Saiba qual o melhor canal de vendas online

Existem diversas maneiras de vender online e começar seu negócio. Porém, entre loja própria, marketplaces, whatsapp ou redes sociais, qual o melhor canal de vendas online?

Vender online passou a ser uma obrigação para quem tem um negócio. Inclusive, muitas lojas populares hoje existem somente no digital e não requerem mais um espaço físico para que seus consumidores comprem.

A pandemia provocou recordes na abertura de lojas online e também no número de consumidores. A não queda destes números provou que quem experimentou, gostou e que o e-commerce ainda tem muito espaço para crescer no varejo.

Vamos falar sobre qual a melhor opção para quem quer ingressar no empreendedorismo digital e dicas de como atuar em cada um destes canais.

Qual melhor canal de venda?

Consideramos um canal de venda, qualquer meio para se realizar as vendas online. Para vender de forma profissional na internet, consideramos a loja própria e os marketplaces. Pois instagram, whatsapp e outras redes sociais não necessariamente requerem um cnpj ou sistemas de venda / pagamento.

Apesar de grandes marketplaces como Mercado Livre e Shopee também não serem obrigatórios a presença de um CNPJ, pois permitem a venda de produtos usados ou seminovos, a partir de grandes volumes, já existe este requisito.

Sempre recomendamos começar da forma certa, de forma organizada e planejada para que não haja o trabalho de ter que arrumar a “casa” posteriormente, o que pode ser mais complicado do que iniciar com a casa arrumada.

Mas, muitos empreendedores optam por começar em vender mais informais, às vezes como um hobby que se torna um grande negócio.

Por isso, não existe um canal de vendas que seja o melhor ou ainda o ideal para qualquer negócio ou situação.

Claro que se o empreendedor se encontra determinado a seguir com a loja e fazer dar certo, começar de forma profissionais é imprescindível para o negócio.

Há casos de sucesso de lojas que começam da maneira certa e profissional, como há casos de lojas que foram crescendo a partir de vendas nas redes sociais.

Não há uma regra. Mas, o que é verdade, é que a concorrência hoje está muito mais forte. Podemos fazer um paralelo com as próprias redes sociais e os influenciadores. No começo, era “mais fácil” se tornar uma personalidade da internet. Hoje, existem times e equipes por trás de cada pessoa que tenta crescer e ganhar espaço online.

Marketplaces X Loja Própria, qual a melhor?

É melhor começar nos marketplaces ou já investir em loja própria?

O caso que essa discussão acabou se tornando uma briga para entender qual melhor lugar para vender. Mas, a questão é que não há nada que impeça de trabalhar em ambos.

Cada canal de vendas possui sua particularidade e vantagens, que depende de o lojista analisar e entender o que vale a pena e o que não.

As vantagens do marketplace:

  •         Credibilidade
  •         Fluxo garantido de consumidores
  •         Baixo gasto em mídia

Vantagens da loja própria:

  •         Personalização
  •         Produtos exclusivos
  •         Fidelização do consumidor

E cada um destes canais possui sua desvantagem.

Enquanto marketplace o lojista fica preso às suas regras e condições, e qualquer mudança pode ter um impacto negativo nas vendas; na loja própria há maiores gastos com mídia e principalmente segurança.

Trabalhar dentro dos principais marketplaces do país como Mercado Livre, Magazine Luiza, Americanas e outros é de extrema importância para atingir um número maior de consumidores e movimentar caixa.

Mas, ter um lugar próprio para anunciar produtos únicos traz fidelização.

Vendas por whatsapp e redes sociais

As vendas por estes meios informais que são whatsapp e redes sociais não são incomuns. Muitas lojas menores optam por começar desta forma, por não disfrutarem de orçamento para sustentar um projeto tão elaborado.

Nada contra este tipo de canal de vendas, porém, é inevitável que a loja, quando crescer, tenha que se profissionalizar e iniciar as vendas por marketplaces ou loja própria.

O grande problema destes métodos de venda é que não atingem todo o potencial de vendas que podem alcançar.

Se muitos consumidores já ficam com medo de compras na internet por sites conhecidos, imagina quando o pagamento é feito direto por transferência ou sem emissão de nota para comprovação da compra.

O whatsapp e redes sociais são ótimas ferramentas de divulgação e comunicação.

Mesmo as plataformas do Meta que incluem o marketplace no facebook e a aba Loja no Instagram, acabam não transmitindo confiança.

Claro que em marketplaces como Mercado Livre, Elo7 e Enjoei também fazem venda de produtos usados ou por vendedores não profissionais, porém, o intermediador que é o marketplace oferece a garantia de recebimento.

Afinal, por onde vender?

Não existem regras definidas para as vendas online. A internet é um lugar demasiado aberto para que estas regras sejam aplicadas.

Porém, para quem deseja começar a vender profissionalmente, a loja própria e o marketplace são os mais recomendados.

Tanto pela segurança do lojista quando pela confiança que o consumidor tem, estes são métodos mais profissionais para se começar as operações online.

Hoje o mercado já disponibiliza ferramentas gratuitas, inclusive plataformas, que facilitam o ingresso dos novos lojistas.

Com a adesão de milhares de novas lojas para o ambiente online, o e-commerce que antes representava algo em torno de 5% do varejo físico, hoje está caminhando para perto dos 20% de representação.

Um valor recorde para o tempo de crescimento.

A concorrência está aumentando, mas ainda há muito espaço para crescer dentro do varejo online.

Artigo escrito por Carolina Kiuchi da Doutor E-commerce – Consultoria em E-commerce.