrar aqueles que devem ser trazidos para a terra, umedecendo os excessos. Ao mesmo tempo ajuda em casos de depressão e estados de ansiedade, tornando mais fácil para as pessoas encontrarem uma luz estável que as tire do escuro e recuperem a autoconfiança, trazendo à tona a vitalidade sufocada. Excelente para uso na difusão de aromas, pois traz alegria e luz aos ambientes. 

2. Benjoim de Sumatra

Óleo excepcional, mesmo que frequentemente subestimado. É um óleo muito útil para aliviar a tensão mental e o estresse, aquece e tonifica a mente e o coração. Pode ser usado em caso de convalescença e colapso nervoso para recuperar energias físicas e mentais. E também é considerado um grande afrodisíaco… o que nunca é demais.

3. Camomila azul

De uma cor azul maravilhosa que se diz ser o óleo das bruxas, pois é um óleo que atua na esfera mais elevada e espiritual do indivíduo. Em geral, a camomila azul ajuda a acalmar a pessoa, colocando-a em contato com a parte mais escondida de si mesma, com seu eu infantil, estimulando sua criatividade.

4. Madeira de cedro 

Óleo essencial que provavelmente também teria enraizado Baudelaire no solo. Assim como suas propriedades no corpo são, por exemplo, as de “enraizar os cabelos na cabeça” (muito útil em caso de queda, é importante aplicar óleo essencial diluído em óleo de jojoba no couro cabeludo e deixar por volta de 20 minutos antes de enxaguar).

Seus benefícios em um nível sutil são encontrados em estados de ansiedade que nos impedem de analisar e ver a realidade como ela é e de nos perdermos. Ajuda ter a mente clara e determinada. Não deve ser usado por pessoas que sofrem de epilepsia e grávidas

5. Eucalyptus  citriodora e globulus

Excelente para estimular habilidades lógicas e racionais, inibir a preguiça, indolência e dificuldade de concentração. Ao mesmo tempo, ajuda aqueles que estão fechados em um mundo de silêncio ou que não encontram palavras para se expressar para fazê-lo, fornecendo a energia para enfrentar o confronto. 

6. O zimbro

O óleo essencial de zimbro é um purificador e desintoxicante para o corpo e para as partes mais finas. Podemos usá-lo na difusão de aromas em casa para purificar o ambiente das tensões após a visita da má sogra ou do amigo invejoso.

Juniper ajuda a dar a determinação certa para enviar aqueles que merecem e aumentar nossa confiança em nós mesmos. Não deve ser usado por pessoas que sofrem de problemas renais e mulheres grávidas.

7. Lavanda híbrida

Como antecipado, o óleo essencial de lavanda tem a grande capacidade de proporcionar harmonia e uma sensação de serenidade. É um óleo que está a meio caminho entre as energias do ying e do yang, é um óleo dos caminhos do meio. Quando vemos tudo preto, isso nos ajuda a redimensionar tudo e reencontrar uma sensação de liberdade e leveza.

8. Sândalo 

Essência preciosa que atua na emoção da raiva e nos sentimentos de exasperação, que causam grande tensão, a impossibilidade de ir mais longe, encontrar uma solução aceitável ou pelo menos o perdão para si e para os outros. 

Muito útil em casos de bloqueios sexuais causados ​​por rancores anteriores que não podem ser deixados de lado. Não é adequado para assuntos particularmente fechados e tímidos, mas sim para pessoas “fogosas e impetuosas”.

9. Árvore do chá

Assim como o óleo essencial da árvore do chá nos protege de infecções e bactérias prejudiciais à saúde, também ajuda a nossa mente a ter a força necessária para superar as dificuldades da vida, revigorando-nos e promovendo a perseverança.

10. Ylang-Ylang 

É a essência feminina por excelência, poderia relaxar até mesmo um poste de luz. Ajuda a focar no ser mulher, na tua feminilidade, e ajuda-nos a valorizar o nosso corpo, fazendo-nos sentir em sintonia com ele; tem a capacidade de nos fazer abandonar as emoções, sem ter medo de ser felizes. Livre de angústia para abrir espaço para a paz. Não é adequado para pessoas com pressão arterial particularmente baixa. Pode induzir sonolência.

 

Há vários outros produtos de aromaterapia com uma infinidade de benefícios, se quiser conhecê-los mais, acesse aromahelp.com.br