Dicas dos serviços terceirizados para o seu negócio

Com a crise econômica, muitas empresas passaram a se preocupar com algo que, até então, não era tido como muito importante: a eficiência na prestação dos seus serviços.

Em outras palavras, a escassez de recursos financeiros fez com que boa parte dos empreendedores tivesse como prioridade fazer mais com menos.

De acordo com os especialistas, uma das melhores maneiras de se fazer isso é investir na terceirização.

Isso pois, independentemente de a empresa em questão ser uma prestadora de serviços, como uma operadora que faz um city tour SP, ou um comércio, como uma loja de roupas, há uma série de atividades de apoio necessárias para que o estabelecimento funcione.

E, de acordo com as leis brasileiras, elas podem ser prestadas por outras empresas – ou seja, terceirizadas.

Quer aprender mais sobre isso? Então continue lendo e confira algumas das atividades de sua empresa que podem ser executadas dessa forma.

  1. Limpeza interna

A sede de uma empresa é mais do que um centro de operações: ela é, também, um cartão de visitas do estabelecimento. Afinal, caso ele seja mal cuidado, dará uma impressão de desleixo.

Por outro lado, um espaço bem mantido gerará uma impressão profissional, que, por sua vez, é essencial para impressionar colaboradores, investidores e clientes em potencial.

A boa notícia é que não é preciso contar com uma equipe própria para que isso aconteça: pode-se contratar uma empresa de limpeza para dar conta da tarefa. Essa opção traz vantagens como:

  • Redução de custos;

  • Minimização do passivo trabalhista;

  • A contratada cobre eventuais faltas;

  • A empresa fornece o material de limpeza.

Deste modo, essa opção é mais do que um mero mecanismo de redução das despesas operacionais do seu negócio: ele também faz com que essa atividade seja prestada de uma forma mais eficiente.

Apesar disso, é preciso ter em mente que, para que esses benefícios se concretizem, é fundamental contratar um serviço de limpeza terceirizado de confiança. Por conta disso, antes de fechar qualquer acordo, é preciso averiguar a reputação da empresa em questão.

  1. Limpeza de fachada

Por mais importante que a limpeza interna da sua empresa seja, há outro item que deve ser higienizado periodicamente: a fachada.

Do contrário, ela ficará com uma aparência precária e desgastada, além de enfrentar problemas estruturais por conta da infiltração de itens como chuva ácida e, até mesmo, microrganismos.

Mais uma vez, é possível contratar um prestador de serviços para dar conta da tarefa, terceirizando a limpeza da fachada. Deste modo, a empresa fornecerá não apenas a mão de obra, como, também, todos os itens necessários para a execução dessa atividade, como cordas, equipamentos de proteção individual (EPIs) e materiais de limpeza para remover as impurezas do edifício.

Vale ressaltar que, por mais que a terceirização reduza o passivo trabalhista das atividades-meio de um estabelecimento, é preciso ter em mente que, se alguma norma da área for violada, o contratante também pode ser legalmente responsabilizado por isso.

Por exemplo, no caso da limpeza de fachada em shopping, caso os funcionários não estejam usando os EPIs necessários para a tarefa, os proprietários do centro comercial também podem ser responsabilizados por eventuais acidentes.

  1. Terceirização da frota

Algumas empresas precisam de veículos para realizar a sua atividade. É o caso, por exemplo, de comércios que fazem entregas de mercadorias para os clientes: eles dependem de carros ou motos para dar conta dessa tarefa.

A boa notícia é que não é preciso, necessariamente, comprar veículos para tal: é possível investir no aluguel de carros sp. Além do corte de custos, as chances de que a frota esteja sempre renovada são mais altas. Do mesmo modo, é possível terceirizar o motorista, obtendo-se vantagens semelhantes às da terceirização da limpeza.

  1. Outsourcing de impressão

Graças aos avanços da tecnologia, empresas dos mais variados ramos trabalham com cada vez menos documentos em formato físico.

Afinal de contas, ferramentas como e-mails e armazenamento em nuvem fazem com que eles sejam cada vez menos necessários.

Por conta disso, cada vez mais estabelecimentos têm investido no outsourcing de impressão, que nada mais é do que uma forma de terceirização.

Como quem contrata esse serviço não precisa comprar suas próprias impressoras, terceirizando essa tarefa à contratada,, é possível cortar custos e direcioná-los às atividades essenciais do negócio, tornando-o mais competitivo.