Empreendedorismo: 3 dicas para perder o medo e abrir uma franquia

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Você já tentou abrir seu próprio negócio, entrando no mundo do empreendedorismo, mas esbarrou na falta de experiência para criar uma marca do zero? Ou, por outro lado, você tem experiência, mas acha que não consegue empreender com pouco dinheiro?

Bem, saiba que nos tempos atuais falta de experiência e dinheiro não são empecilhos para começar a empreender.

É por isso que existe o sistema de franquias, uma das maneiras mais consolidadas de abrir seu próprio negócio.

A franquia lhe permite ter a sua empresa com um investimento relativamente baixo e, ao mesmo tempo, contar com a experiência e o alcance de uma marca já consolidada no mercado.

Se você não tem ideia de como abrir um negócio, uma franquia pode ser a melhor opção no seu caso. Quer saber mais sobre como esse modelo funciona e entender se ele pode dar certo para você? Então continue a leitura e saiba tudo sobre franquias.

O que é uma franquia?

A franquia é um modelo de negócio no qual uma empresa – geralmente uma companhia com grande peso no mercado – licencia a sua marca para outras pessoas.

De maneira geral, no modelo de franquia o franqueador (o detentor da marca) cede ao franqueado (o autorizado a explorar a marca) o direito de uso da sua marca, patente, infraestrutura, conhecimento e direito de distribuição exclusiva ou semiexclusiva de produtos ou serviços.

Ou seja, o franqueado já conta com uma infraestrutura completa de marca, nome e reputação consolidada no mercado.

Em troca, ele precisa apenas fazer o investimento na infraestrutura e operar a unidade da franquia, pagando parte do faturamento ao franqueador na forma de royalties.

Hoje, a grande maioria das principais redes do mundo operam sob o modelo de franquia. Esse modelo abrange desde marcas globais, como Subway e McDonald’s, até modelos locais.

O investimento também é variado, mas algumas franquias locais exigem investimentos muito baixos, de menos de R$ 10 mil.

Assim, o modelo de franquia serve para reduzir custos e abrir mais oportunidades de empreendedorismo para os brasileiros.

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o Brasil é o quarto país do mundo com a maior quantidade de franqueadores.

São mais de 2.800 marcas e um pouco mais de 170,9 mil unidades em todo o território. Além disso, esse tipo de negócio cresceu 8,7% no primeiro trimestre deste ano.

Dicas para abrir uma franquia

Abrir uma franquia é mais fácil do que começar um negócio do zero, mas não é algo simples. Por isso, confira abaixo quais os passos que você deve tomar antes de escolher um negócio.

1. Motivação: no que você quer atuar?

Um dos principais motivos para abrir uma franquia é a possibilidade de ser seu próprio chefe, mas nem sempre essa motivação é suficiente para tocar um negócio e toda a complexidade envolvida na escolha do ramo.

Afinal, não adianta você querer abrir um restaurante Subway somente para não ter um chefe. Se a sua aptidão não é o setor de fast-food ou alimentação, você provavelmente não terá sucesso naquilo.

Portanto, escolha uma franquia com base no tipo de trabalho que você gosta de fazer. Há inúmeras opções de franquias e setores no mercado.

2. Conheça a lei

O setor de franquias possui uma legislação própria no Brasil: a Lei 13.966 de 2019, também chamada de Lei de Franquias. Essa lei define as regras para o uso de marca, os direitos e deveres de franqueador e franqueado, bem como a divisão de tarefas dentro da franquia.

Antes de querer entrar numa franquia, conheça a lei com atenção e verifique se o franqueador opera conforme os requisitos estabelecidos na lei.

3. Quanto custa e quanto você tem

Como tudo na vida, para abrir uma franquia é preciso respeitar um orçamento adequado. Ou seja, você tem que abrir uma franquia que caiba dentro do valor que você estipulou. Não adianta querer abrir uma franquia de R$ 100 mil se o seu orçamento é apenas R$ 50 mil.

Além disso, os custos com o licenciamento e a abertura do negócio não são os únicos gastos que você terá. É preciso saber quais serão os gastos específicos do negócio, como: 

  • Gastos com eletricidade;
  • Aluguel do espaço;
  • Salário dos funcionários;
  • Gastos com alimentação.

Por fim, você deve conhecer o histórico de rentabilidade do negócio e verificar se o lucro esperado com a franquia está dentro das suas estimativas. Com isso, você terá mais chances de sucesso utilizando esse modelo e suas vantagens.