Quando você está pensando em diferentes canais de marketing para conversar e se envolver com seus clientes ideais, qual é a primeira coisa que vem à mente?
Provavelmente o Facebook com seus 2,167 bilhões de usuários ativos. Talvez o Instagram com seus 800 milhões de usuários ativos? E o Twitter com seus 330 milhões de usuários ativos ou o LinkedIn com 310 milhões de usuários ativos. Você provavelmente está fazendo marketing lá também.
Mas e se lhe dissermos que existe outra plataforma por aí, é baseada em texto, tem mais usuários do que o Instagram e o LinkedIn juntos. E temos certeza de que você ainda não está lá.
Chama-se WhatsApp.
Depois de configurar sua conta comercial no WhatsApp, é hora de começar a pensar em maneiras de alcançar seu público. Com base na introdução que fizemos sobre a plataforma, você pode ter uma ideia melhor de como as pessoas estão usando o aplicativo.
Principalmente o WhatsApp está sendo usado como uma plataforma de mensagens para as pessoas, para famílias e amigos se comunicarem, discutirem coisas pessoais, tentarem convencer aquela pessoa fofa a ir a um segundo encontro com você.
A primeira coisa que você precisa começar a pensar é como você e sua empresa podem se encaixar nessas conversas.
Talvez você precise personalizar e adaptar um pouco a persona da sua marca ou criar uma pessoa virtual que esteja atuando em nome da sua empresa.
Mas faça o que fizer, já que está tentando falar com seus (potenciais) clientes em um espaço que eles estão acostumados a conversas informais, você precisa criar uma persona de marca atraente para eles se envolverem.
Então, digamos que você queira começar a lidar com o suporte ao cliente usando o WhatsApp, você pode criar um número exclusivo apenas para essa função. Então você pode criar uma “pessoa real” para gerenciá-lo, digamos “Steve do suporte ao cliente”.
Ao fazer isso, você está tornando a conversa muito mais pessoal, embora pessoas diferentes possam lidar com o suporte ao cliente, ainda dá a sensação de uma pessoa real que seus clientes também estão falando.
Falar com “Steve do suporte ao cliente” diminui a barreira para conversas, e as pessoas (ocupadas) acham muito mais reconfortante saber que há uma pessoa real e não um bot do outro lado do chat, trocando fotos de produtos que são interessado, fazer perguntas, etc.
WhatsApp x e-mail
Os canais de mensagens telefônicas (como SMS) têm uma taxa de abertura de 98% em comparação com uma média de 25% que os e-mails têm. É muito mais fácil para os clientes compartilharem seu número com a marca do que seu e-mail. Além disso, é muito mais conveniente ter uma conversa bidirecional com uma empresa no WhatsApp do que no e-mail.
O WhatsApp oferece recursos semelhantes aos do canal de e-mail, rich media, abertura, leitura e rastreamento de call-to-action de uma perspectiva comercial. Além da capacidade de ter uma conversa bidirecional.
As restrições de spam que se aplicam ao e-mail são ainda mais rígidas no Whatsapp (vamos entrar em detalhes mais tarde), mas quem quer enviar spam de qualquer maneira!
A única vantagem que o e-mail tem sobre o WhatsApp é o preço. O ROI do canal WhatsApp deve responder a isso.
WhatsApp x SMS
Apesar do alto alcance e da alta taxa de abertura do SMS, as mensagens de texto carecem de muitos recursos: falta de mídia avançada, limitações de comprimento de texto e marca do remetente limitada. Além disso, o canal não oferece a capacidade de rastrear estatísticas de leitura de mensagens.
O envio de SMS está sujeito a regulamentos específicos de cada país, adicionando uma camada extra de complicação. O WhatsApp é um vencedor claro sobre o SMS tradicional.
Exemplos de campanhas de marketing direto do WhatsApp
Uma campanha de marketing direto deve impulsionar a ação. O conteúdo de suas mensagens do WhatsApp deve ser atraente para gerar conversões. Aqui estão alguns exemplos de campanhas do WhatsApp que incentivarão seus clientes a iniciar uma conversa.
- Compartilhe introduções relevantes de novos produtos: como enviar novas coleções para clientes recorrentes.
- Forneça recomendações de produtos: com base em atividades ou compras recentes.
- Compartilhe destaques e negócios relevantes: compartilhe ofertas com clientes com base em seu comportamento de compra.
- Acionar alertas de preços: envie alertas aos clientes sobre os preços que eles estão seguindo, como rastreamento de preços de voos.
- Habilite engajamentos de vendas: capacite sua equipe de vendas a se conectar com seus contatos no WhatsApp, fornecendo ofertas relevantes, descontos especiais e itens em estoque.
- Campanhas de upsell: solicitando aos clientes que façam upgrade para um nível superior.
- Campanhas de venda cruzada: recomendar produtos relevantes aos clientes atuais, como oferecer um cartão de crédito a um cliente bancário.
- Renovações: lembrando os clientes de renovar suas assinaturas.
- Para solicitar compras repetidas: entender o comportamento do cliente e enviar lembretes sobre compras repetidas, como compras de supermercado.
- Abandono de carrinho: lembretes para produtos ainda não adquiridos
- Acionar notificações de falta de estoque: acompanhar solicitações de falta de estoque e notificar os clientes assim que estiverem disponíveis.
O que você pode fazer com o Whatsapp Business
Fornecendo suporte ao cliente
Quando você é uma pequena empresa ou uma startup, pode ser um desafio fornecer uma central de suporte completa para seus clientes. Ao usar o WA Business, mesmo as empresas com pouco dinheiro podem responder a perguntas que seus clientes possam ser direcionados a elas rapidamente.
O mais bonito também, é claro, é que o aplicativo suporta todos os tipos de mídia. Isso significa próximo ao texto; você pode usar áudio, vídeo, talvez até uma ligação rápida para fornecer um excelente suporte ao cliente.
Obtendo feedback e fazendo pesquisas com consumidores
Uma das grandes vantagens de ter um relacionamento mais íntimo com seus clientes é que você pode levar a interação e a participação para o próximo nível.
Ao incluir ativamente seus clientes no processo de criação e construção de seu produto ou serviço, você pode fortalecer esse relacionamento com muita facilidade e, ao mesmo tempo, aprender muitas informações interessantes.
O mais bonito também, é claro, é que o aplicativo suporta todos os tipos de mídia. Isso significa próximo ao texto; você pode usar áudio, vídeo, talvez até uma ligação rápida para fornecer um excelente suporte ao cliente.
Para obter comentários e classificações
Você pode fazer com que seus clientes avaliem seu produto ou serviço. Dê a eles links ou opções para responder a uma pesquisa.
O WhatsApp, sendo uma plataforma de comunicação, pode realmente motivar seus clientes a fornecer feedback mais preciso. Dê a eles maneiras inovadoras de dar feedback e eles realmente interagirão com você.
Para enviar lembretes
Assim como manter seus clientes informados sobre o status do pedido, você também pode usá-lo para enviar lembretes.
Os millennials e até mesmo a geração Y estão se acostumando a checar o WhatsApp diariamente como (ou talvez muito menos que) um jornal.