Benefícios de uma plataforma de CRM para os seus negócios

Vender não depende só de preço baixo, produto ou serviço bom. É claro que essas são características incríveis, mas é preciso mais. Hoje, o relacionamento com o cliente é indispensável e, para executar isso, somente com a ajuda de uma plataforma CRM. Essa é a solução ideal para gerar mais oportunidades de vendas e fidelizar seus clientes.

Há muitos fatores que interferem na satisfação de marcas com consumidores. Quando essas questões são detectadas por meio de dados, o trabalho se torna mais fácil. Por isso, a tecnologia, por meio do CRM, permite que empresas tenham uma gestão precisa. Assim, de forma ativa e muito bem embasada, empresas podem gerar mais vendas.

Neste post mostraremos o que você precisa saber sobre o CRM e o que ele gera para seus negócios. O conteúdo abordará os seguintes tópicos:

  • o que é uma Plataforma CRM?
  • quais os benefícios de uma plataforma de CRM?
  • como escolher um CRM?
  • quais são as 4 plataformas de CRM que podem fazer a diferença para sua empresa?

Confira!

O que é uma Plataforma CRM?

O sistema CRM é um software digital e automatizado voltado para a gestão de relacionamento com o cliente. Na prática, o trabalho que ele possibilita é criar um banco de dados de prospects, leads e clientes. Assim, é possível registrar um grande volume de informações relacionadas a cada um desses contatos da empresa.

O CRM tem objetivos principais ligados a vendas. Mas se destrincharmos melhor quais são, podemos listar:

  • aumentar o ticket médio de cada cliente;
  • conhecer melhor o público-alvo e definir personas;
  • aumentar o volume de vendas, de modo geral;
  • garantir a satisfação do consumidor com a empresa;
  • otimizar o atendimento por meio do relacionamento;
  • personalizar ofertas e o contato com o cliente graças aos dados coletados.

Em cada estágio, o CRM terá diferentes utilidades. Para um lead, a ideia é que as informações captadas ajudem a torná-lo um cliente. Quando tratamos de quem já compra na sua empresa, o CRM permitirá conhecer melhor essa pessoa e mantê-la como cliente por bastante tempo. Nos dois casos, é o relacionamento o principal foco da plataforma.

Dica de leitura: O que é um CRM?

Quais os benefícios de uma plataforma de CRM?

Uma plataforma CRM pode trazer benefícios claros e que proporcionam grandes retornos ao negócios, gerando vendas, de maneira geral. Conheça essas vantagens e entenda como elas são conquistadas.

Aumento do nível de conversão

Conversões de vendas  dependem muito da qualificação de leads e da maneira que sua empresa trata sua carteira de clientes. Se o desejo dessas pessoas é entendido, o que é possível com o CRM, fica mais fácil realizar ofertas precisas.

Para os leads, o Marketing consegue criar conteúdos e pontos de contatos mais atrativos, graças aos dados que o CRM centraliza, permitindo entender esse público.

Fidelização da sua carteira de clientes

Fidelizar é mais barato do que conseguir novos clientes. Por isso, é importante saber que o CRM ajuda a conhecer em detalhes o seu consumidor médio, ou seja, sua persona. A partir disso, você pode oferecer tudo que essas pessoas precisam.

Se você entende sua persona, está capacitado a oferecer atendimento, produtos, fazer ofertas comerciais e tratá-la exatamente como ela espera. Assim, sua carteira de clientes não terão motivos para deixar sua empresa.

Melhora da credibilidade da sua empresa

Uma vez no mercado, empresas precisam trabalhar na gestão de suas marcas. Isso é feito de várias formas, e o Marketing é fundamental. Contudo, uma das melhores maneiras de proteger a imagem da sua empresa é o relacionamento com o consumidor.

O CRM é a ferramenta mais completa para saber tudo que você precisa do seu público. Assim, sua empresa está cada vez mais capaz a se adaptar e personalizar serviços e atendimento. Isso impacta diretamente na relevância e credibilidade da marca.

Aumento do faturamento

Empresas que usam um CRM podem faturar mais. Isso é possível graças à possibilidade que a plataforma oferece em relação ao entendimento do cliente. Se você sabe o que ele quer, pode realizar ofertas perfeitas que serão sempre aceitas. Ou seja, conversão!

A tendência é que isso se torne mais comum e, pouco a pouco, sua empresa passe a ter um faturamento maior. Os números também aumentam quando leads são qualificados e passam a ser clientes da sua empresa. 

Acesso de onde você quiser

Acesso remoto é importante nos dias de hoje. Assim, sua equipe de vendas consegue acessar um CRM de qualquer lugar, sem precisar estar no escritório da empresa.

Essa característica técnica traz o dinamismo que o mundo das vendas precisa. Assim, negócios podem ser fechados a qualquer hora, já que o CRM está sempre disponível.

Monitoramento de indicadores

Indicadores de vendas e desempenho ajudam a entender o cenário da empresa de maneira regular. Sem isso, é como atirar no escuro! Afinal, como saber se sua estratégia está dando certo sem monitorar os dados relacionados a elas?

Os CRMs têm painéis de controle de indicadores, permitindo um monitoramento muito prático. A partir disso, fica mais fácil preparar relatórios gerenciais que vão basear as decisões na empresa.

Como escolher um CRM?

Para escolher um CRM é preciso pensar na realidade do seu negócio. Primeiro, o que ele precisa, depois, características mais gerais. Assim, podemos listar como fatores a analisar ao escolher um CRM:

  • cheque se é possível personalizá-lo;
  • entenda se as funcionalidades satisfazem sua empresa e mercado;
  • preze por plataformas que permitam integração ampla com outros sistemas;
  • entenda o nível de suporte do fornecedor.

Quais são as 4 plataformas de CRM que podem fazer a diferença para sua empresa?

O mercado conta com ótimas opções de CRM para diferentes dimensões de empresas e suas exigências respectivas. Por isso, separamos quatro das melhores plataformas, confira!

1. Salesforce

Um dos mais conhecidos, o Salesforce é um dos líderes do mercado. A empresa tem alta expertise e pode ajudar empresas, especialmente as de grande porte, a estabelecer um relacionamento capaz de gerar mais vendas.

2. HubSpot

A HubSpot é uma especialista em Marketing Digital. Isso faz com que o CRM da marca seja voltado para alcançar grande desempenho em toda a jornada de vendas. Ele proporciona ferramentas avançadas de busca de contatos, além de outros recursos

3. PipeDrive

Gerencie facilmente o funil de vendas em um ambiente muito prático e simples. Com o PipeDrive é mais fácil otimizar resultados e conquistar mais vendas!

4. Clientar

Software 100% brasileiro, o Clientar é conhecido como o CRM pequenas empresas. Tem como proposta de criar um método de vendas eficaz e campeão.

Para isso, ele permite trabalhar profundamente em detalhes de relacionamento, como gestão de carteira de clientes ativos, detecção de inativos e controle de prospects. Assim, você pode fazer um bom follow-up com todas as categorias.

O dashboard é de fácil compreensão e utiliza cards categorizados em cores para classificar clientes que precisam ser atendidos. Assim, é possível manter a proximidade com eles.

O CRM Clientar também tem um pacote de relatórios de vendas, de propostas, histórico de relacionamento e curva ABC de Pareto. Além disso, ele tem integração com diversas ferramentas, além de treinamento de implantação para sua equipe de vendas.

Um bom CRM permite que sua empresa consiga mais conversões, fidelize seus clientes e potencialize o faturamento. Assim, seu negócio pode se desenvolver, mas sem deixar de manter sua base de clientes atual amplamente satisfeita.

Gostou de saber mais sobre CRMs? 

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