7 dicas para manter um perfil de empresa atrativo nas mídias sociais

Mídias Sociais

Manter um perfil atrativo e atualizado nas mídias sociais pode parecer fácil, mas não é. Apesar da presença nas mídias ser importante, quase como uma prova social de validade da marca, hoje em dia, aparecer simplesmente por aparecer não vale muita coisa e pode até ser ruim. 

Sabemos que estar presente nas mídias sociais é extremamente importante para que você e sua empresa sejam vistos e lembrados. Mas como fazer isso, hoje em dia? De maneira sadia e atrativa? 

Pensando nisso, separamos para você 7 dicas importantes de como manter um perfil de empresa ativo e atrativo nas mídias sociais. Confira elas:

  • Fotos naturais;
  • Poste o que interessa seu cliente;
  • Postagens periódicas;
  • Marketing de oportunidade;
  • Mantenha um canal aberto com seu público;
  • Planejamento.

Fotos naturais 

Você já percebeu que artes com comunicados geralmente não fazem muito sucesso nas mídias sociais, se comparados com outras fotos? 

Isso porque as pessoas estão nas mídias sociais para ver, via de regra, outras pessoas. Lembre-se que, a princípio, as mídias sociais foram criadas para que as pessoas pudessem se conectar. É isso que elas buscam. Conexão. 

Contudo… O que as fotos orgânicas têm a ver com isso? Como se conectar sendo uma marca? 

As fotos orgânicas trazem um ar de personalidade, próprias dessas redes. Por isso, procure ser mais real e trazer fotos orgânicas no feed e no stories. 

Isso não significa que as fotos possam ser mal elaboradas ou sem tratamento, ao contrário. As fotos tiradas precisam de tratamento, além de uma atenção aos detalhes a fim de mostrar ambientes, produtos e pessoas reais. 

Poste o que interessa seu cliente 

Primeiramente, saiba pelo que o seu público alvo se interessa, são fotos do dia a dia da marca? São as imagens dos produtos com mais saída? 

Para isso, você precisa analisá-lo: Quais são as postagens com mais interação, por exemplo? A métrica de sucesso varia de cliente para cliente. 

Converse com seu público alvo e entenda mais sobre os interesses dele. Como fazer algo parecido para sua marca? Defina assuntos relevantes, maneiras interessantes de fazer acontecer e execute.

Agora que você já sabe disso é possível manter uma comunicação interessante e desenvolta com o seu consumidor, isso porque ele estará interessado em seu conteúdo, então você precisa saber que tipo de conteúdo você produz e ele gosta mais. 

Faça uma prova social 

Sua marca pode ter muitos admiradores, mas pessoas realmente dão crédito ao que outras pessoas falam. 

Tendo isso em vista, muitas empresas contratam um Social Media que conseguirá mostrar de forma interessante outras pessoas usando seu produto. 

Seja uma pessoa desconhecida ou uma influenciadora, o importante é mostrar que seu produto facilita de algum modo a vida das pessoas, agrega valor, e que outras pessoas já viram isso. 

A prova social mostra que o produto já foi utilizado por alguém que gostou do que usou. Traz a sensação de segurança, como se alguém tivesse arriscado a compra antes. 

O público reage melhor quando vê que alguém já usou o produto e gostou da experiência. O que torna muito mais fácil a escolha pelo produto apresentado do que por outro que não tem essa referência. 

Postagens periódicas 

Não adianta fazer todo esse estudo e postar uma vez a cada 15 dias, ein? Também não é interessante encher o feed de seu cliente com suas postagens. 

Contudo, lembre-se: quem não é visto não é lembrado, mas quem está repetidamente na rede acaba criando o efeito contrário. 

Quem continuamente está aparecendo no feed acaba gerando a sensação de: “mas de novo essa marca está aparecendo aqui?”. 

Por isso é importante encontrar o equilíbrio para sua marca e trabalhar para que esse equilíbrio te deixe evidenciado pelos usuários. 

Um número geral de orientação estimado é de 1 a 2 postagens por dia no Instagram, mas esse número pode mudar de acordo com seu nicho de mercado. 

Se seu produto é de consumo ou necessidade pontual, é provável que 2 postagens por semana sejam suficientes. Se seu produto tem consumo recorrente, aparecer mais vezes na rede é importante. 

Marketing de oportunidade 

Se seus clientes são usuários das mídias sociais, eles são pessoas antenadas no que acontece na rede. Esteja de olho! É muito interessante postar algo que as pessoas estão falando, algum assunto do momento. 

Claro, esse assunto tem que estar minimamente aliado com a sua temática, então cuidado com o marketing de oportunidade errado, tá? 

Por exemplo, se você trabalha no setor B2B e dá dicas de divulgação para o segmento de bebidas, fantasia ou aviamentos, o carnaval é um prato cheio de oportunidades para você, inclusive nas mídias sociais e você poderá falar sobre o Marketing no Carnaval. 

Sendo assim, esteja atento às datas e notícias e alie seu produto sempre que possível a eles. 

Mantenha um canal aberto com seu público 

Nosso objetivo é desenvolver uma marca amiga, certo? Um amigo conversa, responde e pergunta. É isso que vamos desenvolver: um canal aberto (na medida do possível) com a marca. 

Isso gera uma marca humanizada, menos fria e distante do consumidor final. Responda comentários, faça enquetes, converse com o público por meio da plataforma. 

Pense pelo outro lado: uma das experiências online mais desconfortáveis é enviar uma mensagem para uma marca e nunca ser respondido. Não seja essa marca. 

Planejamento 

Esse é um ponto muito importante: você não pode ser refém do seu dia a dia para fazer postagens nas mídias sociais. Planeje-se! 

Faça um bom gerenciamento de mídias sociais. Crie um cronograma quinzenal ou mensal de postagens e mantenha tudo organizado para que suas mídias estejam sempre atualizadas, independentemente se o dia ou a semana foram corridos ou não. 

Com o planejamento, inclusive, é possível mapear datas antecipadamente e desenvolver campanhas específicas para dias importantes, como uma campanha voltada para o dia das mães ou uma campanha focada na Black Friday, o maior feriado de descontos. 

Ao seguir essas dicas, seu perfil nas mídias sociais estará amigável, convidativo e interessante. As redes sociais não são receita de bolo, é claro, mas existem algumas boas práticas, apresentadas no texto, que fazem o ambiente estar mais atrativo e convidativo. 

A administração das mídias sociais é muito importante e pode ser um diferencial para sua marca. 

Hoje em dia, sabemos que o dia a dia de empreendedores é corrido, por isso, uma dica boa é que talvez para você seja interessante contratar empresas que possam te ajudar com o planejamento de toda estratégia e também com a execução. 

Esperamos que essas dicas possam te ajudar a desenvolver sua presença nas mídias sociais e conquistar muitos clientes!

Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da Aigen Soluções Digitais