Conteúdos para Comunicação Interna: veja 12 ideias atrativas para engajar os seus colaboradores

A comunicação interna de qualidade contribui para um ambiente de trabalho positivo, cria diálogo entre os colaboradores, dissemina a cultura da empresa e alinha a equipe sobre os processos de trabalho.

São infinitas possibilidades, o conteúdo pode ser com fim educativo, inspiracional ou informativo. Existem várias maneiras de disseminá-lo: tv corporativa, newsletter, redes sociais, vídeos, palestras, workshops ou ações da empresa.

Na hora de elaborar uma estratégia de comunicação é necessário entender o que gera engajamento, este conteúdo deve ser frequente e atrativo. Aqui trouxemos 12 ideias para cada mês do ano.

1 Conscientização sobre acolhimento

As grandes metrópoles – como Rio de Janeiro e São Paulo – costumam receber trabalhadores de diferentes regiões do país.

Principalmente nordestinos e nortistas relatem preconceito por parte de seus colegas profissionais. A comunicação interna pode atuar de forma educativa para conscientizar os colaboradores sobre o acolhimento com esses grupos.

Comentários sobre o sotaque, colocar apelidos ou usar expressões pejorativas devem ser práticas combatidas. Investir na criação de conteúdo educativo sobre o assunto é uma forma de colaborar para um ambiente de trabalho acolhedor e inclusivo.

2 Carnaval

O feriado de carnaval permite diferentes tipos de conteúdo. É possível dar dicas de segurança em relação a assaltos em blocos de rua ou mensagens de conscientização contra o assédio.

A empresa também pode fazer indicações de comemorações e disponibilizar um calendário com possíveis eventos que vão acontecer durante o feriado na cidade.

 

3 Informações sobre o setor

Para que a equipe esteja engajada é necessário que o colaborador esteja a apar das notícias sobre o setor em que trabalha e consciente sobre todos os processos. Para isso, o formato “Você sabia?” é bem eficaz.

Dados, métricas e gráficos de resultados da empresa são uma grande ajuda, assim como notícias sobre a economia e tecnologia pelo mundo.

O importante é interpretar para a equipe de que forma essas informações e dados influenciam na empresa. Nesse tipo de conteúdo, é muito importante o uso de representação visual como suporte.

4 Discussão sobre burnout

A Síndrome do Esgotamento profissional, também chamada de Burnout, é um estresse relacionado ao ambiente profissional.

A comunicação interna pode funcionar como forma de promover o bem-estar da equipe e alertar sobre os sintomas, relembrando sobre a importância de uma rotina pessoal equilibrada e uma rotina de trabalho saudável.

O Burnout pode surgir a partir de rotinas exaustivas e estressantes de trabalho e apresenta consequências físicas e psicológicas. Os sintomas podem ser cansaço físico, perda de rendimento e concentração, assim como irritabilidade.

5 Integração profissional de PCDs

É obrigatória a contratação de PcDs desde a criação da Lei de inclusão de Pessoas com Deficiência (PcD) no mercado de trabalho de 1991.

As empresas não precisam somente adaptar o ambiente físico para proporcionar inclusão, mas também garantir que sejam inclusos nas relações interpessoais, com o um espaço de diálogo em que PcDs possam ter fala.

Por meio de treinamentos ou conteúdo educativo, colaboradores podem entender a importância dessa inserção no ambiente de trabalho e serem alertados que não devem tratá-los de forma diferenciada. 

A comunicação interna pode ajudar a equipe a entender as necessidades de PcDs e combater possíveis preconceitos ou constrangimentos com esse grupo.

6 Depoimentos da equipe

Feedbacks são essenciais no ambiente de trabalho. Esse mecanismo pode ser usado de forma que colaboradores deixem feedback para a empresa e vice-versa.

Um espaço periódico para depoimentos faz com que a equipe se sinta ouvida, valorizada e pertencente a empresa. Isso facilita a comunicação no geral, já que o engajamento evita má interpretação.

7 LGBTQIA+

O mês de junho é dedicado ao Orgulho LGBTQIA+. No ambiente corporativo ainda há preconceito na contratação desse grupo, por isso a conscientização da inclusão é essencial.

Uma boa ideia é apresentar referências de profissionais LGBTQIA+ no mundo corporativo, principalmente em posições de liderança.

O recomendado é debater este assunto seguindo um manual de comunicação para quebrar estereótipos e combater a homofobia.

8 Reconhecimento de colaboradores

Podem ser feitas homenagens e agradecimentos a colaboradores ou equipes inteiras em reconhecimento de um bom trabalho, de forma quinzenal ou mensal.

É importante detalhar os motivos que fizeram o colaborar ser um destaque, a sugestão de uma nova ideia ou novo projeto. Outra opção é comemorar o tempo do colaborador na empresa.

 

9 Setembro Amarelo

Em setembro é lembrado a importância da saúde mental, o mês é dedicado à prevenção do suicídio. 

O estresse e ansiedade são resultados comuns das exigências mo ambiente de trabalho, é uma oportunidade de colaboradores engajarem dando suas opiniões sobre as políticas de convivência da empresa e sua qualidade de vida.

É preciso cuidado para abordar o tema, a conscientização deve mostrar a importância do assunto e o encaminhamento médico profissional especializado. Todo conteúdo sobre como abordar o assunto pode ser encontrado no site oficial da campanha.

Além de ser um espaço para diálogo, funciona como uma porta de acesso à informação sobre o assunto. Outubro Rosa e dezembro Vermelho são outros marcos de saúde mental e física importantes de serem lembradas.

10 Relatórios de eventos

Relatórios após a ocorrência de qualquer evento interno ou externo como feiras, treinamentos, confraternização, seminários, palestras e workshops são capazes de estimular a participação ativa e envolvimento entre os colaboradores.

Os relatórios podem conter detalhes sobre a presença de colaboradores e convidados, resumos sobres assuntos discutidos, assim como fotos, vídeos e depoimentos.

11 Novembro: Mês da consciência negra

O dia 20 de novembro é feriado em referência ao Dia Nacional da Consciência Negra. O mês abre espaço para discussões sobre pautais sociais, combate ao racismo e celebração da cultura brasileira.

Como meio de comunicação interna é importante que este conteúdo relembre a história da formação do Brasil e reforce a importância do combate ao racismo.

A elaboração de conteúdo com essa temática pode ser feita a partir de ideias de pensadores referenciados como a ativista e filósofa Djamila Ribeiro e o advogado Silvio Almeida.

12 Compartilhe os objetivos da empresa

Ao compartilhar com a equipe os objetivos a curto, médio e longo prazo da empresa é possível criar significado para o trabalho e tarefas realizada pelos colaboradores.

Criar um planejamento de atualização periódica dos progressos da equipe e distribui-los, em vídeos ou vinhetas, estimula os funcionários a compartilharem dos mesmos objetivos.

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog da Wiplay, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre diversos segmentos.