Empreendedorismo digital: como começar um negócio?

Empreendedorismo digital: como começar um negócio? Segundo dados do estudo Índice de Transformação Digital Dell Technologies 2020 (DT Index 2020), cerca 87,5% das empresas do país realizaram alguma iniciativa relacionada à transformação digital em 2020, especialmente durante o cenário de pandemia. Entretanto, não foram apenas empresas já estruturadas que estão migrando para o meio digital, muitos empreendedores tem como primeira opção, o mercado digital quando pensam em começar seu primeiro negócio.

Vejamos então, o que é de fato o Empreendedorismo Digital, porque empreender no mundo online e 5 estratégias de como fazê-lo na prática! 

Por que empreender no mundo online?

Com o passar do tempo e constante evolução das tecnologias e mídias digitais, o comportamento das pessoas sofreu grandes alterações, principalmente quando analisamos os seus hábitos de vida, consumo e profissionais. Assim, com o surgimento de novos públicos e tendências de mercado, foram surgindo também novas formas de empreender, como o Empreendedorismo Digital. Este tipo de negócio utiliza, portanto, os meios virtuais para comercializar serviços ou produtos, seja dentro do regime de microempreendedor (MEI), microempresa (ME) ou mesmo empresas de grande porte. 

Mas o que leva de fato os empreendedores a começar um negócio no mundo online? De acordo com uma pesquisa realizada pelo Índice de Transformação Digital Dell Technologies 2020, os principais motivos são os baixos custos para começar o negócio e a existência de um maior potencial de alcance do público-alvo. Além disso, ter uma presença torna-se essencial para garantir estar onde a grande maioria dos consumidores estão hoje em dia, uma vez que de acordo com um levantamento realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 82,7% dos domicílios nacionais possuem acesso à internet.

Portanto, seja através da disponibilização de serviços, desenvolvimento de produtos digitais ou construção de e-commerce, os empreendedores têm encontrado no meio digital uma série de vantagens que os fazem enfrentar os desafios da grande concorrência do mercado online. 

Como começar um negócio digital? 5 estratégias práticas!

A verdade é que o mercado digital está cheio de oportunidades para quem busca empreender e gerar bons resultados, mas muitas dúvidas surgem na hora de começar de fato um negócio. Para isso, separamos 5 estratégias práticas para te ajudar a dar o primeiro passo rumo ao sucesso digital:

 

  • Desenvolva um planejamento estratégico:  o primeiro passo deve ser a realização de um planejamento estratégico para que você consiga estruturar sua missão, visão e valores. Estabeleça metas e objetivos tangíveis à curto (6 meses), médio (1 ano) e longo prazo (3 anos). Além disso, analise os recursos que dispõe, tanto dos financeiros quanto tecnológicos e humanos (RH).
  • Escolha o modelo de negócio: as possibilidades são diversas, desde abrir uma loja online (e-commerce), fornecer produtos digitais (ebooks, workshops, cursos onlines…) até mesmo trabalhar como freelancer. Ao escolher qual o seu modelo de negócio, entenda do que precisará dispor. Por exemplo, em uma loja online provavelmente precisará definir: uma plataforma de hospedagem, uma empresa de logística para as entregas, uma equipe de relacionamento com o cliente e equipe administrativa. 
  • Busque informações de gestão de negócios: procure consultorias e atendimentos especializados de empreendedorismo para tirar dúvidas sobre negócios, você deve se profissionalizar o máximo possível para se destacar no mercado online. Estude principalmente sobre Marketing Digital ( ferramentas, métricas, SEO e Social Media).
  • Faça uma análise do mercado e de seus concorrentes: faça uma lista 5 à 10 concorrentes tanto do seu mesmo nicho quanto de nichos próximos, de forma a compreender o posicionamento que cada um possui no mercado digital. Identifique também, as forças e fraquezas destas outras empresas e tendências de mercado no geral.
  • Controle os seus processos: para isso, é fundamental que você periodicamente relatórios financeiros sobre o seu negócio, estabelecendo métricas mais assertivas e estudando os resultados obtidos. Realize a correta gestão da sua empresa para que possa futuramente investir em inovações e melhorias internas.     

Gostou do conteúdo? Para compreender mais sobre empreendedorismo, gestão empresarial, negócios digitais e outros temas, acompanhe o Sebrae MS !