Consultoria de Marketing Digital: como escolher uma que traga resultados

A escolha de uma consultoria de marketing digital é um desafio, especialmente para empresas que nunca trabalharam com uma antes.

Quase toda consultoria de marketing digital afirma possuir uma perícia notável e um vasto conhecimento sobre os serviços que prestam. 

Várias dessas consultorias têm extensas carteiras com dezenas de projetos concluídos e referências gigantescas. 

Neste artigo apresentamos os pontos-chave a considerar na escolha de uma empresa de consultoria de marketing. 

Como avaliar qual empresa de consultoria de marketing digital que melhor funcionará e o ajudará a alcançar os seus objetivos empresariais?

Tomamos a perspectiva do cliente e mencionamos dicas práticas que são susceptíveis de serem utilizadas tanto por pequenas como por grandes empresas. 

Serão dicas úteis na escolha de um parceiro para um projeto pontual, mas também quando decidir iniciar um contrato de longo prazo. 

Qual é o perfil da consultoria de marketing digital?

O critério mais relevante para escolher uma empresa de consultoria de marketing digital é a sua capacidade de satisfazer uma necessidade concreta. 

Antes de iniciar a procura de uma consultoria, sua empresa deve definir os objetivos a serem atingidos. 

Só quando tiver este entendimento poderá começar a buscar as consultorias digitais disponíveis, ou seja, se a consultoria de marketing digital é suficientemente capaz de atingir esses objetivos, ou seja, se tem o perfil adequado para o seu negócio.

Existem muitas empresas de consultoria com diferentes perfis e habilidades. 

Todos eles têm diferentes competências e são especializados em diferentes áreas. 

Aqui estão alguns exemplos de consultorias:

  1. Consultoria de marketing generalista: vasta gama de competências e serviços, no entanto não desponta em nenhum segmento do marketing específico;
  2. Consultoria de Marketing nichada: aqui a empresa detém conhecimento e metodologia específica como por exemplo: infoprodutos, lançamentos digitais, especializada em anúncios, SEO, etc; 
  3. Desenvolvimento de estratégias digitais: especializada em consultoria de marketing digital e vendas com serviços que vão desde mapear o modelo de negócio da empresa até montar um planejamento executável de marketing digital. Possui metodologia própria e conhecimento nichados ao mesmo tempo.  

E embora a atitude inicial seja muitas vezes a de escolher uma consultoria com uma especialização nichada, vale a pena parar um pouco e considerar outras possibilidades. 

Um conselheiro de uma área de nicho nem sempre trará o melhor resultado para sua empresa.

Se o problema empresarial é mais extenso e requer conhecimento de vários setores e estratégias, a função de abordar uma consultoria de marketing digital de diferentes perspectivas é tão fundamental como a perícia numa área definida. 

É igualmente crítico avaliar quando se está em busca de uma parceria a longo prazo. 

Então, a opção por uma consultoria de marketing que tenha experiência em muitas áreas e seja capaz de oferecer uma ajuda adequada, pode ser primordial.

Quais serviços que uma empresa de consultoria de marketing digital presta?

Decidir sobre os objetivos da empresa é eficaz, porém irá se potencializar quando a  consultoria de marketing tem uma gama de serviços que se adapte às necessidades do cliente. 

Vale a pena reservar algum tempo para conhecer as suas ofertas de serviços e ver se a consultoria tem a capacidade de fornecer apoio abrangente ou favorecer apenas certas fases do plano.

Obviamente, pode optar por trabalhar com uma consultoria que não tenha cada uma das competências cruciais. 

No entanto, deve estar ciente de que isto pode conduzir a uma de duas situações abaixo:

  1. A consultoria subcontratará parte do trabalho, o que de certa forma pode levar à determinação ou perda de controle sobre essa parte do projeto,

  2. O cliente terá de encontrar outros parceiros para realizar o restante das fases do projeto, o que envolve trabalho adicional, tal como encontrar uma nova empresa e familiarizar-se com os planos estratégicos da sua organização.

Confira um exemplo mais prático:

Se o cliente tem uma loja física e deseja expandir suas operações por meio de um e-commerce, pode beneficiar da especialidade de uma consultoria de marketing que conhece tanto as operações da parte física quanto a integração com uma loja online.  

Algumas empresas podem ajudar com questões mais gerais e outras com questões mais especializadas.

Uma consultoria de marketing que oferece inteligência de mercado e orientação no processo de entrada num novo mercado será uma boa escolha, e ainda melhor se a consultoria tiver experiência no campo da pesquisa de mercado como: 

  • Análise do comportamento; 
  • Preferências do cliente; 
  • Análise da marca; 
  • Pesquisa da concorrência, 
  • E critérios e testes de produto.

Esta vasta gama de serviços assegura que um plano é tratado de forma abrangente, sem a necessidade de envolver entidades extra. 

Por outro lado, as consultorias que não têm tais competências de investigação subcontratam partes do projeto.

Uma vez que a entrada planejada num novo mercado inclua também a aquisição de outra empresa, serão necessárias competências adicionais. 

Será essencial ter uma organização de consultoria que ofereça não só pesquisa e estudo do mercado alvo, mas também assistência no desenvolvimento de tácticas de entrada no mercado e na realização de aquisições (empresas clientes). 

Desta forma, o cliente que decide comprar uma empresa que opera num mercado definido trabalha com o mesmo parceiro durante toda a duração do plano. 

Uma empresa de consultoria não só preparará o cliente para entrar no novo mercado, mas também o guiará durante todo o processo e o apoiará nas primeiras fases da operação num novo mercado (por exemplo, indicando as partes em que está interessado e conduzindo negociações).

Quais mercados a consultoria de marketing opera?

Um dos critérios mais relevantes para a seleção de consultores (exceto o custo do serviço) é muitas vezes a experiência na área. 

E com razão, uma vez que a eficácia do projeto de marketing digital depende disso.

O primeiro aspecto que deve verificar é o raciocínio e o número de projetos realizados num setor definido (por exemplo, educação, indústria, e-commerce, tecnologia, serviços, etc). 

Descubra certos detalhes, como por exemplo: 

  • Que tipos de projetos a empresa conduziu num determinado setor?; 
  • Os prazos foram cumpridos?; 
  • Por que é que o cliente escolheu esse ambiente de plano específico?; 
  • Como foram avaliados os resultados? 
  • É possível conversar com ex-clientes?  

Outro aspecto fundamental é conhecer a experiência da consultoria de marketing digital nos próximos segmentos B2B (business-to-business) e B2C (business-to-consumer). 

Todos estes segmentos são regidos por regras totalmente diferentes. 

Se o objeto de um plano de consultoria for um produto ou serviço destinado tanto ao negócio como ao cliente especial, a experiência nos dois segmentos é decisiva.

Como é que a empresa de consultoria comunica com o cliente?

Como uma empresa de consultoria gere um projeto de marketing pode ser fundamental para o cliente. 

Um componente chave é a forma como a consultoria atribui responsabilidades. 

E, além disso, como separa as áreas de responsabilidade entre os vários membros da equipe do projeto. 

É especialmente fundamental quando uma consultoria é composta por diversas competências, mercados ou áreas temáticas.

O principal componente aqui é a comunicação com o cliente. 

Deve ser organizado de modo a que o cliente tenha uma compreensão completa do plano, da forma mais concisa possível. 

Se o plano for executado por poucas pessoas (frequentemente especialistas num campo definido, causando apenas uma pequena parte do projeto) e não houver um coordenador exclusivo, então não é uma solução adequada para o cliente.

Se existe um gestor do projeto, mesmo que não tenha as competências do especialista que trabalha nos projetos, é uma virtude gigantesca para o cliente. 

O gestor do plano supervisionará a equipa e o seu trabalho, recolherá dados sobre todos os pontos do plano, e informará o cliente de quaisquer perigos potenciais. 

Desta forma, o gestor do projeto pode oferecer ao cliente a sua crítica sobre cada passo do plano e dar ao cliente dados sobre quaisquer problemas que consigam surgir.

Ter um ponto de contato exclusivo é mais fácil para o cliente, além disso, uma vez que este tenha de fazer uma observação crítica ou manifestar insatisfação com uma parte ou com a integridade do trabalho. 

Em tal situação, a pessoa exclusiva a quem a crítica é dirigida é o dono do projeto.

Avalie quem são os clientes da consultoria de marketing 

Outro recurso que você deve verificar antes de se envolver com uma consultoria de marketing é sua base de clientes. 

Isto pode permitir que você forme certas conclusões sobre o perfil e o desempenho da organização. 

Entretanto, para ter certeza deles, você deve confirmar as suposições feitas durante a verificação posterior do parceiro potencial.

Que tipo de referências a empresa tem?

As referências são uma fonte bastante eficaz, mas muitas vezes negligenciada, de percepção da empresa e de suas proezas. 

Uma boa prática é verificar as referências da empresa que você está considerando. 

Entretanto, isso não é suficiente para avaliar com precisão um possível parceiro de negócios.

Portanto, vale a pena pedir à empresa que fale com um ou dois consumidores para ganhar conhecimento extra. 

No decorrer das conversas com essas organizações, você pode perguntar, entre outras coisas, sobre a satisfação geral com a qualidade do projeto, a maneira e a velocidade da comunicação, flexibilidade na implementação, o grau de compreensão dos segmentos e das questões comerciais.

Não é pouco ortodoxo solicitar o diálogo com certos clientes da empresa, ao contrário, é uma prática comum na área.

Qual é a interação preço-qualidade?

O último critério para selecionar uma empresa de consultoria de marketing digital que apresentamos é a avaliação da interação custo-benefício do projeto. 

Este componente é bastante pessoal. 

Portanto, deve-se levar em conta a votação tendo em mente as habilidades da organização, o escopo do plano, o procedimento de financiamento e assim por diante. 

Esta questão é bastante vasta, por isso gostaríamos de chamar sua atenção neste momento para apenas 2 casos comuns.

Certos projetos de consultoria – por sua natureza específica – exigirão uma empresa de consultoria reconhecida como especialista em uma determinada área. 

É provável que alguns desses projetos sejam, por exemplo, projetos de pesquisa de mercado com a intenção de obter financiamento de um banco ou outra organização financiadora, ou a fim de realizar relatórios associados às exigências dos mercados públicos. 

O cliente pode optar por trabalhar com uma empresa de consultoria de marketing digital respeitável e, portanto, cara. 

Pode até ser consideravelmente mais caro do que a interação preço-qualidade indica, mas o aspecto de reputação e força da marca pode ser o componente decisivo.

Acontece constantemente que empresas multinacionais trabalham apenas com empresas de consultoria mais gabaritadas. 

Ao oferecer uma possibilidade a uma empresa menor (mas profissional e competente), o plano pode ser executado com muito mais atenção e diligência, e a reação ao escopo do plano será mais flexível graças ao valor de um cliente de grande porte para uma organização menor. 

Nesta situação, a interação preço-qualidade da partida pode ser uma enorme escolha.  

Escolher uma consultoria de marketing digital certa para o seu negócio pode ser uma das decisões mais críticas. 

Entretanto, refletir sobre as dicas que mencionamos neste conteúdo ajudará a sua empresa a garantir uma parceria produtiva e bem-sucedida.