Conheça os benefícios de investir em e-commerce

Às vezes, muitos empresários ficam confusos sobre quais medidas devem tomar para aumentar suas vendas em todo o mundo. E é justamente nessa situação que se agrega o e-commerce

Entrando neste novo mundo, ainda há muito medo entre as pessoas. A incerteza do e-commerce e o desconhecimento sobre essa oportunidade de negócio são os principais fatores que afastam os empreendedores. 

Assim, o texto a seguir trata do conceito de comércio eletrônico, procurando explicar as questões de sua funcionalidade e explicar suas vantagens no mundo moderno de hoje. 

O que é uma loja online afinal?

O e-commerce pode ser traduzido como “comércio eletrônico” ou “comércio online”. Assim, refere-se à compra ou venda de produtos ou serviços pela Internet e à transferência de dinheiro ou dados para concluir essas transações. 

E-commerce é um termo geralmente usado para se referir à venda online de produtos físicos, mas também pode descrever qualquer tipo de transação comercial pela Internet. 

Benefícios de investir em e-commerce?

O comércio eletrônico não teria muito sucesso no mundo se não oferecesse benefícios interessantes tanto para comerciantes quanto para clientes. 

Vale a pena saber que qualquer pessoa pode abrir uma loja online em qualquer segmento de mercado, desde climatizadores de ar para lojas até, por exemplo, lojas de construção que vendem pisos. 

Portanto, as seguintes vantagens são discutidas no texto:

1) O comércio eletrônico está crescendo 

Já é fato que o comércio eletrônico está cada vez mais presente na vida das pessoas. Tanto  é assim que, no Brasil, o faturamento do setor chegou a  

8 bilhões de reais em 2017, segundo levantamento da Webshoppers 2018. 

Antes que os leitores pensem que o crescimento parou por aí, os dados mostram o contrário: em 2018, o e-commerce cresceu 12% em relação a 2017, segundo o estudo “E-commerce Radar 2018”. 

No entanto, não se deve supor que este seja o fim das lojas físicas. Segundo o Empreendedor, uma proporção muito grande de pessoas ainda começa a comprar produtos em lojas físicas. 

Além disso, esse mercado ainda é muito grande se comparado ao e-commerce. 

2) A expansão pode ser global 

Um grande número de projetos iniciais tem uma localização bastante limitada, o que exige um bom planejamento de acordo com o produto ou serviço oferecido, como consultoria blockchain, por exemplo. 

Mas, embora uma loja seja frequentemente fixada em uma região, ela pode expandir seus limites para outras regiões por meio de lojas online, como uma loja que oferece um serviço de impressão 3D

Isso porque, como o nome  sugere, a Internet cria uma rede global de conexões. Esse recurso também se aplica às lojas afiliadas, pois qualquer pessoa pode encontrá-las em qualquer lugar. 

Os produtos podem ser vendidos em todo o mundo usando a infraestrutura  logística correspondente (se o produto for realmente um bem físico). 

É possível ampliar ainda mais os limites geográficos da venda de produtos digitais como jogos, músicas, livros eletrônicos ou cursos vendidos em loja eletrônica, caso em que determinada loja online pode vender fora da loja. 

Pode vender produtos de bom fornecedor de luminária led, por exemplo, para uma piscina. 

3) Os custos são menores 

Adicionar um componente de Internet a um negócio existente não é necessariamente um investimento arriscado. 

Na verdade, na maioria dos casos é muito mais acessível e seguro abrir uma categoria virtual de uma loja separada do que expandir a rede de negócios para outros locais. 

Isso se deve a vários fatores-chave: 

  •  Os lucros podem ser obtidos com a publicidade; 
  •  A economia vem da contratação e contratação de funcionários; 
  •  E-commerce é mais direcionado; 
  •  Você pode personalizar o espaço; 
  •  Crescimento do tráfego do site; 
  •  O investimento pode ser pequeno e lucrativo; 
  •  O consumidor tem uma experiência mais agradável; 
  •  Reforços passivos aparecem. 

O termo “renda passiva” pode se referir ao lucro que um determinado negócio pode obter mesmo quando  suas portas estão fechadas. 

No e-commerce, as vendas podem ocorrer sem funcionários, independentemente do local e horário do dia. 

Isso porque o e-commerce é um site, uma plataforma que pode estar ativa  24horas por dia, 7 dias por semana. 

Desta forma o lucro aumenta, pois os consumidores não precisam ficar limitados pelo horário de funcionamento das lojas. 

Isso é  muito importante para quem quer comprar, por exemplo, uma empresa de artigos de esportes,  mas não pode dirigir até uma loja física dessa especialidade.

4) Praticidade 

Outro detalhe da loja online é que ela não exige todos os custos que normalmente envolvem a abertura de uma loja física. 

Isso significa que é possível evitar a contratação de funcionários no balcão para realizar as vendas: isso é feito de forma totalmente virtual. 

Até o atendimento ao cliente pode ser automatizado, como os chatbots. Ou seja, robôs programados para falar e responder a todas as perguntas dos clientes da loja. 

Além disso, esses “trabalhadores” virtuais podem trabalhar o tempo que for necessário. Com isso, por exemplo, a empresa que administra o bom serviço de consultoria digital pode utilizar um robô que explica aos visitantes do site como é feito o trabalho.

De acordo com a estrutura, os possíveis custos estão relacionados com o desenvolvimento e manutenção do site, além das taxas que as plataformas de vendas online podem cobrar por cada compra. 

Mas todos esses valores não chegam nem perto do preço que muitos comerciantes pagam para alugar um espaço, principalmente em locais nobres. 

Uma loja física, por exemplo, projetada para vender capachos personalizados de porta em um shopping, muitas vezes custa milhares de reais para alugar um espaço tão desejável. 

 5) Uso de Ferramentas 

O comércio eletrônico pode garantir um enorme crescimento aproveitando as diversas ferramentas que a Internet pode oferecer. 

Estratégias de marketing digital e modelos de vendas podem ser usados ​​para aumentar o alcance das atividades de compras online. 

Tudo isso pode ser feito com a ajuda de muitos algoritmos da Internet que podem fornecer determinadas informações a um determinado número de usuários. 

Dessa forma, uma pessoa interessada em decorar um cômodo tem mais oportunidades de obter informações sobre, por exemplo, uma loja que fabrica cilindros hidráulicos Bosch rexroth,  do que alguém que não sabe nada sobre o assunto.

6) Personalização 

A personalização pode ser utilizada como prática  para otimizar ainda mais as ofertas de  e-commerce com base nas informações do consumidor integradas a um sistema eletrônico automatizado. 

Com isso, o dono da loja online pode direcionar suas atividades para pessoas selecionadas. 

Um exemplo disso é o e-mail marketing onde uma empresa de impermeabilização oferece um desconto especial de aniversário para um ex-cliente. Tudo isso melhora a relação existente entre a marca e o consumidor de forma saudável. 

Todas essas informações permitem que o consumidor tenha uma experiência de compra ainda mais agradável. Isso ocorre porque as lojas virtuais não exigem que uma pessoa saia de  casa para se deslocar para um determinado local. 

Além disso, quando se trata de lojas remotas, como lugares que vendem postes de vidro e alumínio, uma loja online pode ser uma maneira de clientes em potencial evitarem trens, tráfego urbano e estacionamentos apenas para conferir um produto que muitas vezes não é exatamente o que uma pessoa precisa. 

Um site de comércio eletrônico permite que os visitantes visualizem informações como  descrição do produto e  preço  sem se mover. 

Em geral, pode-se dizer que uma loja online é uma forma muito fácil, sem riscos e barata de iniciar um negócio, independentemente de o empreendedor já ter uma loja permanente ou não. 

Assim, se o dono da loja online escolher corretamente seus produtos utilizando estratégias de negócios adequadas, o comércio eletrônico pode atingir um enorme potencial na Internet. 

Nesse sentido, as lojas online se colocaram um passo à frente de outros estabelecimentos, mostrando sua capacidade de adaptação às mudanças tecnológicas do mundo.