Dicas de como empreender no mercado Brasileiro

Sabemos que empreender no Brasil não é uma tarefa fácil, muito menos algo rápido de ser feito. Porém mesmo em meio a tantas dificuldades e crises econômicas, empreender é uma alternativa para muitas pessoas nos dias de hoje.

Empreender no Brasil tornou-se uma alternativa principalmente em momentos de crises, onde não se encontram oportunidades de emprego.

Muitas pessoas querem empreender, mas não sabem ao certo por onde devem começar, mas acredite, apenas comece.

Os números de empreendedores(as) brasileiros(as) está só aumentando desde a pandemia em 2019, seja por uma necessidade ou até mesmo para realizar um sonho, como o surgimento da transportadora Lunar Transportes.

Sabemos também que se tratando de burocracias o Brasil se destaca, por aqui empreender não é apenas começar o próprio negócio, mas sim encontrar quais as reais necessidades das pessoas sobre o serviço que será oferecido.

Por exemplo: uma transportadora de veículos só consegue atingir o seu objetivo de transportar se tiver quem compre veículos e que necessite do transporte dos mesmos para outras regiões.

É aquela questão de oferta e procura, quem oferece o melhor serviço e maior agilidade na prestação do serviço ganha pontos com o consumidor final.

Um exemplo de empresas que deram certo na pandemia é a empresa de transporte de veículos Lunar, ela nasceu em 2019 como uma pequena empresa de transporte e hoje se destaca em diversas regiões do Brasil.

Processos para empreender no Brasil

Se você está pensando em abrir seu próprio negócio no Brasil, saiba que empreender aqui é uma tarefa que necessita de paciência.

O empreendedorismo começou a surgir no Brasil na década de 1990 e de lá para cá diversas atualizações e reformas foram acontecendo para chegarmos ao que é hoje.

O Brasil é um dos países que possui o processo para abertura de empresa mais demorado em comparação a outros países, como por exemplo, Nova Zelândia, onde em apenas um dia você já consegue abrir sua própria empresa.

Aqui no Brasil as exigências das documentações necessárias são tantas que muitas pessoas acabam desistindo e optando pela informalidade, além é claro dos valores de impostos cobrados.

Existe alguma maneira de empreender no brasil de forma mais rápida?

A resposta é: sim, existe! Além das facilidades de abrir uma MEI, hoje em dia a maneira mais rápida para abrir o próprio negócio no Brasil é abrindo franquias, com elas não é necessário experiência anterior no ramo pretendido, pois a franqueadora é quem responde por todos os treinamentos e suporte para os novos franqueados.

Porém, devemos lembrar que manter uma empresa, mesmo que franqueada, não é uma tarefa nada fácil e exige esforço e dedicação da mesma forma que uma MEI, etc.

Sabemos que o desejo de muitos brasileiros é ter o próprio negócio, mas também podemos dizer que muitos não alcançam o sucesso no mundo do empreendedorismo por algumas falhas de conhecimento.

Às vezes o(a) empreendedor(a) pensa que abrir o próprio negócio é algo impossível de ser feito, ou que é necessário tornar-se um(a) gênio(a) para alcançar suas metas. Mas isso não é verdade!

É claro que exige muita dedicação e responsabilidade, porém não é algo impossível de ser feito. Muitas empresas também surgiram de insights entre amigos e dão certo até hoje.

Quais os documentos necessários para empreender?

Como já falamos o processo para abrir uma empresa no Brasil é algo bem burocrático e longo, e para começar o processo, e dar entrada na abertura de uma empresa é necessário a apresentação de alguns documentos conforme listado abaixo:

Documentos pessoais:

  • Cópia autenticada do RG/CPF;
  • Cópia da Certidão de Casamento (se casado);
  • Cópia do comprovante de endereço atualizado;
  • Cópia da declaração do Imposto de Renda;

Lembre-se de que, se a empresa tiver sócios, será necessário a apresentação dos documentos listados de cada um dos sócios da empresa.

Documentos da empresa:

  • Cópia do comprovante de endereço comercial onde será a sede da empresa (se for diferente do endereço residencial);
  • Cópia do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) do imóvel onde será a sede;
  • Especificações das atividades da empresa;  
  • Nome fantasia da empresa;

Após separar todas as documentações necessárias, a abertura da empresa ainda passa por alguns processos:

  1. Contrato Social: nele constam todos os dados dos sócios e também do negócio da empresa.
  2. Registro na Junta Comercial: é onde o CNPJ da empresa será criado.
  3. Alvará para funcionamento: é o processo onde cada empresa é analisada individualmente de acordo com a sua categoria de serviço.

Por exemplo: uma empresa que transporta carros, necessita estar de acordo com as normas regulamentadas pelo setor, como as Normas ANTT.

  1. Inscrição Estadual e Municipal: documentos que representam o registro formal da empresa, deixando-a apta para recolher impostos como ICMS e permitindo o seu funcionamento dentro do Brasil.

As vantagens de empreender no Brasil

Mesmo que não seja uma tarefa fácil empreender, existem muitas vantagens de ter o próprio negócio, como por exemplo:

  • Realizar um sonho;
  • Trabalhar fazendo o que gosta, o que te faz bem e feliz;
  • Desenvolver habilidades empreendedoras, aprender a se organizar e gerir;
  • Ganhar mais dinheiro;
  • Aprender a gerenciar equipes;
  • Poder trabalhar com liberdade e muitas vezes flexibilidade de horários;

Empreender é desenvolver novas ideias, é criar soluções para as dores e problemas do seu público.

Para se tornar um(a) empreendedor(a) de sucesso é necessário ser sagaz em suas escolhas, tanto de projetos quanto de pessoas envolvidas.

As características e principais competências de um(a) empreendedor(a) são:

  • Saber superar desafios;
  • Saber motivar sua equipe e ser líder a ponto de delegar funções, ouvir opiniões, inspirar pessoas;
  • Ser flexível e saber se adaptar às adversidades;
  • Criar planejamentos e organizar seus fluxos de trabalho.

As desvantagens de empreender

Sabe-se que os obstáculos para empreender são muitos, principalmente em um país como o Brasil, onde a economia não é estável e empreender acaba se tornando algo arriscado.

Abrir uma empresa no Brasil leva em torno de 2 a 3 meses, sendo que as licenças e alvarás de funcionamento podem levar muitas vezes mais de 9 meses para ficarem prontas.

Destacamos que talvez a alternativa para você que quer começar seja ser um Microempreendedor Individual (MEI), cuja burocracia é menor, porém é necessário ficar atento(a) quanto ao enquadramento da atividade nas categorias disponibilizadas pelo governo.

As desvantagens de empreender no Brasil são:

  • O empreendedor não possui direitos como: renda fixa, férias remuneradas, FGTS e 13º salário;
  • Os riscos de uma má gestão podem levar ao fechamento da empresa;
  • Muito trabalho, o empreendedor deve lembrar que seus ganhos são proporcionais aos seus esforços de trabalho, portanto, você irá trabalhar muito se quiser ganhar muito também;
  • Você é responsável e responde por tudo que acontece com a empresa;
  • Seu cliente é o seu chefe, você irá lidar com diversos tipos de pessoas, desde àquela que irá entender a finalidade do seu produto/serviço, até àquela que irá precisar de uma aula para você conseguir fechar negócio.

Conclusão

Vimos que não é algo simples estruturar e abrir uma empresa, sabemos que existem diversas burocracias para que um novo negócio dê certo e que muitas vezes desanima o empreendedor de arriscar.

Porém, vimos também que existem diversas vantagens de empreender no Brasil, e que mesmo em meio a tanta dificuldade muitas pessoas arriscam e apostam no seu melhor para que dê certo um sonho antigo.

Existem diferentes estratégias para você que está pensando em empreender dê o start inicial no seu negócio e o foco e a organização são os principais para que dê certo. 

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe do blog Lunar Transportes, onde você encontra dicas de empreendedorismo, assuntos relacionados ao transporte de veículos e dicas automotivas.