Como conseguir mais engajamento no Instagram em 2022

Ter mais engajamento no Instagram é o objetivo de muitas pessoas e empresas que buscam crescer nessa plataforma.

Afinal, o Instagram é uma rede com mais de um bilhão de usuários ativos, e esse número só cresce. Desse modo, encontrar meios de engajar mais pessoas no Instagram é algo que pode aumentar a visibilidade online.

Mais do que isso, com um alto nível de engajamento é possível aumentar a autoridade de uma marca. E ainda conseguirá captar novos seguidores, clientes e gerar mais vendas.

Contudo, nem sempre é fácil conquistar um bom engajamento. Por isso, buscar estratégias que possam ajudar você nesse processo é importante.

Quer saber mais sobre engajamento, sua importância e como ter mais engajamento no Instagram em 2022? Então continue sua leitura e confira agora tudo o que precisa sobre o assunto!

Afinal, o que é engajamento no Instagram?

Basicamente, o engajamento no Instagram corresponde ao nível de interação que existe entre os seguidores com a página. Quanto maior for a interação dos seguidores com suas publicações, maior será seu engajamento.

As interações, por sua vez, são as ações que seus seguidores realizam quando acessam seus posts. Pode ser uma curtida, um comentário ou mesmo um compartilhamento, por exemplo.

Como ver alcance no Instagram 2022?

Assim como qualquer métrica, o engajamento também pode ser mensurado, mas desde já é preciso dizer que não há uma fórmula ou cálculo para isso.

Geralmente, em contas comerciais ou para criadores de conteúdos, a plataforma oferece o Instagram Insight. Trata-se de uma ferramenta nativa que ajuda a mensurar o engajamento.

Mas se você não faz parte desse seleto grupo, não se preocupe, pois existem outros meios de medir o engajamento no Instagram.

Uma delas é somando o número de interações e dividindo o resultado da soma pela quantidade de seguidores. Em seguida, você deve pegar o resultado dessa relação e multiplicar por 100, assim poderá ter um valor percentual do seu engajamento.

Por que ter mais engajamento é importante?

Ter mais engajamento no Instagram é importante por vários motivos. Para começar, um alto nível de engajamento ajuda a criar uma relação mais próxima do seu público.

Além disso, em uma estratégia de marketing, as interações que geram o engajamento também contribuem para entender qual conteúdo é mais atrativo. E qual gera mais relevância para sua audiência.

Um bom engajamento também facilita a expansão do seu perfil no Instagram, favorecendo a conquista de novos seguidores, e com isso aumenta ainda mais a confiança da sua marca.

E não importa o ramo da sua empresa, ter uma conta nesse aplicativo é muito importante para o marketing nos tempos atuais. Dentro da plataforma já existem várias empresas, como:

  • Editoras de livros;
  • Marcas de maquiagem;
  • Corretores de imóveis;
  • Lojas de roupas.

Sem contar que, conforme já citamos acima, o engajamento garante mais visibilidade e autoridade, por isso manter essa métrica em alta no Instagram é tão importante.

Principais estratégias para ter mais engajamento

Não sabe o que fazer para aumentar o engajamento no Instagram? Abaixo separamos algumas estratégias valiosas que podem ajudar você nesse processo, confira!

Produza conteúdos incentivando a interação

O seu objetivo é engajar, fazendo seus seguidores se envolverem com suas publicações? Então nada melhor para isso do que postar conteúdos de qualidade e levar as pessoas a interagir na sua página.

Pode ser uma caixinha de perguntas e respostas, concursos, enquetes ou então o que preferir.

Identidade visual também ajuda no engajamento

O Instagram por si só é uma rede social onde o conteúdo visual se destaca. Muitas pessoas e empresas famosas sabem disso e usam do apelo visual para melhorar seu engajamento.

Alguns perfis usam do conceito visual para conectar seus seguidores aos seus produtos, e desse modo obtém sucesso aumentando não só o engajamento, mas também a quantidade de seguidores.

Mantenha a frequência em suas postagens

Além da qualidade, também é essencial manter uma frequência de postagens se quer elevar seu engajamento.

Mas quantas postagens devo fazer no Instagram 2022? O ideal é que você poste, pelo menos, uma ou duas vezes por dia. O mais importante é não deixar sua audiência sem publicações.

Invista nos vídeos

Os vídeos são recursos que vêm contribuindo muito com quem busca ter mais engajamento no Instagram. Isso porque, além de serem mais cativantes e envolventes, o Instagram também prioriza a entrega desse tipo de conteúdo.

Sendo assim, invista na produção de vídeos de qualidade para garantir um maior alcance e engajamento no seu perfil.

Consiga mais seguidores para seu perfil

Não há forma melhor de ter mais engajamento no Instagram do que conquistando uma boa base de seguidores. Isso porque o número de seguidores do seu perfil influencia diretamente em sua taxa de engajamento.

Quanto mais seguidores tiver, mais pessoas interagem, ou seja, curtem seus posts, salvam e comentam. Consequentemente, por conta disso, seu engajamento tende a aumentar, principalmente com mais pessoas clicando no botão de curtir da plataforma.

As pessoas também querem saber

Existem também algumas perguntas que as pessoas fazem quando o assunto é interação no Instagram, então separamos as mais perguntadas para explicar.

Qual tipo de conteúdo gera maior engajamento?

Conteúdos que engajam mais são aqueles mais relevantes para as necessidades do usuário e que são entregues de forma acessível a um público específico.

Por que o alcance no Instagram diminuiu?

O que faz o alcance no Instagram diminuir basicamente são postagens não otimizadas para os algoritmos. Ou seja, quando não se segue boas práticas de publicação, o alcance nessa rede social cai.

Que dá mais visualizações no Instagram?

Recursos como reels, stories e hashtags, quando usados de forma estratégica, ajudam a elevar as visualizações no Instagram.

Conclusão

Portanto, neste artigo você ficou por dentro da importância que ter mais engajamento no Instagram possui. Além disso, também aprendeu algumas estratégias para aumentar seu nível de engajamento nessa plataforma.

Também ficou claro que elementos como a obtenção de mais seguidores é importante para perfis que desejam melhorar no quesito engajamento.