Duas das chaves mais importantes para o sucesso nos negócios são eficiência e lucratividade. É claro que todo o empresário quer executar os processos geradores de lucro da sua empresa da forma mais eficiente possível. Para auxiliar neste processo, existe um tipo de tecnologia chamada de sistema ERP.
Para atingir um bom nível de eficiência e lucratividade, toda a empresa deve dimensionar sua estratégia de gerenciamento de procedimentos, criando visibilidade e controle das operações mais sofisticadas e automatizadas.
Um sistema ERP é um tipo software de gerenciamento de procedimentos que permite que uma empresa desenvolva um alto nível de produtividade e controle.
O que é um sistema ERP?
A sigla ERP significa Enterprise Resource Planning ou Planejamento de Recursos da Empresa.
Mais especificamente, podemos dizer que o ERP é um banco de dados compartilhado para gerenciar todas as partes de uma empresa. Esse tipo de abordagem permite alcançar uma perspectiva mais ampla das atividades da organização.
O ERP permite que você obtenha um retrato bem mais completo do que está acontecendo com seus negócios, facilitando o gerenciamento de relatórios dos mais variados processos, dentro de um mesmo software.
Estes processos incluem áreas como: vendas, recursos humanos, estoques e inventário, CRM (Customer Relationship Management), compras, finanças e e-commerce.
O que um sistema ERP é capaz de fazer?
O objetivo de um sistema ERP é melhorar a eficiência e a lucratividade, melhorando a maneira como os recursos da empresa são gastos, sejam eles tempo, dinheiro, equipe ou qualquer outra coisa.
Se você puder reduzir os custos, sem sacrificar a qualidade e desempenho, poderá expandir seus negócios de maneira mais coerente e eficiente.
O software ERP combina vários relatórios e métricas diferentes de todos os departamentos em um mesmo ambiente. Isso facilita a visualização completa do que está acontecendo e de como os recursos da organização estão sendo gastos.
Uma boa plataforma de software ERP permite que a empresa proteja seus recursos contra táticas de baixo desempenho, detectando também as práticas que geram bons retornos.
Um sistema ERP também torna mais rápido encontrar as informações ou os relatórios de diversos setores da empresa, porque tudo estará no mesmo lugar.
Você não precisa pesquisar em planilhas ou procurar em diferentes aplicativos para encontrar o kernel de dados necessário. Tudo está disponível e acessível diretamente na interface do ERP.
Quais são os benefícios de um sistema ERP?
Aprofundando um pouco mais sobre como o software ERP atinge mais eficiência e lucratividade, podemos listar várias outras vantagens da plataforma:
- Reduzir custos indiretos, ao agrupar várias ferramentas e aplicativos em um único sistema
- Fazer com que operações e departamentos individuais (estoque, finanças, RH, etc.) trabalhem de forma integrada
- Automatizar processos específicos que exigiriam mais mão de obra para serem realizados
- Melhorar a análise de dados para obter informações mais precisas e acionáveis
- Impactar positivamente o relacionamento com os clientes, tornando a empresa mais rápida e eficiente
Além disso, também vale a pena mencionar a que um sistema ERP é bastante fácil de operar.
Se você ainda estiver trabalhando com papel ou Excel em seus processos de negócios, a interface prática de um sistema ERP pode aliviar muitas dores de cabeça e acelerar os processos.
Os sistemas ERP podem integrados a equipamentos e ferramentas já existentes, evitando custos iniciais substanciais para atualização dos equipamentos antigos. A maioria dos softwares de ERP pode ser carregada em qualquer computador, tablet ou dispositivo de smartphone com acesso à Internet.
A execução do sistema ERP através de dispositivos móveis permite acompanhar seus negócios mesmo quando a equipe não está fisicamente na empresa.
Se você está pensando em implantar um sistema ERP, mas acha que sua empresa é pequena demais, é melhor repensar. Boas empresas de TI oferecem planos customizados de ERP desenhados para negócios de todos os portes.