Como o marketing digital pode impulsionar o seu negócio

equipe

Hoje em dia costuma-se dizer que as pessoas que não investem em marketing digital estão ultrapassadas. Afinal, cada vez mais consumidores estão pesquisando online antes de contratar uma empresa ou comprar um produto, desde serviços contábeis até uma empresa de móveis sob medida.

No entanto, nem todos os empreendedores estão cientes das razões pelas quais o uso dessa técnica é necessário. Ou seja, deve-se levar em consideração que o marketing de rede possui um amplo leque de vantagens para cada empresa, fazendo com que a maioria dos empreendedores invista nessa técnica.

Quer saber mais? Então continue lendo e descubra algumas razões pelas quais o marketing digital tem tanto potencial para impulsionar o seu negócio:

Mais barato que a publicidade tradicional

Algumas pessoas acham que algo como comerciais de TV ou outdoors é um bom investimento para promover um negócio. Afinal, ambas as obras têm um alcance enorme, impactando muitas pessoas em pouco tempo.

Além disso, são muito adaptáveis, tornando-se uma plataforma adequada tanto para quem vende produtos, como lojas que vendem climatizadores de ar para lojas comerciais, como para quem presta serviços, como é o caso das escolas de línguas.

Lembre-se, porém, que esse alcance tem um preço: as chamadas técnicas de publicidade “tradicionais” tendem a custar muito às empresas. Da mesma forma, como veremos mais adiante, não há garantia de que as pessoas afetadas por ela sejam as que desejam comprar seu produto ou serviço.

Público-alvo pode ser segmentado

Ao produzir conteúdo ou criar links patrocinados, o especialista da missão trabalha com personalidade. Em outras palavras, utiliza o padrão de cliente ideal para segmentar a entrega dessas informações. Isso, por sua vez, é possível graças às ferramentas de segmentação disponibilizadas pela rede, como:

Geolocalização;
Gostos e preferências;
Poder de compra;
Idade.

Por exemplo, se você administra uma empresa de serviços de instalação de ar condicionado industrial, pode direcionar perfeitamente seu público para pessoas que pesquisaram recentemente por termos relacionados a esse serviço, aumentando assim suas chances de conversão. No caso de veículos tradicionais, isso não é possível.

O marketing digital se adapta a todos os setores

Observa-se que as marcas consideradas “cool” estão fazendo sucesso nas redes sociais. No entanto, isso não é verdade: afiliados mais tradicionais, como escritórios de advocacia e contabilidade, também lucram muito com o marketing digital.

Neste caso, é importante compreender o seu público e depois utilizar a chamada mais adequada para o mesmo. Por exemplo, no caso de um estabelecimento que presta serviços a outros negócios, como um escritório de advocacia empresarial, pode valer a pena investir no LinkedIn.

Da mesma forma, seria interessante ter um blog sobre o assunto, mostrando que os profissionais que atuam na empresa possuem experiência e autoridade no assunto.

É importante reiterar que esta funcionalidade não significa que o escritório deva estar ausente de outras redes sociais, como o Facebook, mas apenas que o foco deve ser nos canais com elevada concentração de potenciais clientes.

Maior engajamento do público

Quando uma pessoa é exposta a um anúncio tradicional, como outdoors, comerciais de TV e rádio, ela pode até achar a mensagem interessante, mas esse conteúdo não lhe dará a oportunidade de entrar em contato direto com a marca. Isso, aliado ao fato de que todos nós somos bombardeados com enormes quantidades de informações todos os dias, pode fazer com que sua divulgação acabe sendo esquecida.

No caso de empresas que investem em marketing digital, isso não ocorre. Por exemplo, se alguém vê um anúncio de impressão em chapa de acrílico e se interessa, pode, no corpo do produto, fazer um comentário, solicitar mais informações ou até mesmo cotar. Como resultado, as chances dessa impressão se transformar em conversão são muito maiores.

Medição muito mais eficaz

Finalmente, o marketing digital, ao contrário da publicidade tradicional, é altamente mensurável. Por isso, permite que os gerentes de campanha usem os dados para tomar decisões estratégicas que maximizem os resultados.

 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Guia de investimento, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.