Bronzeada o ano inteiro: saiba como manter a cor do sol

É difícil encontrar quem não goste de praia. Seja pelo sol, pelo contato com a natureza, pela tranquilidade que o mar transmite ou porque se pratica algum esporte aquático, gostamos tanto desse ambiente que queremos levar o seu bronzeado junto conosco por todo o ano, em todas as estações.

A boa notícia é que isso é perfeitamente possível e nem só de verão vive a cor dourada de nossa pele bronzeada. Com os cuidados e procedimentos necessários, desde o uso de autobronzeadores de qualidade até mesmo o uso da luz natural do sol, é possível manter a cor do sol em qualquer época do ano. 

Pegando sol no inverno

O inverno caracteriza a época de temperaturas mais baixas em todo o ano, é quando buscamos, em nossos guarda-roupas e armários, as peças mais quentinhas que temos para nos manter aquecidas. O inverno brasileiro, entretanto, tem alguns dias de céu aberto e temperatura amena e esse é um momento em que você conseguirá se bronzear de maneira natural.

A dica é que você fique de olho na previsão do tempo e se organize para que quando o sol saia você consiga reservar um tempinho para pegar sol na praia, na piscina, no parque ou na laje.

Mas, vale lembrar, devemos nos proteger dos raios nocivos à nossa saúde em todas as estações. Por essa razão, o recomendado é que você utilize protetor solar com FPS mínimo de 30, sendo o mais adequado que você visite um dermatologista para que ele te indique o produto mais indicado para o seu tipo de pele.

Ao contrário do que muitos pensam, é possível, e o mais recomendado, se bronzear mesmo com o uso de protetor solar. Devemos, acima de qualquer coisa, respeitar a genética de nossa pele e não forçar a tonalização do bronze acima do que nosso corpo comporta.

Invista em autobronzeadores de qualidade

Produto revolucionário da indústria cosmética, o autobronzeador, em suma, atua na camada superficial de nossa pele para que ocorra a produção da melatonina, pigmento responsável pela cor bronzeada. Simples assim.

Sua aplicação é igualmente descomplicada. Basta que você use conforme indicado no produto escolhido e deixe pelo tempo necessário. O ideal, é claro, é que você esteja utilizando a roupa de banho que deixa a famosa “marquinha” com o desenho que você deseja.

É importante, contudo, que alguns cuidados sejam tomados. A melatonina, ao contrário da melanina, não nos protege do sol. Por isso, mesmo depois do bronzeado, será necessário usar o protetor solar no dia a dia.

Outro aspecto a se ter atenção é que, na hora da aplicação, você não deve estar utilizando nenhum acessório. O contato entre o produto e alguns materiais, especialmente os metais, podem gerar uma oxidação que acabará queimando a sua pele. 

Por fim, prefira sempre produtos de qualidade, recomendados e testados por dermatologistas.

Uma dica da dermatologista Dra. Christiane Gonzaga é fazer uma esfoliação corporal completa uma semana antes de se bronzear, independentemente do método escolhido. Isso vai garantir, segundo a doutora, que o seu bronzeado fique uniforme e sem manchas.

Pele hidratada e cheia de vitaminas

A manutenção de um bronzeado duradouro e saudável, é claro, vai depender de fatores relacionados ao seu estilo de vida. No caso da hidratação, o consumo de, em média, dois litros de água diariamente e aplicação de cremes no corpo, com a mesma frequência, dão conta do recado.

A Dra. Christiane Gonzaga chama ainda atenção para o consumo de alimentos ricos em vitamina A, uma vez que o carotenóide, pigmento presente no nutriente, ajuda a manter a pele com um aspecto e uma coloração saudável. Aqui, valem todos os alimentos naturais com as cores vermelha e laranja, tais como a cenoura, o morango e o tomate.

Texto: Gear Seo