Engajamento é fundamental! Faça seus clientes interagirem com você

Engajamento é uma palavra-chave fundamental para todo e qualquer negócio que funcione com a internet hoje em dia. Seu significado é bem literal: engajar, chamar à ativa, e quando falamos dos meios virtuais, é fazer com que o público interaja conosco e com nossos produtos. 

E esse é um recurso de ouro para quem deseja retornos viáveis para seu negócio, ou ao menos ter a presença que precisam para ter sucesso. Uma campanha de engajamento bem sucedido, as próprias plataformas responsáveis pelo negócio auxiliam na divulgação do mesmo. Já pensou nisso? Nos próprios clientes atuando como embaixadores da sua marca?

É isso que o engajamento consegue fazer, e que vamos te mostrar. 

Como funciona o Engajamento?

Em seu conceito original, o engajamento nada mais é do que a ação de suas ou mais pessoas em prol de um objetivo em comum. Quanto à causa em si, ela pode ser qualquer uma, mas vamos nos ater às redes sociais, onde esse termo virou fundamental para toda e qualquer campanha. 

Nesses meios, o engajamento é uma maneira de trazer o público para interagir com as ações de um perfil. O tipo de engajamento pode variar bastante, entre curtidas em um post, novos inscritos para a página, até aquisições completas de produtos para seu projeto.

Saber que tipo de engajamento é desejado por uma marca é importante para direcionar suas ações dentro das redes sociais. Melhor do que isso: é através do engajamento desejado que você saberá o sucesso de suas campanhas de marketing ou não. 

Práticas de engajamento importantes para suas redes sociais

Entender o conceito de engajamento é um ponto, mas colocá-lo em prática pode ser algo não tão simples assim, sobretudo com a dinâmica que as redes sociais têm hoje e sempre. Considerando esses pontos, temos algumas práticas que podem auxiliá-lo 

Independente das estratégias que vamos falar a seguir, o objetivo do engajamento nas redes sociais é um só/; aumentar a satisfação do público em relação a marca, e aumentar a proximidade entre ambos. 

Comece pelo público-alvo 

Essa é a base de qualquer material para suas redes sociais. Ao conhecer as pessoas nas quais queiram engajar, é possível definir muito mais do que fatores como linguagem ou tipos de publicação, mas também as plataformas onde terá melhores resultados.

Se pode auxiliá-lo, ao invés de determinar um público em larga escala, sem uma comunicação mais focada, fica a dica de investir na chamada Buyer Persona, que trabalha com a ideia de “personalizar” esse público, dando uma forma em que o formato de conteúdo seja mais claro.

Considere as particularidades de cada canal de comunicação

Pode não parecer a princípio, mas os canais de comunicação onde as campanhas de engajamento são veiculadas fazem toda a diferença, e por dois motivos: algoritmo e perfil do público.

Quanto ao perfil, é como falamos acima. Entender para quem vai a campanha de público também diz respeito  à plataforma em que estará, tornando o tipo de conteúdo mais prático. 

E isso também leva à questão do algoritmo: quanto melhor o engajamento, quanto maior a interação com o público, mais o conteúdo é divulgado. É assim que encontramos conteúdos que nem esperávamos em redes sociais. 

Fidelize o público

Todo engajamento pede por uma ação, e são com elas que vamos mensurar os melhores resultados. Para redes sociais, isso significa levar ações como curtir sua página, assinar uma newsletter para novidades exclusivas, acessar um e-commerce ou os serviços da empresa de forma geral, entre outros.

O essencial aqui é ampliar sua rede de público. É sabido que nas campanhas de marketing, o ideal é ter um canal grande de seguidores e público que acompanha, para quem uma porcentagem específica daquelas gerem retorno. 5% geram grandes retornos, e 10% já pode ser considerado um grande sucesso. 

Para tanto, avalie essa quantidade e possibilidade de retornos para sua loja. 

Conclusão

Engajamento é atrair o público para si. É uma forma de interagir que deixa de lado a condição passiva do cliente, ao mesmo tempo em que dá a ele mais projeção e mais poder de fala em relação ao que se é divulgado. 

Tem quem diga que “falem bem, falem mal, mas falem de mim” funcione em redes sociais, e de fato tem sua posição, mas no fim do dia, o melhor é ser lembrado pelas coisas boas que são ditas.

Trabalhe suas redes sociais com a ideia de engajamento, de troca em mente. Os resultados serão incríveis para você. 

Texto originalmente produzido pela equipe da Sinalizeweb, especializada em SEO,  assessoria de marketing digital, e outras soluções Web.