Diminuir a inadimplência é uma questão comum a qualquer empresa, afinal todas elas estão sujeitas a atrasos e dívidas dos clientes.
Sempre que o planejamento financeiro dos próximos meses é feito, é primordial considerar que nem todos os seus clientes irão realizar o pagamento previsto.
Isso é necessário para balancear o caixa, já que nenhum negócio sobrevive apenas pagando contas.
Pensar em estratégias para diminuir a inadimplência é uma tarefa muito necessária, ao passo que implementar esse tipo de abordagem contribui para o sucesso da sua empresa.
Nesse blog, reunimos 8 dicas valiosas para garantir um bom fluxo de caixa!
1. Se relacione bem para diminuir a inadimplência
Se relacionar de forma amigável com seu cliente é um passo chave para diminuir a inadimplência.
Esse é um processo fundamental, não apenas para evitar complicações jurídicas, como também evitar danos à imagem da sua empresa.
Ser amigo do seu cliente incentiva ele a pagar em dia e continuar comprando seus produtos ou serviços.
Além disso, pode ser até 7 vezes mais barato manter um cliente do que conquistar um novo!
Portanto, seja amigável, evite qualquer tipo de constrangimento e garanta o sucesso do contrato.
2. Conheça seu cliente
Antes de fechar um contrato, saiba quem seu cliente é, e quais motivos ele teria para deixar de pagar suas dívidas.
Comece realizando uma consulta do CPF. Essa prática irá demonstrar se existe alguma inconformidade com a Receita Federal, por exemplo, um atraso no Imposto de Renda.
A consulta do CPF não vai mostrar os débitos do seu cliente, para isso é necessário fazer uma análise de crédito.
A análise e consulta de crédito é importante para saber se seu potencial cliente está financeiramente preparado para um novo negócio.
É possível verificar pendências, cheques sem fundo, protestos e participação em sociedades.
3. Use métricas para diminuir a inadimplência
Diversas métricas são importantes para seu negócio, incluindo métricas de marketing, financeiras, entre outras.
Estabeleça, no momento do planejamento financeiro, quanto alguém pode dever para você sem afetar seu caixa.
Uma parcela atrasada vai prejudicar sua operação? Ou você pode sobreviver mesmo com duas ou três vencidas?
Sabendo disso, torna- se mais fácil determinar quando cobrar seu cliente.
Se for possível esperar mais um pouco, espere. Isso é importante, já que nem todos os clientes deixam de pagar por vontade própria.
Saiba que diversas questões podem levar ao não pagamento, como problemas de saúde e demissões.
4. Use mais de um canal de comunicação
Todas as formas de comunicação podem ser alteradas com o tempo. Números de telefone mudam, assim como endereços de e-mail e residenciais.
Dessa forma, pode ser difícil encontrar um cliente com quem você não se comunica a muito tempo.
Então, esse problema pode ser evitado mantendo o contato com seu cliente através de diferentes canais.
O SAC 4.0 é uma abordagem de atendimento onde os canais de comunicação são unificados, garantindo que as mensagens cheguem até seus interlocutores.
5. Ofereça benefícios para diminuir a inadimplência
Quem não gosta de ganhar descontos e participar de promoções?
Oferecer um desconto, mesmo que seja mínimo, para que seus clientes paguem os débitos antes do vencimento é uma ótima estratégia.
Você pode, por exemplo, oferecer 5% de desconto para todos que pagarem os boletos antes do quinto dia útil.
Ou então, inscrever todos os bons pagadores em promoções onde ganham prêmios e brindes.
Lembre-se, é melhor que seus clientes paguem por incentivos do que por obrigação.
6. Ofereça diferente formas de pagamento
Seu cliente pode ter escolhido pagar seu contrato através do cartão de crédito, mas, assim como os meios de comunicação, isso está sujeito a mudanças.
Cartões de crédito podem ser cancelados, contas em bancos podem ser fechadas, e você não pode ficar a mercê dessas alterações.
Se achar necessário, ofereça outras formas de pagamento para seu cliente.
Opções como boleto, pix e até o pagamento via WhatsApp, muito facilitado através de um chatbot financeiro, são mais fáceis e intuitivas para quitação de dívidas.
7. Negociação para diminuir a inadimplência
Se nenhuma das outras dicas foi suficiente para que seu cliente pague as parcelas em atraso, é necessário cobrar o seu pagamento.
Cobre, mas lembrando que diminuir a inadimplência é um objetivo que se alcança através de um bom relacionamento.
Isso quer dizer que você deve entrar em contato com seu cliente, mas sempre tendo em mente o fato de que ele é importante para seu negócio.
Seja ligando, mandando um e-mail, uma correspondência ou até chamando ele no WhatsApp, lembre seu cliente de que ele está débito com sua empresa.
8. Contrate uma empresa para diminuir a inadimplência
Caso todas as suas tentativas internas de contato e cobrança tenham falhado, pode ser o momento de terceirizar essa tarefa.
Existem diversas empresas especializadas em realizar cobranças, procurar seu cliente – caso os meios de comunicação sejam escassos – e diminuir a inadimplência do seu negócio.
Essas empresas estão preparadas para cobrar seus clientes, garantindo que eles continuem contratando os seus serviços.
Esse texto foi originalmente desenvolvido pela equipe da CosmoBots, onde você pode encontrar centenas de conteúdos informativos sobre o mundo dos chatbots!