Assessoria de Marketing Digital e a importância de investir de forma de eficiente nos meios digitais

Você já pensou em investir em assessoria de marketing? Caso não, o momento é ideal não apenas pela qualidade com que o serviço cresceu ao longo dos anos, mas pela oportunidade de se diferenciar no mercado, de acordo com suas opções disponíveis.

Um anúncio pago que poderia dar muito certo, porém é longo demais para o ritmo acelerado da internet. Uma campanha de e-mails que poderia engajar muitas pessoas, mas que é mal formatada a ponto de trazer suspeitas até para os provedores de serviços de e-mails. 

Uma estratégia de conteúdo que poderia trazer maior autoridade, mas que acaba por trazer menos alcance do que poderia. Tudo isso poderia ser evitado ou trabalhado com uma assessoria adequada.

Essencialmente, uma consultoria de marketing digital adapta ou sugere formas de abordagem baseadas em comportamentos, pesquisas, e sobretudo experiência em um setor em franco crescimento, mas sobretudo em constante mudança.

O papel da assessoria de marketing digital

O mercado digital é grande, variado, e único a ponto de exigir de quem ainda não tem presença online a ter uma mentalidade e direcionamento próprio em comparação aos meios físicos tradicionais. Nesse cenário, o consultor de marketing digital faz toda diferença. 

Entre os tópicos, podemos destacar:

  • Treinamento de equipe interna de marketing;
  • Diagnóstico da situação atual da empresa no setor de marketing;
  • Definição de estratégias e ações de marketing digital;
  • Avaliação e redirecionamentos de resultados.

Entre outros serviços importantes que um consultor de marketing digital pode atender, desde que esteja dentro da área responsável. Vamos conhecê-los a fundo.

Treinamento de equipe interna de marketing digital

Este é um dos serviços mais básicos dentro da consultoria de marketing. O profissional, acompanhado de uma equipe interna, que pode conhecer de marketing digital ou não, trabalha com eles todas as ações pensadas para os meios online. Com o tempo, e os resultados, ele pode manter o treinamento, ou ter uma função de suporte.

Não é incomum ter esse serviço como base. Geralmente, a empresa responsável tem uma equipe de marketing mais centralizada em meios físicos, cujas lógicas não se aplicam da mesma maneira do que nas redes sociais. 

Esses treinamentos podem ir desde o gerenciamento de redes sociais, até campanhas pagas em redes como Google e Youtube, além de outras ações como no Inbound Marketing, por exemplo. 

O importante nesse treinamento, mais do que conhecer as ferramentas, é dar aos profissionais uma nova visão dentro do que já sabem, ou colocar novas figuras dentro de um setor que precisa de adaptação.

Diagnóstico da empresa nos meios virtuais

Além do treinamento, o diagnóstico da empresa nos meios virtuais também é muito frequente na assessoria. Geralmente, os profissionais são chamados para essa tarefa quando já existe alguma ação de marketing digital, mas os resultados são aquém dos investimentos.

Um consultor de marketing eficiente vai não apenas analisar o que está errado, mas delimitar ações importantes para esse meio, como o ROI (Retorno Sobre Investimento), ter orçamentos fixos para campanhas pagas, entre outras ações que otimizam o que já está ativo no mercado.

É papel importante da consultoria de marketing digital assegurar resultados, mas tão importante quanto instruí-los a entender como eles funcionam. Obviamente, ter os melhores resultados no menor tempo é a meta de qualquer gestor, mas sem compreender suas ações, as perdas podem vir tão rápido quanto os ganhos.

Elaboração de estratégias para os meios digitais

Uma vez identificada, e a equipe treinada, o passo mais comum para  consultor de marketing digital é trabalhar estratégias junto ao cliente para ter maior alcance nas redes sociais. 

Cada detalhe é fundamental no processo, cabendo um outro tipo de análise, a SWOT (que identifica Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças), para que o plano de ação dê resultados de acordo.

Soma-se a isso um outro fator muito importante e de responsabilidade do consultor: descobrir e trazer as melhores métricas para os clientes. As chamadas “KPIs”, ou Key Performance Indicators, são delimitadores que dão aos clientes e gestores algo mais consolidado em resultados.

Por exemplo: se a meta de uma campanha de marketing é aumentar as vendas de um produto, pouco adianta ter um número grande de seguidores em redes sociais. Ou, no caso de uma campanha de e-mail marketing, se há muitos cliques para leitura de e-mail, mas eles não irem para os produtos.

Existem vários tipos de métricas importantes. Avalie junto aos consultores quais deles vão gerar os resultados que farão seu negócio crescer. 

Avaliação e otimização de resultados

Por fim, fechando o ciclo de atuação de um consultor de marketing digital é justamente trabalhar a avaliação e a otimização de resultados obtidos. KPIs são importantes, porém é a forma como são apresentados que fará a diferença. Na prática, isso significa mostrar o sucesso da campanha, mas também apresentar o que não funcionou, quais são as possibilidades abertas.

A assessoria de marketing digital deve ter uma presença importante nesse processo, garantindo transparência, acima de tudo. A presença online é cada vez mais disputada, especialmente quando os trabalhos são encaminhados para nichos, principalmente. 

O consultor de marketing digital pode trabalhar no que não deve ser recomendado para a marca. Existe uma mística muito grande em torno de trabalhar apenas “no que dá certo”, sem levar em consideração os detalhes do seu público, nicho ou preferências.

Em uma época em que posturas são tão ou mais avaliadas quanto o que é apresentado em produtos, ter uma voz que entenda do assunto é muito importante para marcas novas ou que buscam seu lugar nos meios online, seja em nível local ou nacional. 

O consultor pode oferecer os caminhos que conhece melhor, mas apenas os gestores podem dar a palavra final a respeito. 

Quando buscar um gestor de marketing digital?

Antes de buscar um consultor especializado, é bom considerar se sua marca de fato precisa de um profissional do tipo. Afinal, você também pode ter boas métricas e encaminhar bem no online, sendo necessário um assessor apenas para potencializar alguns dos resultados. 

Pense nos seguintes aspectos: 

  • Os gastos que tem com marketing digital garantem lucros ou prejuízos para sua empresa?
  • Para levar a vendas sustentáveis, o que você considera como fundamental nos meios online?
  • Qual o seu alcance em recursos para atingir esses resultados?

Estas são apenas algumas das perguntas, mas o intuito, de fato, é fazer com que os gestores saibam, ou ao menos tenham interesse, em desenvolver sua presença online de forma saudável. 

Invista em assessoria de marketing com qualidade! O segredo é, tanto quanto conhecer suas qualidades, mas principalmente suas necessidades enquanto marca. Dessa maneira, os resultados serão não apenas com qualidade, mas condizentes com a realidade. Até a próxima! 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da SinalizeWeb, que trabalha tanto com Consultoria de Marketing Digital, como outros campos importantes para sua empresa desenvolver online.