É um bom negócio vender oferecendo cupom de desconto?

 

O cupom de desconto é um dos recursos mais utilizados pelas lojas online na hora de atrair novos clientes e fechar negócio, mas será que essa ferramenta funciona mesmo?

Se você tem um e-commerce, pode estar considerando contar com um voucher promocional para incrementar as vendas.  Mas antes de qualquer coisa descubra neste artigo se é uma boa ideia oferecer cupom de desconto ou se essa é uma estratégia de pouco resultado.

O que é cupom de desconto?

Cupom de desconto é um recurso criado pelas lojas online inspirado nos modelos antigos de revistas e jornais. Funciona como uma moeda de troca: ao apresentar o cupom, o consumidor recebe desconto na compra.

Se você for um pouco mais velho, certamente vai lembrar das ofertas que vinham impressos em publicações diversas, em que era preciso recortar e apresentar o voucher no mercado para garantir o menor preço.

Porém, como tudo na internet, o cupom de desconto também é mais prático para as lojas online. Composto por um código alfanumérico, não há limite de vouchers que podem ser criados, dando ao dono do negócio a possibilidade de estipular um uso máximo ou um prazo de validade.

Para o consumidor, o cupom de desconto tem um uso simples e descomplicado. É só encontrar um voucher válido, escolher os produtos na loja online e inserir o código na etapa final da compra para que o saldo seja atualizado. Tudo automatizado, o que torna o processo rápido e simples.

Vantagens do cupom de desconto para o lojista

Talvez você, dono de um e-commerce, já tenha utilizado um cupom de desconto para comprar qualquer produto com um preço melhor. Ou seja, sabe que para o consumidor essa é uma ferramenta interessante para economizar. Mas e do outro lado dessa “moeda”? Vale a pena para o comerciante disponibilizar vouchers promocionais?

Menos carrinhos abandonados

Um dos grandes diferenciais das lojas online é que é possível chegar à números seguros do comportamento do consumidor. No Brasil, já houve ano em que a taxa de abandono de carrinhos chegou à mais de 80%. Isso significa que 8 em cada 10 pessoas inseriam itens para comprar, e na última etapa, repensavam e desistiam.

É nesse momento que muitas lojas tem apresentado um cupom de desconto, incentivando o consumidor a levar para casa aquilo que estava planejando. A dica aqui é enviar um voucher promocional, com prazo limitado, para aquele cliente que abandonou o carrinho. Assim, é possível que a situação seja revertida.

Fidelização de clientes

Manter um cliente interessado em sua loja online nem sempre é fácil. Mas para atrair uma nova visita, que tal um cupom de desconto? Na hora de enviar o produto para a casa do consumidor ou de enviar o e-mail da confirmação do pedido, você pode inserir um cupom de desconto com prazo estipulado para estimular uma segunda compra.

Você também pode aplicar essa estratégia para aqueles clientes que há algum tempo não visitam seu e-commerce, como um lembrete de que sua loja está em funcionamento e que ele tem vantagem na compra.

Compartilhando as oportunidades

Outra vantagem de enviar cupons de desconto para seus clientes é que eles, provavelmente, vão compartilhar com outras pessoas. É por isso que o voucher conta com um mecanismo configurável nos sites para que se estipule um prazo e uma quantidade máxima de uso, para que o lojista consiga ter um certo limite do desconto que está disposto a oferecer.

Essa divulgação, seja em páginas especificas (sites de cupons de desconto, existem plataformas especializadas em promoções que apresentam ofertas de marcas variadas) ou entre os consumidores, faz com que sua oferta chegue até diferentes públicos e aumente o número de vendas.

Além do ticket médio

O ticket médio é o valor que as compras dos consumidores costumam chegar, em uma média. A boa notícia é que é possível aumentar esse ticket e com a ajuda dos cupons de desconto. Você pode oferecer um promocode válido para as compras acima de determinado valor. Ao perceber a vantagem, o consumidor passa a adquirir mais produtos para aproveitar a promoção.

Lembre-se ainda de divulgar esse tipo de ação nos banners do site e nas redes sociais de sua loja. Isso faz toda a diferença e chama a atenção dos clientes.

Limpa de estoque

Sabe quando você tem um produto no estoque que não está tendo a venda esperada? Uma boa estratégia é fazer um cupom de desconto especifico para essa categoria que não está com bons resultados. É o chamado cupom para giro de estoque, que funciona somente para determinados produtos. Isso vai te ajudar a liberar espaço e colocar para rodar itens com pouca procura, sem afetar o lucro dos produtos que tem boa procura.

Concluindo: cupom de desconto é um bom negócio?

Como você viu anteriormente, a principal vantagem do cupom de desconto é que é possível utilizá-lo de diferentes formas. Mas todas elas levam para o aumento de vendas e maior lucro para o seu negócio.

E na hora de vender, pouco importa o método, desde que ele seja funcional. No caso dos promocodes, a adesão de grande parte dos e-commerces é um sinal de que esse incentivo de vendas realmente funciona.

Ou seja, se você ainda estava em dúvida sobre criar um cupom de desconto para sua loja, saiba que é uma boa ideia e um ótimo negócio. Então, agora é hora de descobrir como colocar esse recurso em prática e crescer ainda mais!

 

Texto escrito por: Agora Cupom