Bikes elétricas ajudam a minimizar a poluição

Com um trânsito cada vez mais caótico e a gasolina cada vez mais cara, as bicicletas são uma alternativa mais viável. Elas não só são uma boa forma de perder os quilinhos a mais, como também reduzem a emissão de gás carbônico nos grandes centros.

Além das bicicletas tradicionais, existe a bicicleta elétrica, que precisa de pouca energia elétrica para recarregar e é uma ótima opção para quem quer começar a pedalar. Até mesmo os mais acostumados às bikes podem desligar o motor elétrico e usá-la normalmente.

Vamos conferir os benefícios de adotar a bicicleta elétrica?

Economia de tempo

Com uma bicicleta elétrica, você evita congestionamentos e percorre médias e curtas distâncias em muito menos tempo. Em cidades com ciclovias, trajetos maiores são percorridos rapidamente, e você não precisa disputar espaço com motocicletas, ônibus e carros.

Meio ambiente

As bicicletas elétricas não poluem, são rápidas e ainda ajudam a desafogar o trânsito. Dessa forma, auxiliam na preservação do meio ambiente, menor emissão de gases poluentes e, é claro, maior qualidade de vida para as pessoas.

Menos dinheiro investido

Um carro demanda muitos gastos com manutenções, revisões, combustível (que cada vez aumenta mais), estacionamento e, pior de tudo, multas. Já as bicicletas elétricas gastam apenas energia elétrica e pedaladas. 

“Ah, mas a conta de luz também subiu!”. Mesmo assim, se for comprar na ponta do lápis, as bikes elétricas saem bem mais em conta. Pra você ter uma ideia, cada quilômetro rodado com a bicicleta elétrica sai por menos de R$ 0,10.

Maior conforto

Com as bicicletas elétricas, você não precisa suar tanto como quanto as comuns. Isso a faz ideal para ir ao trabalho ou à escola. Com apenas um impulso inicial, a bicicleta elétrica ultrapassa ladeiras e barrancos com facilidade. Caso prefira um maior esforço, basta desligar o motor.

Vida mais saudável

Com a possibilidade de desligar o motor, você pode aliar as bicicletas elétricas a um plano para sair do sedentarismo. Pedalando cerca de quarenta minutos, três vezes por semana, você já diminui diversos problemas decorrentes do excesso de peso.

No entanto, para ter resultados mais satisfatórios, é necessário consultar um médico para saber seu condicionamento físico e peso ideal. Além disso, os exercícios físicos devem ser acompanhados de uma dieta equilibrada.

Liberdade a toda hora

Ter uma bicicleta elétrica significa não ter limites para sair, trabalhar, passear ou simplesmente aproveitar para relaxar e pensar na vida enquanto pedala. Seja livre para sair quando quiser, afinal, você não vai pegar congestionamentos nem precisa ter o tanque cheio para sair de casa.

Praticidade a todo momento

Para recarregar a bateria das bicicletas elétricas não tem mistério! Com bateria removível, basta chegar ao seu trabalho, deixá-la no estacionamento e levar a bateria consigo. Em menos de cinco horas, você pode recarregá-la em qualquer tomada e nunca ser deixado na mão quando precisar ir embora.

Mobilidade para todo lugar

Independentemente do lugar em que você for, a bike elétrica pode ser seu meio de transporte. No entanto, estude as leis de trânsito, pois elas também se aplicam a bicicletas. Por exemplo, nunca ande contra o fluxo do trânsito para não ocasionar acidentes com pedestres e motoristas.

Sem imprevistos

Como as bicicletas elétricas não ficam presas em congestionamentos, você prevê exatamente o tempo que levará para chegar aos locais. Dessa forma, dê adeus aos atrasos causados por imprevistos no trânsito.

Acessibilidade

Dependendo da necessidade da pessoa, as bicicletas elétricas podem auxiliar pessoas com mobilidade reduzida ou algum tipo de deficiência a se locomoverem. Como não exigem muito esforço para começar o movimento, são ideias para quem não pode fazer muito esforço físico.

Passeios com as crianças

Você também pode levar compras e — por que não? — passear com os seus filhos. Na frente ou na garupa, desde que em cadeirinha própria, fique atento aos limites de peso das bicicletas elétricas. Veja também os modelos de cadeirinhas para acomodar e suportar bem o seu filho.