Como montar um negócio no ramo de alimentos?

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Montar um negócio é uma aventura cheia de desafios, quem decide empreender precisa de foco, determinação e, claro, um bom planejamento estratégico.

E de todos os ramos que existem para poder empreender, o setor alimentício vem sendo o mais visado. Isso porque investir em empresas de alimentos tem se tornando bastante lucrativo.

Segundo dados do Instituto Food Service (IFB) o mercado de alimentos que incluem:

  • Restaurantes;
  • Lanchonetes;
  • Indústrias;
  • Marmitarias e etc.

Assim, vemos que os serviços de refeições coletivas e individuais têm sido lucrativos. E há bastantes motivos para que esses tipos de empreendimentos consigam crescer, como a elevação da renda de uma população e a constante necessidade de alimentos rápidos.

Isso porque, com uma sociedade cada vez mais ocupada, tornou-se essencial a contratação de serviços que realizam a entrega de alimentos, otimizando o tempo de diversos trabalhadores, seja em escritórios ou atividades ao ar livre.

Dicas para abrir um negócio no ramo de alimentação

Para abrir um negócio de alimentação, é necessário pensar e planejar estrategicamente todos os passos, pois, dependendo do modelo de negócio a ser aberto, terá um investimento um pouco alto sem um planejamento estratégico correto.

Desse modo, podemos elencar algumas dicas para abrir o negócio no ramo alimentício, confira abaixo.

Esteja atento às tendências, mas cuidado com os modismos

Os modismos estão em vários setores das nossas vidas, com relação as nossas roupas ou então para decoração. Entretanto, no mundo dos negócios essa atitude não é muito boa. Apesar disso, é importante saber das tendências.

Se você pegar uma moda e aliar a uma tendência você tem um bom negócio, e como fazer isso? Por meio de pesquisas detalhadas e profundas, de como anda esse setor na região e em outros estados, se possuem soluções terceirizadas para alguns procedimentos e assim por diante.

Defina o ponto do negócio

Um ponto importante é definir o local onde será instalado o negócio. Importante salientar que uma empresa alimentícia precisa de um local que há muito tráfego de pessoas.

Assim, é importante estar atento a diversos locais como praças de alimentação em galerias comerciais, shoppings e outros espaços.

Isso é muito bom, pois a sua vitrine expositora para bolos, salgados e produtos ficam à disposição do olhar do cliente.

Como esses locais são movimentados, possuem também concorrentes, então é apostar em uma estratégia vencedora e que gere destaque para sua marca e seu produto.

De modo geral, para administração efetiva do pessoal, é importante priorizar um correto processo de contratação, seja no exames admissionais para construção civil, para os funcionários envolvidos com a obra do restaurante, ou os outros colaboradores.

Conheça seu público

Claramente existem outras dicas como controle do estoque, atenção ao planejamento financeiro e assim por diante, mas nada disso será efetivo se o gestor não conhecer o público na qual o serviço ou produto será destinado.

Dessa forma, antes de investir em pista fria para buffet, utensílios e etc, priorize um analista de marketing e estratégia.

Nessa pesquisa você identificará que tipos de pessoas visitam seu estabelecimento, se funciona melhor em dias frios ou quentes, se somente seus serviços são procurados de dia ou então a noite.

Se o maior grupo é de mulheres, de homens, de crianças e assim por diante. Todas essas informações são de extrema relevância para fazer a estratégia adequada para o seu negócio.

Tipos de negócio

Existem diversos tipos de modelos de negócios para os estabelecimentos alimentícios, podemos citar como um dos principais:

Lanchonetes fast-food

As lanchonetes e os restaurantes fast food são sem dúvida um dos principais modelos de negócio alimentício existentes.

Afinal, eles vendem comidas que são preparadas de modo rápido (quase sempre já pré-prontas) e que conseguem atender diversas pessoas. Nesse locais, o destaque será sempre o diferencial tanto no cardápio como no ambiente.

Vendas de marmitas

As marmitas ou então quentinhas, como são chamadas em algumas regiões do Brasil, consistem também um bom negócio, já que conseguem vender em grande escala pois atendem diversos negócios e serviços.

Afinal, quem, durante a correria do dia a dia, não teve tempo de preparar a famigerada marmita? Daí que nasce a necessidade das marmitarias. Um bom cardápio e um preço justo faz com que esse negócio seja bastante lucrativo.

Dessa forma, vimos que para abrir um negócio no ramo alimentício é necessário planejamento, visão e um desejo incessável de tornar esse processo possível.