O manuseio correto de eletrodomésticos como cooktop e micro-ondas são fundamentais para garantir a segurança de todos
Muita gente nem se dá conta, mas a cozinha pode ser considerada o coração de uma casa. Esse é o local onde são preparadas deliciosas refeições, unindo as famílias e sendo um espaço que é sinônimo de harmonia, criação e felicidade. Afinal, é muito gostoso reunir as pessoas em torno do fogão ou cooktop para preparar uma receita deliciosa e que irá satisfazer a todos.
Contudo, a cozinha não deixa de ser um espaço que oferece alguns riscos, sobretudo quando se tem crianças em casa. A segurança na cozinha é um assunto que alguns podem negligenciar, mas é de extrema importância. Adotar medidas para prevenir acidentes no manuseio do cooktop, micro-ondas e com os utensílios da cozinha é imprescindível para garantir o bem-estar de todos os membros da família. Abaixo, conheça algumas das medidas que ajudam a manter a cozinha em uma área segura e tão especial.
Como funciona o fogão elétrico?
O cooktop, ou fogão elétrico, é um eletrodoméstico que está cada vez mais presente nos lares brasileiros. Ele é bem parecido com o fogão tradicional, com a diferença que, ao invés de ser alimentado por um botijão ou por gás encanado, é a eletricidade a responsável por aquecer as bocas dele para cozinhar. O eletrodoméstico é ligado ao uso de uma tomada, de modo que a eletricidade irá esquentar as resistências posicionadas nas bocas do fogão.
Os modelos mais portáteis têm 1 ou 2 bocas e são mais compactos, mas se destacam pela possibilidade de serem levados para qualquer lugar. Mas há cooktops com 5 bocas, sendo que eles têm apenas a parte de cima do fogão, sem o forno. Eles podem ser colocados em qualquer superfície reta ou, se a pessoa preferir, pode ser embutido em uma bancada na cozinha.
Mantenha os cabos das panelas voltados para dentro do fogão
Esse é um conselho que todo mundo já deve ter ouvido, mas nunca é demais repetir. Quando as panelas estiverem sob o fogão ou cooktop, tenha certeza de que os cabos delas estejam voltados para o centro do eletrodoméstico. Por mais que o cozinheiro seja alguém atento, um momento de desatenção é o que basta para esbarrar em um cabo que esteja no caminho e derramar toda a comida da panela no chão, desperdiçando-a.
Há também a questão de proteger as crianças. Naturalmente, elas são curiosas e, ao verem o cabo da panela ao alcance, podem tentar puxá-los para ver o que está dentro. Assim, essa atitude evita o risco da comida quente cair sobre a criança, o que pode machucá-la seriamente.
Não coloque objetos metálicos dentro do micro-ondas
Além do cooktop, também é importante entender como utilizar o micro-ondas corretamente. Ele oferece muita comodidade e praticidade na hora de esquentar os alimentos com rapidez, mas é preciso saber o que pode ser colocado dentro dele. Itens metálicos, como talheres, panelas e outros utensílios, são expressamente proibidos. Isso porque as ondas de calor do aparelho provocam faíscas que podem tanto danificá-lo como até mesmo iniciar um incêndio.
Como usar a panela de pressão?
Um dos itens que mais exige cuidado no manuseio dentro da cozinha é a panela de pressão. Ela é ótima para cozinhar rapidamente alimentos, mas pode se transformar em uma bomba-relógio se o seu uso for inadequado, sendo que as explosões, além de machucarem seriamente, também podem danificar o fogão e a cozinha.
Um conselho indispensável é sempre acrescentar o mínimo possível de água no interior, evitando que a panela não seque completamente durante o cozimento. Colocar água demais é outro problema, já que há o risco dela transbordar ao ferver, entupindo a válvula de segurança. Inclusive, a válvula deve ser limpa rotineiramente, permitindo assim que o vapor possa sair livremente.
Coloque tapetes antiderrapantes no cômodo
Já pensou o perigo que é carregar uma panela cheia de conteúdo quente, escorregar e o conteúdo cair sobre você? Esse é um cenário que ninguém quer que aconteça. Uma das maneiras de deixar o chão da cozinha limpo e bem organizado é colocar um tapete antiderrapante no cômodo. Aqui, mais do que ser uma peça decorativa, é importante que o tapete ajude a manter a segurança dos moradores e também a higienização do espaço. Por isso, procure por modelos que também sejam antibacterianos.