Quando se fala em iniciar um novo negócio, muitos empreendedores logo pensam no e-commerce. O mercado online, que já vinha se destacando há alguns anos, ficou ainda mais em evidência desde o início da pandemia de Covid-19. Não é por acaso que as vendas online cresceram tanto em 2020.
De acordo com pesquisa realizada pelo Movimento Compre & Confie, em parceria com a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico – ABComm, de janeiro a agosto do ano passado o e-commerce faturou 56,8% a mais que no mesmo período de 2019.
O número de pedidos saltou de 63,4 bilhões para mais de 105 bilhões comparando os primeiros 8 meses do ano. Um aumento impressionante e que comprovou a força conquistada pelo comércio eletrônico brasileiro.
Com tantos varejistas se dedicando ao e-commerce, a concorrência tem obrigado muitas lojas a se reinventarem para manter a alta nas vendas.
Conheça agora 4 dicas para que você tenha sucesso nas vendas online da sua loja virtual!
Conheça seu público ideal
Quando falamos em conhecer o público ideal, não estamos falando em saber de maneira macro para quem você vende. Vamos supor que você tenha uma loja de moda feminina, por exemplo, com roupas e acessórios para mulheres de 20 a 40 anos. Seu público potencial são mulheres na faixa etária mencionada.
Mas dentro do público potencial, quais perfis de mulheres melhor se enquadram nas roupas que você vende? São roupas mais acessíveis ou produtos de grife, com custo mais elevado? São roupas mais casuais e informais ou são roupas mais luxuosas?
Por isso você já deve ter escutado falar outras vezes na criação de uma persona para o seu negócio.
A persona nada mais é do que a representação de um cliente ideal, com características reais. Quanto mais você conhece sobre os seus consumidores, mais fiel será a definição da persona.
Você pode juntar o conhecimento que você possui do mercado aliado com pesquisas realizadas junto aos seus clientes e demais leads para tentar compreender melhor o que eles estão buscando, o que eles valorizam mais, seus comportamentos de consumo, suas dores e por aí vai.
Conhecer o seu público ideal é ter essa noção mais precisa de como os potenciais consumidores agem e o que eles precisam. Suas estratégias terão muito mais assertividade caso você tenha essas informações.
Tenha uma loja virtual organizada
Criar sua própria loja online foi um grande passo. Não tenha dúvidas que ter o site do seu e-commerce facilitará bastante suas ações na busca por mais consumidores e mais vendas online.
Porém, esse é apenas um dos passos. A loja precisa ser atrativa, bem organizada e estruturada para chamar a atenção dos seus visitantes e assim conquistar um número maior de leads e de clientes.
Uma das primeiras iniciativas nesse sentido é a criação de categorias para seus produtos e o correto cadastramento dos produtos dentro de cada uma delas.
Se você possui biquínis de alta qualidade, mas eles não estão cadastrados na sua categoria de ‘Moda praia’, subcategoria de ‘Biquínis’, seus potenciais clientes terão dificuldades para encontrá-los em sua loja.
Percebe como algo simples pode virar um problema?
Outra ação importante é quanto ao cadastro dos produtos em si. Além da correta definição da categoria, conforme mencionamos, é importante ter boas fotos e descrições bem completas.
Os consumidores precisam ser municiados com o máximo de informação. Além de influenciar nas buscas orgânicas, como o SEO do Google, isso facilita a tomada de decisão.
Muitas vezes a escolha do cliente pode ser baseada por um detalhe técnico que em uma loja constava a informação e em outra não. Ou pode ser que a decisão seja por conta da qualidade das fotos, que fez o usuário ver mais detalhes do produto do que em outro site.
Aproveite todos os recursos que a plataforma de e-commerce que você utiliza oferece. Certamente existem ótimas ferramentas para facilitar a montagem de uma loja virtual organizada.
Crie relacionamento com sua base de contatos
Hoje existem tantas ferramentas de relacionamento e e-mail marketing que se torna impensável um negócio prosperar sem criar relação com sua base de contatos.
E não se trata apenas de ter um pós venda para se manter próximo dos seus clientes. Para aumentar as vendas online você precisa se relacionar também com os visitantes e os leads da sua loja até que eles realizem uma compra em seu e-commerce.
Você consegue, por exemplo, monitorar todos aqueles consumidores que inseriram produtos no carrinho, mas não confirmaram a compra. Que tal procurar saber o que aconteceu? Será que eles tiveram alguma dificuldade?
Você pode enviar promoções dos produtos dos quais eles demonstraram interesse. Não seria uma ótima maneira de incentivar a compra, já que em outro momento eles chegaram bem perto disso?
E o que você acha de comunicar toda sua base sobre novos produtos ou outras novidades da sua loja? Legal mantê-los informados, não é mesmo? É uma ótima forma de lembrá-los da sua marca, isso potencializa novas vendas.
Esse trabalho de relacionamento pode ser feito via e-mail marketing, uma maneira prática, muito usual e barata. Você pode também explorar as redes sociais, não só com postagens orgânicas no feed e nos stories, mas também destinando verbas para campanhas de remarketing.
Disponibilize também um chat online em sua loja. Esse contato direto e ágil com os visitantes da sua loja também poderá fazer muita diferença na conquista de novas vendas.
Explore campanhas e promoções especiais
Quem nunca recebeu e-mail ou anúncios nas redes sociais com alguma oferta especial? Essa é uma iniciativa recorrente e que você não pode deixar passar batido em sua loja.
Crie campanhas personalizadas para datas especiais, como Dia das Mães, Dia do Consumidor, Black Friday, Natal e outras. São eventos que incentivam as pessoas a comprarem online, e você pode se destacar da concorrência com preços mais atrativos, brindes ou condições diferenciadas.
Use a criatividade e explore o que o contexto de cada data ou cada ocasião oferece. Você pode criar cupons de desconto, pode incentivar uma compra de ticket médio mais alto com descontos a partir de um valor X, pode oferecer cashback ou mesmo um brinde específico na compra de tais tipos de produtos.
São muitas as possibilidades e os visitantes da sua loja serão atraídos por ofertas tentadoras e que sejam bem elaboradas.
Gostou das nossas dicas? Existem dezenas de outras estratégias que você pode adotar para aumentar as vendas online do seu e-commerce. Procuramos apresentar aqui algumas das mais práticas para você iniciar e colocar em ação o quanto antes.
Avalie aquilo que você já tem feito em sua loja virtual e boa sorte em suas vendas!
Conteúdo originalmente produzido pela equipe da Loja Virtual, plataforma de e-commerce que há mais de 10 anos vem ajudando milhares de empreendedores a criarem sua loja online para vender produtos online