De que forma a tecnologia vem conectando pessoas e máquinas

Não é de hoje que os humanos buscam formas de facilitar seu dia a dia e, assim, promoveram desde descobertas na tecnologia até transformações digitais que vemos atualmente, como a inteligência artificial e a Internet das Coisas, por exemplo.

E isso tudo nos trouxe não apenas a criação de novos serviços, equipamentos, utensílios, mecanismos e dispositivos, mas também uma tecnologia em constante revolução favorecendo, principalmente, o ambiente corporativo.

Mas, de que forma essa revolução tecnológica vem conectando pessoas e máquinas? Que impacto ela pode ter em nosso dia a dia?

O que é revolução tecnológica?

Primeiramente, é preciso entender que a revolução tecnológica é um fenômeno atual, que não pra de evoluir e transformar a nossa forma de viver.

Embora muitas pessoas possam nem perceber o real impacto da tecnologia e suas constantes evoluções em nossa vida, principalmente, no caso daquelas mais jovens, o fato é que ela a partir do computador, celular, e outros dispositivos eletrônicos, não só passou a apresentar um acelerado crescimento, como a se tornar, cada vez mais, parte de nossa rotina.

E assim como a revolução industrial impactou os séculos anteriores, a revolução tecnológica vem transformando nossas vidas, principalmente, no que diz respeito às tecnologias de informação, processamento e comunicação.

Como a tecnologia pode transformar o dia a dia das pessoas?

É inegável as mudanças provocadas pela internet, principalmente, no que diz respeito à informação, que nos chega de forma instantânea, conectando pessoas e marcas, promovendo um mundo cada vez mais digital e conectado.

No mais, a revolução tecnológica está presente em praticamente tudo, desde o simples ato de poder acessar um banco pelo celular, pedir comida, trabalhar de forma remota, fazer cursos a distância, telemedicina, entre muitas outras possibilidades. 

E sabe o que é mais incrível? É que a tendência é que a tecnologia continue crescendo.

Se pararmos para pensar, a internet no Brasil é algo relativamente novo (1995), assim como o lançamento do primeiro smartphone (2002), de lá para cá, quanta coisa mudou! Isso significa que esse grande salto tecnológico nas últimas décadas, na verdade, foi só o começo de uma verdadeira revolução tecnológica, e temos que estar preparados para isso.

Como essa revolução se aplica no mundo dos negócios?

Atualmente, não tem como falarmos de negócios sem relacionar com as diversas opções de ferramentas e estratégias possibilitadas por essa grande revolução tecnológica.

Quem nunca pesquisou na internet algum produto ou serviço, seja no Google ou nas redes sociais e, no dia seguinte, recebeu materiais publicitários relacionados a ele em suas redes sociais, e-mail, ou enquanto navegava pela web? 

Então, isso faz parte dessa revolução tecnológica que, sem percebermos, coleta e analisa nossos movimentos na web e dados em prol de organizações, dos mais variados setores e tamanhos.

Ou seja, sem que percebamos, enviamos informações relevantes sobre nossos gostos, preferências em grande parte dos mecanismos de busca, e isso graças à Inteligência Artificial (I.A.), mas não só de inteligência artificial vive a atual tecnologia. Existe uma infinidade de novidades tecnológicas que vem causando uma série de transformações em nossa vida, nos conectando cada vez mais às máquinas. Confira abaixo algumas delas. 

Principais novidades tecnológicas 

É impossível falar em revolução tecnológica sem citar sua importância na interação entre o mundo real e o digital, onde precisamos aprender a conviver lado a lado com robôs e máquinas, e isso graças à inteligência artificial. Confira algumas das principais e novas tecnologias:

Internet das Coisas (IoT)

Com o avanço da tecnologia, a inteligência artificial cada vez mais vem sendo incorporada em todo tipo de objeto, com a chamada IoT ( Internet das Coisas) de eletrodomésticos à máquinas mais sofisticadas nas indústrias, possibilitando seu funcionamento de forma autônoma. Como exemplos podemos citar a presença da IoT nas fábricas, com o desenvolvimentos de geladeiras com funções de adequação de temperatura interna; fogões com funções de cozimento automático, até mesmo,  carros autônomos,  entre outros.

Computação na nuvem

E não tem como deixar de fora a Computação na nuvem, que é a tecnologia mais usada ultimamente quando é preciso armazenar uma grande quantidade de dados sem depender de uma estrutura física, permitindo um acesso mais fácil às informações a partir de qualquer dispositivo.

Sistemas ciberfísicos

Outra novidade que veio para transformar e facilitar a rotina das empresas são os sistemas representados por robôs, que possuem a capacidade de realizar atividades operacionais e intelectuais no lugar dos seres humanos.