Como implementar o cardápio por QR CODE no seu restaurante?

Com a entrada da pandemia muitas empresas tiveram que procurar por novas estratégias para continuar atendendo aos seus clientes, uma dela foi o uso do cardápio por QR CODE.

Além disso, o uso do cardápio por QR CODE auxilia na redução de custos para empresa, de tal modo que a mesma não precisa imprimir um novo cardápio a cada alteração de produtos, preços, etc.

O cardápio QR CORDE também ajudou para que as empresas conseguissem manter ainda mais o distanciamento social e menor contato com objetos nos restaurantes.

Como funciona o cardápio QR CODE

Antes de tudo, é importante lembrar que como dito acima o cardápio QR CODE veio para auxiliar ainda mais as empresas que trabalham com atendimento em mesa, trazendo maior sofisticação e comodidade aos clientes.

A princípio, o mesmo foi lançado ao mercado visando apenas proporcionar um cardápio online, onde o cliente pudesse ler o QR CODE através do próprio smartphone e ter acesso ao cardápio da empresa.

No entanto, com o aprimoramento das soluções, a mesma foi deixando de ser “apenas um cardápio online” para se tornar uma solução de auto atendimento ao consumidor.

Atualmente, as mais novas soluções de auto atendimento proporcionam ao consumidor de uma maneira muito simples a realização do próprio atendimento sem a necessidade de garçom.

Ou seja, quando o mesmo faz a leitura do QR CODE da mesa, ele consegue lançar seus pedidos, realizar seu pagamento e até mesmo dividir a conta entre todos e realizar pagamentos parciais.

Além disso, o mesmo funciona de forma totalmente integrada ao sistema de frente de caixa e gerenciamento da empresa.

Para qual tipo de empresa é recomendado o cardápio QR CODE

A solução de auto atendimento por QR CODE é destinado a empresas que trabalham com atendimento em mesas.

No entanto, independente de qual for o seu segmento, sua empresa pode implementar essa nova tecnologia.

Existem empresas como pizzarias, churrascarias, casa de carnes, bares e até mesmo supermercados que estão deixando de trabalhar com o formato de atendimento antigo para implementar a solução de auto atendimento QR CODE.

Primeiros passos para implementação

Para realizar a implementação do QR CODE em sua empresa é necessário realizar um trabalho antes.

Antecipadamente, é primordial realizar a montagem de um cronograma ao qual o seu consumidor deve seguir para realizar o próprio pedido.

Além disso, este cronograma precisa estar muito claro e transparente ao seu cliente para que o mesmo consiga facilmente acessar ao cardápio e realizar o pedido.

Após o cliente conseguir realizar a leitura do QR CODE  e te acesso ao cardápio é de extrema importância que o mesmo esteja visivelmente atrativo.

Para isso, use imagens reais em todos seus produtos, coloque descrição e (se possível) aplique algumas promoções.

Por último, realizamos a integração entre o sistema de auto atendimento QR COE ao sistema de gestão para que todos os pedidos e informações gerenciais fiquem centralizados em um único local.