Diminuindo o nível de estresse do dia a dia

estresse

Atualmente, é possível reduzir drasticamente os níveis de estresse do nosso dia a dia, podemos contar com a ajuda dos psicólogos online para casos mais graves, ou então, com apenas algumas mudanças já conseguimos ver boas diferenças.

Para isso, você deve analisar se este grau de estresse está acompanhado de algum transtorno, caso esteja é conveniente ter um acompanhamento com terapia, assim como é importante que você siga todas as instruções para manter uma boa qualidade de vida.

O estresse também pode surgir do acúmulo de atividades que temos no decorrer da semana. Ademais, a falta de organização pode gerar ansiedade.

Quais doenças o estresse pode provocar?

Quando não controlado com a psicoterapia online ou com técnicas de relaxamento, o estresse pode causar muitas doenças desconfortáveis. Inclusive, para te ajudar, veja quais são as doenças que o estresse pode causar no organismo.

Insônia

Por conta das alterações de hormônio, o estresse prejudica a qualidade do sono, aumentando o nível de cansaço físico. Ademais, os problemas de insônia podem ser minimizados com a ingestão de leite morno. 

Depressão

O cortisol ajuda a diminuir a dopamina e serotonina que nos proporcionam a sensação de bem-estar, afinal, apenas com a dopamina podemos:

  • Regular sensação de humor e estresse;
  • Ajudar a controlar funções motoras; 
  • Otimizar a memória;
  • Incentivar comportamentos relativos ao raciocínio;
  • Entre outros fatores. 

Continue a leitura deste artigo e entenda quais os outros problemas, bem como suas soluções.

Problemas cardíacos

O estresse pode provocar aceleração de batimentos cardíacos e elevação da pressão arterial, pois pode ocorrer uma diminuição de fluxo sanguíneo. Inclusive, caso não seja controlado por uma equipe multidisciplinar, poderá ocasionar AVC e infarto.

Prisão de ventre

As funções intestinais também são severamente afetadas, a região abdominal pode desenvolver problemas como: dores, distensão e flatulência, quando não controlado, poderá evoluir para problemas mais graves. 

Alzheimer

Existem pesquisas científicas que comprovam que o cansaço e o estresse são os causadores de doenças neurológicas, podendo aumentar em até 40% as chances de desenvolver qualquer uma dessas doenças. 

Câncer

Os fatores emocionais do estresse afetam os resultados do tratamento contra o câncer. Então, se a pessoa sofre de estresse físico e psicológico, o câncer pode evoluir de uma maneira mais agressiva. 

Mesmo que ainda não tenha nenhum estudo que informe a relação entre o estresse e o câncer, pacientes que adotam uma qualidade de vida mais saudável, possuem maior chance de sobreviver e superar o tratamento. 

10 dicas para diminuir o estresse e ter qualidade de vida

Você pode gerenciar o controle de estresse do seu dia a dia, não basta apenas ter apoio de um profissional para guiá-lo, é importante modificar a sua rotina. Abaixo, listamos alguns itens que você pode incluir em suas atividades e que podem trazer bons resultados: 

1º Evite essas substâncias: cafeína, álcool e nicotina

Principalmente a cafeína e a nicotina são as que mais contribuem para aumentar o grau de estresse, sendo que você pode substituir a cafeína por água, chás de ervas ou sucos de frutas naturais.

Além disso, o álcool pode atuar como um depressor quando consumido em grande quantidade.

Essas bebidas devem ser diluídas, para ajudar a manter seu corpo sempre hidratado. Na parte da manhã também não consuma alimentos manufaturados que contém muito açúcar, sua dieta deve ser saudável, equilibrada e nutritiva. 

Se necessário, conte com a ajuda de um nutricionista que poderá montar um cardápio semanal de acordo com os seus objetivos.

2º Faça exercícios físicos 

Apenas alguns minutos de exercícios por dia são o suficiente para combater a adrenalina e o cortisol.

Isso porque a produção de neurotransmissor durante as práticas de exercícios nos deixa mais relaxados e calmos, por isso, pesquise sobre as modalidades de exercícios que existem, escolha a que mais se parece com seu perfil.

Faça um exame para saber se você está apto para praticar alguma atividade física, sem colocar a sua saúde em risco. Inclusive, somente uma pequena caminhada ao ar livre, na hora do almoço ou depois do serviço já é o suficiente para aliviar o estresse. 

Comece moderadamente, com 5 minutos, à medida que o seu corpo vai se acostumando, aumente um ou dois minutos de caminhada. 

3º Tenha um sono regular 

Uma pessoa adulta deve ter em média 8 horas de sono, porém se você está estressado(a) certamente acordará de madrugada ou deve demorar para dormir.

Pensando nisso, transforme o seu quarto num verdadeiro oásis de descanso, faça meditações e procure não utilizar remédios para dormir, tente não pensar em nada que traga sensação de estresse. 

A cafeína e o álcool à noite não trazem benefícios nenhum para o seu sono, apenas vai deixá-lo extremamente agitado. Evite fazer qualquer trabalho que seja muito exigente horas antes de dormir, pois estes tipos de trabalhos consomem muito o cérebro. 

Pelo menos uma hora antes de dormir, procure tomar um bom banho e leia um livro para preparar a sua mente. Ademais, estabeleça uma rotina de dormir previsível. 

4º Aprenda técnicas de relaxamento 

Há várias técnicas de relaxamento que ajudam a acalmar a mente, a meditação é uma das mais conhecidas em todo o mundo. Ela pode ser realizada até mesmo antes de ir trabalhar, as palavras positivas também devem ser ditas no momento de praticar a meditação.

É importante destacar que, aprender a levar uma vida mais leve é uma questão de hábito, você deve incluir em sua vida um dia de cada vez, faça algo novo a cada dia, até que se torne uma atividade comum e você nem perceberá. 

5º Se está cansado, reserve uns minutos para descansar 

Esta é uma boa opção para quem trabalha o dia inteiro, quando o corpo está muito cansado, o trabalho não terá um rendimento satisfatório. Então, se possível reserve cerca de 5 minutos para relaxar a sua mente, depois volte ao fluxo normal. 

Evite exposição das mídias sociais, pois, há estudos que dizem que quando nos comparamos com terceiros, o grau de estresse pode ser maior. Devemos entender que as pessoas são únicas, cada uma deve seguir o destino que é proposto para a sua caminhada.

6º Faça um diário contando sua experiência  

O diário semanal pode ser muito útil para mostrar os primeiros resultados da mudança, realizando um gerenciamento bem detalhado, ajuda a ter mais consciência das situações que podem deixá-lo(a) mais estressado(a).

O episódio estressante deve ser anotado, não esqueça de incluir data, local, quais foram as sensações físicas e emocionais que foram provocadas pelo estresse, devemos compreender que cada ser humano reage de um jeito. 

7º Aprenda a controlar 

Quando você assume o controle do problema, encontra a solução para trazer mais qualidade de vida. Se a sua rotina está controlada, o nível de estresse é diminuído, se você detectar que há um problema que necessita de solução, anote e não deixe para depois.

Os passos a serem anotados podem fazer parte da solução que ajudará a resolver seu problema. Pessoas que acumulam muitos afazeres em um único dia possuem a probabilidade de desenvolver estresse crônico. 

8º Gerenciamento de tempo  

Para evitar sobrecargas, anote todas as tarefas mais importantes para fazer na semana, desde as mais complexas até as mais simples, faça uma lista por ordem.

Lembre-se que existem tarefas que não podemos delegar para terceiros, que temos que estabelecer um determinado período para resolver.

Divida as tarefas mais complexas em tarefas menores, para se tornarem mais gerenciáveis, por consequência, a organização já proporciona um bem-estar. 

9º Saiba dizer não 

Se você quer ter uma vida mais leve, aprender a dizer não pode proporcionar uma autoconfiança, pessoas que não sabem dizer não, geralmente apresentam um medo de conflito, rejeição ou perda de oportunidades.

Neste caso, a psicoterapia é fundamental, pois através do auxílio do psicólogo, podemos entender nossos gatilhos mentais. Para praticar, algumas frases do dia a dia são comuns para quem quer dizer não. Confira algumas sugestões:

  • “Sinto muito, mas não posso me comprometer com isso”;
  • “Agora não é um bom momento, pois estou no meio de algo”;
  • “Eu adoraria fazer isso, mas …”

Lembre-se de se colocar em primeiro lugar, pois isso ajudará na realização de todas as suas pendências.

10º Converse com um profissional especializado 

A psicoterapia online pode ser uma boa sugestão para você poder conversar sobre seus sentimentos. Assim, seus pensamentos estressantes podem ser liberados, bem como a tensão do organismo.

Não se esqueça que o estresse é o causador de muitas doenças crônicas.

O psicólogo online é um profissional que deve respeitar o sigilo, hoje em dia, com o avanço da internet, você pode conversar discretamente sem precisar sair de sua casa. Porém, é importante entender que a psicoterapia é um tratamento contínuo.

Por isso, se você pretende fazer este tipo de tratamento, procure reservar um horário que seja mais tranquilo para uma conversa, caso seja na sua casa, determine um local que não emita ruídos e de preferência, que não tenha ninguém em casa. 

Conclusão

Portanto, se você tem histórico de alguma das doenças acima na sua família ou sua rotina é muito estressante, este pode ser um grande sinal de alerta para que você peça ajuda de um psicoterapia online, um ambiente 100% seguro e prático.