Existem diversas redes de franquia que preferem ficar de fora do e-commerce para evitar conflitos com os franqueados: Existe o medo de que a loja física se torne apenas um showroom dos produtos, transformando o site da marca no maior ponto de venda.
A preocupação é plausível, uma vez que os consumidores compram cada vez mais pela internet em busca de comodidade, variedade de preços e produtos. Mas não há motivo para se preocupar.
Existem diversas maneiras de usar o e-commerce para franquias favorecendo todos os envolvidos: franqueadores, franqueados e o cliente final.
Todas as franquias que seguem ignorando o potencial do e-commerce para alavancar as vendas podem estar ficando para trás, deixando a desejar no quesito “experiência do consumidor“.
De fato, não se deve ignorar a força dos franqueados, uma vez que sua participação é essencial para o sucesso da operação. O segredo é envolvê-los no processo de vendas com um e-commerce diferente do convencional.
Por que diferente do convencional?
Geralmente, uma franqueadora distribui suas lojas em vários lugares do país, com diferentes proprietários, cada uma com o seu estoque independente e processos únicos, que variam para cada empreendedor.
Para que nenhum deles seja prejudicado, a melhor opção é utilizar uma plataforma de marketplace capaz de satisfazer todas essas necessidades, algo que não poderia ser feito em uma plataforma de e-commerce B2C, por exemplo.
A seguir, você vai conhecer como as franquias podem se beneficiar do e-commerce sem gerar conflito com os franqueados.
O objetivo é integrar franqueados com os interesses da franquia, estreitando a parceria entre os dois para garantir o padrão de qualidade dos produtos e serviços.
1- Integração entre franqueados e franqueadores
Para que todos os franqueados participem das vendas do portal oficial da marca, o e-commerce funciona de maneira “descentralizada”, por isso a necessidade de utilizar um marketplace.
Isto é, o consumidor faz uma compra no site, registrando o pedido em um determinado CEP, e o sistema da plataforma encaminha o pedido para a franquia mais próxima do endereço e que possua o produto em estoque.
Essa loja fica responsável por separar o pedido e enviar à transportadora.
O franqueado funciona como um CD do franqueador, atendendo as demandas de determinada região.
Existe vantagem para o dono do portal, que utiliza o estoque das lojas e conquista amplitude geográfica, e vantagem para o franqueado, que pode realizar vendas pelo novo canal online que já está pronto, fazendo girar o estoque.
2- Melhora na experiência de compra
Além de melhorar a saúde financeira de toda a rede, vale lembrar às empresas “resistentes” que o e-commerce para franquias não serve somente como um canal de vendas, mas também como um canal de relacionamento com o cliente.
É preciso acompanhar as mudanças de comportamento do consumidor, que é cada vez mais multicanal, conectado e exigente, mostrando interesse em oferecer opções eficientes de contato e de compra.
3- Integração loja física x loja online
Em busca de uma experiência multicanal, outra possibilidade é envolver a loja online com a loja física. A maneira mais comum e eficiente para criar uma relação positiva entre comprador online e lojista é a possibilidade de fazer a troca de produtos na loja física.
A integração pode ser feita de diversas outras maneiras, como a distribuição online de cupons de desconto a serem trocados somente nas lojas físicas, ação já realizada por algumas empresas de cosméticos.
Outra possibilidade é oferecer uma experiência de compra diferenciada por meio do smartphone enquanto o cliente estiver na loja, incluindo ferramentas de GPS que ajudem a encontrar o produto desejado, acesso a ofertas e vouchers virtuais de desconto.
4- Economia e padrão de qualidade
Existe ainda uma solução pouco conhecida pelo público mas que pode ser uma mão na roda, principalmente para os gestores de franquias: O marketplace de fornecedores homologados.
Neste portal, os franqueados só podem comprar insumos para suas próprias lojas (embalagens, alimentos, acessórios, utensílios, displays, entre outros) de fornecedores selecionados pelo dono do portal e que foram cadastrados na plataforma.
Essa é uma opção eficiente para garantir o padrão de qualidade de uma franquia que geralmente sofre com fuga de rede e falta de controle na intermediação das compras.
Além disso, com uma solução como essa, o gestor consegue negociar preços, já que as compras são feitas em escala, o que reduz custos.
Faça parte desse mundo!
Nem todos conhecem as possibilidades proporcionadas pela tecnologia de marketplace no que se diz respeito à soluções para franquias.
Esse desconhecimento faz com que algumas empresas ainda separem o online do offline, amarrando o franqueado, por exemplo, somente ao offline, mas é preciso inovar!
O e-commerce para franquias pode melhorar a experiência do consumidor, solucionar problemas de gestão, padronização e aumentar as vendas.
Artigo escrito pela Flexy Plataforma de E-commerce