Como o whey protein pode potencializar sua nutrição e o ganho de massa

Com treinos como Crossfit cada vez mais populares, muitas pessoas buscam complementar a prática de atividades de musculação com alimentos proteicos. E, para ganhar massa de forma mais rápida, o whey protein é um dos maiores aliados da galera que treina.

E, por ser tão falado, o whey protein acaba atraindo pessoas de diferentes níveis de treino, que muitas vezes fazem uso do suplemento de forma incorreta. 

Pois bem, pensando em tudo isso, este artigo tem como objetivo explicar melhor o funcionamento do whey no corpo e mostrar como ele pode ajudar no ganho de massa muscular de forma saudável e eficiente.

Whey protein: o suplemento oficial da musculação

Produzido a partir do soro de leite, o whey protein é composto principalmente de alfa-globulina e beta-globulina. 

Em junção com outros aminoácidos que são absorvidos pelo corpo de forma rápida, ele auxilia no crescimento e na regeneração dos músculos, por isso é um excelente aliado de quem pratica musculação.

A forma mais comum em que o whey protein é consumido é na versão em pó. Porém, por conta de sua composição, ele não tem um sabor que se diga agradável e, por esse motivo, é misturado no preparo de bebidas como vitaminas, shakes e sucos naturais.

Como o whey protein funciona no corpo?

A proteína do leite é uma potente fonte de nutrientes para os músculos do corpo, logo, uma excelente forma de acelerar a regeneração muscular, que é o momento em que os músculos aumentam de tamanho. 

Como possui pouca gordura, o whey protein ajuda os treinadores a manterem a forma e desenvolverem os grupos musculares com o passar do tempo, por exemplo:

  • Braços;
  • Pernas;
  • Abdômen;
  • Entre outros pontos.

Após um treino que estimula os músculos, eles entram em período de descanso. É nessa hora que os tecidos aumentam sua massa, utilizando nutrientes como as proteínas para se formarem de forma saudável. 

O whey protein potencializa a quantidade dessas proteínas no corpo, e com mais nutrientes, os tecidos conseguem se formar com mais facilidade. 

Daí a necessidade de uma boa rotina de sono, aquecimento antes dos treinos e alongamentos de todas as partes do corpo antes e depois da prática de atividades físicas. 

Os períodos de descanso também devem ser respeitados, pois, por mais que o whey protein ajude no crescimento muscular, ele pode não fazer efeito caso os tecidos estejam sobrecarregados.

Relação entre ganho de massa e nutrição adequada

Por mais que o consumo de whey protein contribua ativamente para o crescimento e a regeneração muscular, ele deve estar associado diretamente a uma alimentação balanceada, além, obviamente, da manutenção da rotina de exercícios.

Antes de iniciar o consumo de whey protein, seja como ingrediente para preparo de diversos alimentos, seja nas versões de alimentos prontos disponíveis em lojas especializadas e supermercados, é indicado a consulta a profissionais de nutrição e educação física.

São eles que poderão fazer uma avaliação do seu condicionamento físico, objetivos de treino e necessidades nutricionais, indicando a frequência e a quantidade ideais para consumo de acordo com o seu biotipo. 

Como todo suplemento, o whey protein pode prejudicar o organismo se consumido da forma incorreta e a ingestão deve respeitar os períodos de pausa estipulados por cada fabricante.

A importância da combinação de uma alimentação saudável e completa em nutrientes e o consumo de whey protein está associada à saúde dos tecidos formados e estimulados pelo treino. 

Um músculo que cresce de tamanho mas sem os nutrientes adequados pode ficar enfraquecido, causando problemas de saúde, como rompimentos e dores musculares.

Texto: Gustavo Marques