Como selecionar fornecedores para minha empresa? 5 passos essenciais!

Muitos empreendedores e gestores passam dias com uma pergunta importante na mente: “Como selecionar fornecedores para minha empresa?”. Se essa também é a sua dúvida, saiba que existem alguns passos que você deve seguir para resolver essa questão.

Por exemplo, tudo começa com a identificação do que o seu negócio precisa. Desse modo, todas as etapas seguintes desse processo serão devidamente direcionadas, evitando desperdício de tempo e de dinheiro.

E por falar em dinheiro, é preciso ter em mente que encontrar o melhor preço para o abastecimento de insumos e/ou contratação de serviços terceirizados é importante, mas não deve ser o critério principal dessa jornada.

Quando se busca saving a todo custo, seu negócio corre um sério risco de comprometer a qualidade do que será recebido, bem como o relacionamento com o fornecedor.

Além disso, essa não é uma conduta praticada ou esperada do comprador do futuro, que entende a importância da otimização de gastos, mas também a necessidade de um saving combinado com resiliência, inovação e diversificação da base de fornecedores.

Apenas com essa explicação inicial você deve ter percebido que existem vários pontos que precisam ser cuidadosamente avaliados antes de fechar contrato com empresas fornecedoras, não é mesmo?

Por isso, se você precisa de orientações e resposta para a pergunta: “Como selecionar fornecedores para minha empresa?”, nossa primeira dica é seguir a leitura deste artigo para conferir quais são os passos que precisam ser dados rumo a essa contratação.

Afinal, como selecionar fornecedores para minha empresa?

Para encontrar e contratar bons fornecedores para a sua empresa, o passo a passo mais indicado para ser seguido é:

  • Identifique pontualmente o que o seu negócio precisa;
  • Inicie a pesquisa de mercado;
  • Separe os fornecedores que sugerem ter mais potencial;
  • Solicite os orçamentos;
  • Inicie o processo de contratação.

Para que não restem dúvidas na hora de seguir esse processo, vamos entrar em mais detalhes sobre cada um dos pontos.

1. Identifique pontualmente o que o seu negócio precisa

Identificar o que o seu negócio precisa deve ir além de somente conferir o que está faltando no estoque ou de atender às requisições de compras dos setores sem a devida averiguação de necessidade.

Para que esse reconhecimento seja realmente pontual, é importante responder perguntas como:

  • Qual produto/serviço a companhia precisa para manter seu funcionamento?
  • Qual a quantidade de insumos que deve ser comprado?
  • Por quanto tempo eu preciso da prestação desse serviço terceirizado?
  • Qual o orçamento disponível para fazer essas aquisições?
  • Há espaço para armazenar as matérias-primas sem risco de perda?

Ao ter essas respostas, fica mais claro em qual momento buscar fornecedores e o que precisa ser contratado sem perdas financeiras para a sua empresa.

2. Inicie a pesquisa de mercado

O passo seguinte para solucionar a sua dúvida de como selecionar fornecedores para sua empresa consiste em fazer uma pesquisa de mercado. A ideia é encontrar quais empresas podem atender a sua e suprir as carências de abastecimento identificadas anteriormente.

Essa pesquisa pode ser feita de diferentes maneiras, por exemplo:

  • Busca ativa em plataformas online como o Google;
  • Marketplaces de fornecedores;
  • Redes sociais profissionais, como o LinkedIn;
  • Em feiras e eventos relacionados ao seu nicho de atuação;
  • Por indicação de outros compradores.

Há ainda sistemas de gestão de fornecedores que oferecem soluções de network, por meio do compartilhamento de dados que ajudam a encontrar, em menos tempo, empresas fornecedoras qualificadas.

3. Separe os fornecedores que sugerem ter mais potencial

Concluído o passo anterior, é bem provável que você tenha nas mãos uma lista com diversos nomes, mas será que todos têm potencial para atender ao seu negócio?

A maneira mais adequada de descobrir isso é diminuindo essa listagem por meio da avaliação de critérios pontuais de seleção. No caso, alguns dos parâmetros mais importantes que você deve considerar na hora de contratar um fornecedor são:

Histórico

Ou seja, tempo de atuação no mercado, clientes já atendidos, cases de sucesso, entre outros pontos relacionados.

Reputação

Se há ou não envolvimento com práticas ilícitas, ainda que indiretamente.

saúde financeira

Por exemplo, verificação se há pedido de falência em andamento.

Clientela

Quanto de clientes atendidos no momento e seus níveis de satisfação.

Produtividade

Capacidade de entrega de insumos e/ou serviço, que precisa ser compatível com o volume que a sua empresa precisa.

Logística

Meios usados para a entrega, considerando também onde o fornecedor está localizado e se isso impacta no fluxo de abastecimento.

Qualidade

Solicitação de relatórios e certificações, como a ISO 9001, que comprovem a qualidade do que está sendo contratado.

Comunicação

Análise dos canais de atendimento disponíveis, horários de funcionamento, incluindo suporte pós-venda.

Flexibilidade

Capacidade do fornecedor de negociar prazos de pagamento e de entrega.

Inovação

Potencial de adequação do fornecedor a novas tecnologias e tendências de mercado.

4. Solicite os orçamentos

No quarto passo, para responder sua pergunta de como selecionar fornecedores para sua empresa, chega o momento de solicitar os orçamentos.

Considerando que você já separou quais empresas aparentam ser mais aptas a fazer parte de cadeia de suprimentos do seu negócio, essa requisição é feita de maneira mais direta, otimizando tempo.

Nessa etapa, não se prenda apenas ao preço praticado pelos fornecedores como critério eliminatório.

Como dissemos logo na abertura deste artigo, pondere também sobre o custo-benefício, assim como meios, formas e prazos de pagamento oferecidos.

5. Inicie o processo de contratação

Com todos os pontos anteriores devidamente ajustados, basta você dar início à etapa de contratação dos fornecedores escolhidos.

Aqui, cada empresa costuma ter o seu próprio processo, mas ao final você verá que sua dúvida sobre como selecionar fornecedores para sua empresa foi devidamente respondida.

Por fim, não podemos deixar de destacar que, para toda essa jornada gerar os resultados esperados, é fundamental a estruturação de um bom processo de homologação de fornecedores.

Somente assim terá bases para realizar uma boa gestão de riscos e qualificar corretamente as empresas fornecedoras que pretende contratar, mitigando diversas ameaças e perdas financeiras para o seu negócio.

Este artigo foi escrito pela Linkana, o primeiro e maior software de gestão de fornecedores em rede, a fim de ajudar as empresas a aprimorarem seus processos de seleção e contratação de fornecedores.