Equipamentos de proteção garantem a segurança de todos

A legislação trabalhista vigente no Brasil, que tem validade em todo território nacional, é abrangente e tem como objetivo a proteção de empresas e funcionários.

A obrigatoriedade em fornecer um ambiente seguro e com qualidade, além de equipamentos voltados para a realização dos serviços e roupas específicas, deve ser de responsabilidade das empresas contratantes.

Para os funcionários, o conhecimento técnico é essencial; o dimensionamento do trabalho e as funções que devem ser realizadas, devem estar de acordo com contrato e acordos entre ambas as partes. Dessa forma, o desenvolvimento e a realização das tarefas pode ser garantido, de maneira segura e eficiente.

Ainda assim, cada setor de trabalho tem suas especificidades e, por isso, algumas normas regulamentadoras devem ser seguidas para melhor compreensão do trabalho e a assimilação dos profissionais sobre as responsabilidades que foram designados.

Normas devem ser seguidas à risca

A saúde de um profissional deve ser levada em consideração, em todos os setores de produtividade e, por isso, é preciso observar as condições de trabalho e os equipamentos disponibilizados para uso, durante a condução de todo o processo.

Na área da eletricidade, as empresas devem atentar para a adequação NR10, que trata da segurança do trabalhadores, inclusive identificando a qualificação profissional e a experiência necessária para a realização de serviços específicos, que garantem um ambiente seguro e o uso correto das ferramentas.

As redes elétricas, responsáveis pelo abastecimento de eletricidade em todas as cidades, são monitoradas e passam por manutenção preventiva constante.

Por isso, é preciso que os profissionais que trabalham nesse setor recebam o EPI eletricista nr10. Vale mencionar que os equipamentos de proteção individual disponibilizados a esses profissionais são específicos para o trabalho neste setor.

A empresa contratante e os fornecedores devem estar atentos aos materiais que utilizam em todos os equipamentos, pois é preciso que todos tenham zero condutividade elétrica, evitando qualquer tipo de acidente com os trabalhadores.

Equipamentos de segurança obrigatórios

O EPI para eletricista consiste em diversas peças, entre calças, blusas e botas. O material destes equipamentos foi desenvolvido para a realização de tarefas relacionadas à eletricidade e, por isso mesmo, tem baixo nível de condutividade elétrica.

As empresas são responsáveis por seus colaboradores e, por isso, devem exigir o uso de todos os equipamentos, enquanto os funcionários realizam as tarefas sob sua responsabilidade. Por isso, elas podem se colocar à disposição dos profissionais, oferecendo:

  • Equipamentos de proteção de forma gratuita;
  • Treinamentos que orientam e promovem o uso de EPI;
  • Esclarecer dúvidas quanto a manutenção e utilização;
  • Equipamentos certificados e pronta substituição caso danifiquem.

Além disso, por estar em contato constante com fios elétricos, os profissionais devem usar um cinto de segurança eletricista que seja confortável, permita a mobilidade para a realização dos trabalhos e garanta a segurança, principalmente em trabalhos que são feitos em grandes alturas, como postes e centrais de distribuição aéreas.

Para ter as mãos livres, para a manutenção da rede elétrica, o profissional precisa contar com os equipamentos de segurança individual corretos para cada tipo de serviço.

Entre os cintos, há dois modelos mais utilizados: o paraquedista, que distribui o peso do profissional; e o talabarte, permitindo a locomoção entre pontos de ancoragem.

Outro equipamento de proteção individual bastante eficiente e de importante necessidade é a bota de segurança eletricidade.

Em borracha ou em couro, este tipo de equipamento impede que a corrente elétrica passe pelo corpo, isolando-o, em casos de acidente.

Não importa o tipo de trabalho

As redes de alta tensão estão presentes em todas as cidades, tanto na zona urbana, quanto na zona rural. Os trabalhos de manutenção preventiva e manutenção corretiva são realizados de forma frequente e, por isso, os equipamentos de proteção individual devem ser fornecidos pelas empresas contratantes.

Os profissionais que trabalham no mercado empreendedor, oferecendo seus serviços de maneira pontual, também devem utilizar equipamentos de segurança. Mesmo que o trabalho seja realizado em painéis elétricos de baixa tensão, a proteção contra as descargas elétricas devem ser levadas em consideração.

Qualquer tipo de acidente causado por eletricidade pode ser fatal. Assim, os eletricistas devem se prevenir de todas as formas. Botas, cintos, capacetes, óculos de proteção e roupas com tecido especial devem fazer parte do dia a dia, para a própria segurança e de todos que estão ao redor.