Como utilizar múltiplos canais para alavancar as vendas

O e-commerce está crescendo com o passar dos anos. Somente em 2020, de acordo com o Movimento Compre & Confie, houve um crescimento de 56,8% nas vendas online. Isso nos diz algo importante: estamos cheios de possibilidades para alavancar vendas, basta saber qual caminho seguir.

O uso de múltiplos canais de venda é uma boa estratégia. Os sellers (vendedores) conseguem vender seus produtos em uma loja física e ainda expandir as vendas para canais online, como loja virtual própria e marketplaces. Como resultado, temos o alcance de diferentes públicos e maiores chances de vender.

Mas como é possível vender em tantos locais diferentes e manter a operação organizada? É isso que você irá aprender nesse conteúdo.

Múltiplos canais de vendas em uma operação

É comum vermos uma loja física que passou a vender online, ou vice versa. Para que a operação, seja ela online ou física, tenha sucesso, é preciso ter organização. 

Por organização, entendemos:

  • ter um estoque controlado, mesmo operando em diversos canais de venda;
  • manter os pedidos centralizados para que nada seja esquecido;
  • emissão de notas fiscais de forma rápida e sem erros;
  • contas a pagar e a receber reunidas, para que a empresa tenha uma boa gestão financeira.

Estes são apenas alguns detalhes de uma operação organizada. Mas para ter controle sobre isso e muito mais, o uso de um ERP é essencial. O ERP é um sistema que centraliza as operações de uma empresa, facilitando a rotina de quem nela trabalha.

Dessa forma, não é preciso verificar diversas planilhas e sistemas para checar alguma informação. Tudo fica no mesmo lugar. Conforme o ERP escolhido, você poderá utilizar diferentes funcionalidades. 

Ao escolher a solução ideal, verifique se ela contém as ferramentas necessárias para tornar seu trabalho mais fácil, ágil e assertivo. 

Como o uso de um ERP auxilia as vendas em múltiplos canais?

Se você escolher um ERP que permite a integração com canais de venda, meio caminho está andado. Isso porque a integração torna cada etapa das vendas mais fácil.

Integrar quer dizer conectar os sistemas, fazer com que eles trabalhem juntos. Sendo assim, existe uma troca de informações e o seller é beneficiado com isso.

Ao integrar os canais de venda, como a loja física, a loja virtual própria (criada em uma plataforma de e-commerce) e um ou mais marketplaces, tudo fica conectado. Você ainda pode fazer integração com gateways de pagamento e logística para facilitar os processos de pagamento e envio dos pedidos recebidos. 

Veja algumas vantagens das integrações:

Cadastro de produtos

Um produto pode ser cadastrado no ERP e enviado para ser vendido em diversos canais. Assim, não é necessário acessar cada canal para criar anúncios dos seus produtos. Todo o processo é feito de uma só vez, economizando seu tempo. 

Pagamento dos pedidos

Você não precisa verificar na instituição financeira para saber se um pedido foi pago. O ERP, através das integrações financeiras, consegue verificar quais pedidos foram pagos, para que você possa partir para a separação dos pedidos, emissão das notas fiscais e envio das encomendas aos clientes.

Controle de estoques

Os estoques precisam estar controlados para que você não venda o mesmo item duas vezes. Imagine ter que ligar para o cliente para dizer que você não tem estoque do produto comprado para envio? Causa uma má experiência de compra e o cliente pode não voltar mais. 

Com um ERP, os estoques ficam disponíveis nos canais de venda conforme as quantidades no sistema, que são sempre atualizadas a partir das movimentações de entrada e saída de mercadorias. 

Pedidos de vendas

Com um ERP, não é preciso acessar cada plataforma ou marketplace para verificar o que foi vendido. Todos os pedidos são recebidos no ERP, independente de quantos canais de venda são utilizados. A economia de tempo é gigante, sem falar que, dessa forma, nenhum pedido é esquecido. 

Além disso, com as vendas centralizadas, você consegue analisar o quanto foi vendido, quais os produtos mais comprados e o andamento de cada pedido através de relatórios.

Financeiro

Controlar as finanças é de suma importância em qualquer empresa. Ao trabalhar com diversos canais, pode ficar complicado trabalhar com planilhas ou fazer análises isoladas em plataformas distintas.

O ERP mantém as informações financeiras centralizadas, portanto é mais fácil gerenciar as contas a pagar, a receber, analisar o balancete e o DRE. 

Concluindo

Vender em múltiplos canais é um desafio, mas o uso de um ERP pode facilitar toda a operação. O Tiny é um ERP especializado em gestão de e-commerce, por isso conta com diversas ferramentas que vão te auxiliar no dia a dia.

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