A economia digital é uma realidade, e a concentração de poder nas empresas da internet, nunca esteve tão em evidência. Muitas empresas só vendem pela internet e posicionar-se em local de destaque nos buscadores é tema de sobrevivência empresarial.
Primeiro é necessário tentar alinhar o significado da palavra qualidade, para esta questão de geração de conteúdo para a internet. O que exatamente seria um conteúdo de qualidade? Para responder a esta questão, relembro de um conceito ligado a qualidade que é a autoridade, vamos refletir então nestes dois pontos, a relação entre a autoridade e a qualidade de um conteúdo pensado em tempos digitais.
A autoridade é uma relevância construída ao longo do tempo.
Infelizmente para os mais jovens, a tal experiência não pode ser obtida nem por força da sua juventude, nem por meio do cartão de crédito dos pais, a autoridade é uma construção de um conjunto de competências reconhecidas pelos pares. Isto significa que, por exemplo, em um dado esforço educacional, é necessário ter seu conhecimento reconhecido por um professor.
Seria o primeiro passo, na construção da sua autoridade em um determinado assunto, completar pelo menos uma graduação, obviamente que tenho observado o desinteresse de muitos e de várias empresas que sobre a relação entre autoridade e o um diploma de graduação. É muito importante separar as missões de vida, ou se almeja uma colocação no mercado de trabalho ou se almeja construir uma autoridade. Que são assuntos bem diferentes.
As certificações acadêmicas são isto, peças de construção de uma autoridade. Mas quanto será que estas peças, relevadas no texto, completam uma autoridade? Já adianto que não adianta obter todos os certificados existentes, é necessário ir além do básico e ter uma visão mais abrangente sobre a vida, começando por observar as ações e as carreiras das pessoas que exercem autoridade na internet.
E pela minha observação, a autoridade é construída por certificados mas forjada pela popularidade do candidato a autoridade, então quem almeja ser autoridade em algum assunto deve se comunicar com frequência, produzindo peças de informação que corroborem a sua autoridade. Não é lógico, e os algoritmos calculam isto, se você pode exemplo se formou em direito, aparece criando um conteúdo de receitas de bolo e publica este conteúdo no site do seu escritório de advocacia.
Autoridade é construída a partir de geração de conteúdos
Então a autoridade é a geração de conteúdo coerente com a sua formação, reconhecida pelos pares. Citando mais um exemplo, seria um médico criando um conteúdo de medicina, sendo compartilhado por outros médicos, perceba a autoridade sendo forjada.
O compartilhamento de conteúdo de autoridade entre os pares, raramente ocorre por ação de sua suposta fama, é o produto de um esforço continuado, um médico precisa abordar outro médico ativamente, para que o seu conteúdo seja referendado. Quem é capaz de gerar este engajamento são todas as ações planejadas em marketing.
No caso da internet, a autoridade seria quando, por mais um exemplo, uma empresa de transporte de veículos em São Paulo, gera um conteúdo relevante publicado no seu site que seja citado em sites de outras empresas de transportes de veículos de São Paulo. Neste caso apresentando um típico conjunto de autoridade regional.
Nas micro e pequenas empresas é muito relevante gerar um conteúdo regional, para posicionar a sua autoridade em uma certa delimitação geográfica, então quem é médico que produz um conteúdo médico, relacionado com a sua região de atuação, obtém uma autoridade mais rapidamente.
Quem trabalha em uma empresa de mudanças, deve-se citar o bairro onde atua em seu conteúdo, é exatamente este conjunto de dados que diferencia um conteúdo de qualidade dos outros, o algoritmo dos buscadores, calcula a coerência e lança o material mais coerente na frente.
Logicamente que pensar grande é muito importante para qualquer empreendedor, mas suas ações devem seguir uma coerência tanto de alcance quanto de volume, uma empresa de mudanças de bairro deve citar o bairro de atuação no conteúdo, em vez de citar a cidade.
Mudanças em Águas Claras é diferente de mudanças em Brasília, em termos de volume de buscas e concorrência. Para quem não sabe, Águas Claras é uma cidade satélite do Distrito Federal, talvez para o leitor, seja a sua primeira vez que tenha lido sobre o nome desta importante região de Brasília, mas o buscador com certeza sabe onde fica a região e posiciona o conteúdo de mais autoridade, na palavra chave mais regional, que pode ser justamente a sua.
Qualidade em um conteúdo é a sua coerência
Seja você uma micro empresa, ou um mega conglomerado, todos precisam estar trabalhando em suas respectivas autoridades, é uma atividade diária. Uma ação danosa neste processo é a prática do copia e cola, um conteúdo de autoridade mínima é minimamente original. A produção de qualquer conteúdo obviamente se utiliza de referências diversas, de múltiplos autores, mas para o buscador na internet, um texto escrito baseado em cópias, é muito mal visto e com certeza será punido.
A punição aplicada pelo algoritmo do buscador é automática e inquestionável, não gera nenhum aviso prévio ou posterior, o conteúdo simplesmente não é publicado e ponto final. O site de origem da peça de conteúdo copiado, também sobre ele se acende uma alerta de gerador de spam.
Referenciar um conteúdo é diferente de copiá-lo, lembre-se disto na sua próxima produção. Aliás, recomendo fortemente para quem se dedica a construir sua autoridade, justamente, seguir as regras básicas de produção de texto acadêmico. O algoritmo dos buscadores é capaz de diferenciar um conteúdo qualquer de um produzido no padrão acadêmico.
Acaba que quem deseja estabelecer uma autoridade, na marra e sem planejamento perde-se tempo, dinheiro e a autoridade estabelecida. Sim, autoridade é um valor dinâmico, se quando se produz um conteúdo original e relevante se soma, o oposto também é verdadeiro.
Dicas práticas, para geração de um conteúdo autoral
- Seja original.
- Cite as fontes, o que é diferente de cópia.
- Escreva diariamente.
- Para escrever bem, leia livros diariamente.
Ronaldo Luis Gonçalves
Pai, Marido, Escritor, Engenheiro de Software, Empreendedor Digital atuando no mercado de marketing, é também redator de diversos sites na internet.