Campanha de marketing: ferramenta tradicional e moderna

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O material impresso ainda é um grande modelo de divulgação de empresas, produtos e serviços. As agências de comunicação utilizam diferentes ferramentas dentro de um planejamento estratégico de propaganda e marketing para atender clientes que precisam alcançar o público-alvo de maneira correta.

Existem também ferramentas que são voltadas para um público mais abrangente, que atinge diversas pessoas ao mesmo tempo.

Elas estão presentes nos espaços externos, como ruas, avenidas e estradas, mas também podem ser encontradas dentro de estabelecimentos comerciais e até mesmo em elevadores de prédios comerciais e empresariais.

A criatividade deve estar relacionada a esse planejamento, tendo em vista que muitos objetos podem ser utilizados como uma ferramenta de marketing digital em Rio Preto, bem como em outras localidades, e atingir uma pessoa de maneira específica, mas não atender às expectativas de outra.

Dessa forma, é preciso conhecer as técnicas de comunicação e os equipamentos que permitem alcançar um grande público, mesmo que a atenção esteja voltada para diferentes direções e outras distrações mundo afora.

Propaganda localizada reforça presença de marca

Um elemento muito comum nos grandes centros urbanos é o outdoor, onde a exposição de uma propaganda fica por um período determinado em uma mesma localização.

Esse tipo de ferramenta pode servir como um interlúdio entre o lançamento de um produto ou serviço até a chegada ao mercado consumidor.

A instalação de uma estrutura metálica em um ponto com visualização eficiente e prática é muito comum, com placas que recebem um material impresso com dados que ficam fixos e facilitam a identificação das informações ao longo do tempo de exposição.

Esse tipo de ferramenta é muito utilizado em estradas para convidar os viajantes para que conheçam os produtos e serviços de um posto de abastecimento ou um restaurante que está presente ao longo da via.

Os ambientes internos de um supermercado possuem muitos elementos que funcionam como comunicação visual, identificando corredores e os serviços prestados.

Ainda assim para reforçar a propaganda de um produto em oferta, é comum encontrar um painel de LED indoor p6 com imagens em movimento, ou até mesmo pequenos vídeos institucionais reforçando a marca empresarial ou agradecendo pela presença do cliente.

Esse elemento também está presente em outros espaços, como:

  • Exposições comerciais;
  • Feiras e eventos corporativos;
  • Shows culturais;
  • Lojas e magazines.

Como são equipamentos versáteis e de fácil instalação, as agências de comunicação conseguem a atenção do público por meio de imagens estáticas ou vídeos publicitários, pois eles geram um impacto visual muito atrativo.

Para que isso se torne ainda mais efetivo, atualmente a tecnologia possibilita a disposição de totens cada vez mais interativos, nos quais além de exibir as mensagens e publicidades, é possível permitir a interação dos usuários, o que agrega ainda mais valor ao processo e facilita rotinas.

Assim, além de displays e televisores, telas com touch, por exemplo, podem ser fixadas em determinados espaços do estabelecimento. Neste caso, se uma pessoa é impactada por uma imagem de divulgação nessa tela, pode consultar como chegar ao estabelecimento que comercializa o item.

Produção de material para distribuição interna

Apesar do uso de cada vez mais mídias e canais para realizar campanhas e se comunicar com o público, algumas empresas preferem investir em um meio de comunicação personalizada e próxima ao cliente, elaborando materiais impressos e que podem ser distribuídos aos potenciais clientes.

Para isso, é possível fazer o aluguel de impressora profissional e produzir folhetos que podem ser entregues de mão em mão para os visitantes das lojas. Também é possível recorrer a profissionais e gráficas para a elaboração do material, garantindo a qualidade do produto e a transmissão da mensagem de forma mais efetiva.

Esse tipo de propaganda funciona para públicos e empresas específicas, e deve-se tomar cuidado com todas as informações impressas nesse material.

Ainda assim, são facilitadores para os clientes que podem comparar, por exemplo, o preço dos produtos entre dois supermercados distintos.

Outra forma de chamar a atenção do cliente é solicitar a uma empresa gráfica especializada que trabalham com impressora de banner roland para divulgar com imagem e letras garrafais promoções e descontos praticados em datas específicas, como aniversário da empresa, feriados nacionais ou queima de estoque. Neste caso, os impressos podem se dar em materiais maiores, como banners, cartazes e faixas.

Lembre-se que ainda nesses casos é possível integrar as ferramentas impressas com mídias online, obtendo resultados mais expressivos e integrados, visto que campanhas conciliadas possibilitam alcançar públicos mais diversos e em momentos diferentes.

Parcerias comerciais facilitam comunicação

O investimento em máquinas que não terão funcionalidade para outros serviços pode fugir da proposta de uma empresa. Por isso, a parceria comercial com agências de comunicação e gráficas que atuam no setor de impressão de materiais de propaganda é vantajoso.

Assim não é necessário disponibilizar um funcionário que tenha que fazer a assistência técnica dos equipamentos que não atendem às finalidades da empresa. É melhor investir em mão de obra especializada nos serviços que são voltados para o consumidor final.

Para as gráficas que trabalham com material de divulgação de empresas terceirizadas, os trabalhos demandam utilização constante de máquinas apropriadas para esse tipo de serviço.

A impressão de folders, folhetos e cartões de visita, por exemplo, podem ser realizadas em máquinas apropriadas. Por isso, a manutenção impressora laser deve ser realizada de maneira preventiva, com a substituição dos cartuchos de tinta assim que for identificado a ausência desse elemento.

O orçamento disponível para o planejamento de comunicação deve ser desenvolvido para atender todas as necessidades de uma empresa.

Como já foi dito, a criatividade é a melhor maneira de divulgar uma marca, sempre respeitando o espaço dos clientes e a precisão de alcance do público-alvo.

Os custos devem ser planejados ao longo de todo o período de campanha, incluindo todos os valores das ferramentas e produtos de comunicação desenvolvidos, em conjunto com um calendário de divulgação em períodos distintos.