As criptomoedas estão tomando o mercado mundial e avançando em meio à turbulência financeira do momento atual. A compra e venda de criptomoedas está em alta neste ano, a prova disso é que algumas criptomoedas valorizaram mais de 2.000% no 1° trimestre de 2021, segundo o Valor Investe. Se você tem interesse em investir nesse mercado para diversificar os seus investimentos, mas não sabe como ele funciona, este artigo é para você.
O que são criptomoedas?
As criptomoedas são uma espécie de dinheiro 100% digital e não emitido pelo governo. A mais conhecida delas, o bitcoin, por exemplo, foi a moeda pioneira para dispensar o intermediário na hora de investir. Assim, você pode transferir, comprar e vender bitcoins e outras criptomoedas sem ter intermediários na negociação. Da mesma forma que o dinheiro em espécie, as criptomoedas podem ser usadas como meio de troca e reserva de valor.
Como comprar criptomoedas?
O mercado de criptomoedas está em plena expansão, mesmo estando disponível há um bom tempo. Fizemos um guia rápido para te ajudar a entender como você consegue comprar criptomoedas com facilidade no Brasil:
Escolha uma exchange
O jeito mais fácil de investir em criptomoedas é por meio das exchanges, que são corretoras responsáveis pela compra e venda das moedas digitais. A exchange fica responsável por realizar todas as transações e garantir que o dinheiro seja bem investido e negociado da maneira certa.
Depois disso, é preciso se cadastrar na plataforma. Na Novadax, por exemplo, uma das exchanges mais conhecidas do mercado, o cadastro é simples e os limites de investimento são mais baixos para os iniciantes, que podem aportar valores por meio de transferência bancária.
Pesquise as opções para comprar criptomoedas por melhores preços
A dica é pesquisar bastante e fazer simulações das compras de criptomoedas antes de realizar as operações. Dessa forma, fica mais fácil encontrar as exchanges com preços mais baratos para fazer o seu investimento render mais, principalmente se você tem um orçamento mais limitado.
Outra dica valiosa é começar com pequenos investimentos. Mesmo que você tenha estudado o mercado de criptomoedas, o processo pode ser mais complexo do que parece. Então, para entender na prática como funciona a comercialização de criptomoedas, faça pequenos aportes menores, descubra o seu perfil de investidor, estude e se adapte ao andamento do mercado.
Acompanhe as tendências do mercado
O mercado de criptomoedas é bastante volátil e as variações das moedas no dia-a-dia são muito bruscas. Isso faz com que investidores iniciantes corram o risco de perder boa parte de seus investimentos. Por isso, acompanhar as tendências do mercado é muito importante para evitar investir por conta de uma supervalorização repentina que perca força horas depois com a mesma intensidade.
Dessa maneira, ficar de olho no mercado é muito importante para evitar o investimento em criptomoedas que tenham sofrido desvalorizações frequentes nos últimos meses, por exemplo.
Crie uma carteira bitcoin
Uma dica valiosa após a sua compra é criar uma carteira bitcoin. Ela funciona como uma carteira digital, servindo para armazenar todas as criptomoedas que estão no seu nome.
Por meio da carteira, é possível acompanhar o quanto você possui de cada moeda e todas as transações já realizadas. E o jeito mais fácil de criar uma carteira bitcoin é por meio das exchanges, que oferecem uma plataforma em português para que os investidores possam acompanhar a evolução dos seus investimentos no mercado.
Conseguiu entender como funciona? A compra de criptomoedas não é tão complicada quanto parece. Escolha uma exchange que ofereça todo o suporte na hora de investir em aplicações seguras e inicie a sua trajetória no ramo das criptomoedas.